FISIOTERAPIA NA ANTIGÜIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito de saúde
Advertisements

Programa de Conservação da Escola:
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
MAX WEBER ( ).
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Angelina S. P. de OliveiraAna Paula da S. GregorowiczLiliane RodriguesValdinéia Aparecida Costa Equipe.
Autor: Alírio de Cerqueira Filho
Medidas de Posição e Dispersão
Humanismo Século XV.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Engenharia e Segurança do Trabalho
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
Medicina Indígena Manoela e Jocasta.
Prof. Everton da Silva Correa
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Giuseppina Pellegrini João Carlos Bastian
Programa de Ginástica Laboral
História.
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que receberam dons de Deus para o desenvolvimento de uma obra ou tarefa especial.
Salas de Matemática.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
OBJETO DE TRABALHO NA FISIOTERAPIA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
1. Guardião das Doutrinas
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Introdução as Ciências Fisioterapêuticas
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Comportamento Saudável
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Professora Michelle Luz
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
A Era Cristã da Enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA NO BRASIL E NO MUNDO
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa
História E FUNDAMENTOS de Fisioterapia
BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA
Aptidão Física Educação Física II.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Campo de Atuação do Profissional Fisioterapeuta
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Transcrição da apresentação:

FISIOTERAPIA NA ANTIGÜIDADE Disciplina: História da Fisioterapia Profª: Rita de Cássia Paula Souza

DIFERENÇAS INCÔMODAS: ANTIGÜIDADE - (4.000 a.C. E 395 d.C.): FORTE PREOCUPAÇÃO COM PESSOAS QUE APRESENTAVAM "DIFERENÇAS INCOMODAS“. TERMO UTILIZADO NA ÉPOCA PARA "DOENÇA".

RECURSOS: PREOCUPAÇÃO: ELIMINAR “DIFERENÇAS INCOMODAS” ATRAVÉS DE: TÉCNICAS, INSTRUMENTOS, PROCEDIMENTOS. AGENTES FÍSICOS JÁ ERAM UTILIZADOS PARA REDUZIR ESSAS DIFERENÇAS.

AGENTES FÍSICOS: MÉDICOS NA ANTIGÜIDADE CONHECIAM OS AGENTES FÍSICOS E OS EMPREGAVAM EM TERAPIA. UTILIZAVAM A ELETROTERAPIA (CHOQUES COM PEIXE ELÉTRICO) NO TRATAMENTO DE CERTAS DOENÇAS. FORMAS DE MOVIMENTO COMO RECURSO TERAPÊUTICO REMONTA VÁRIOS SÉCULOS ANTES DA ERA CRISTÃ.

MOVIMENTO: NESSA ÉPOCA ACREDITAVA-SE QUE O USO DA GINÁSTICA ESTAVA UNICAMENTE NAS MÃOS DOS SACERDOTES E QUE ERA EMPREGADA SOMENTE COM FINS TERAPÊUTICOS... OS MOVIMENTOS DO CORPO HUMANO, QUANDO ESTUDADOS, RACIONALIZADOS E PLANEJADOS ERAM UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES ORGÂNICAS JÁ INSTALADAS.

MOVIMENTO: EM 2698 a.C., O IMPERADOR CHINÊS HOONG-TI CRIOU 1 TIPO DE GINÁSTICA CURATIVA QUE CONTINHA: EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS, EXERCÍCIOS PARA EVITAR A OBSTRUÇÃO DE ÓRGÃOS (LINDEMAN, 1970, P. 177).

MOVIMENTO: NA MEDICINA TRÁCIA E GREGA A TERAPIA PELO MOVIMENTO CONSTITUÍA UMA PARTE DO TRATAMENTO MÉDICO. GALENO (130 - 199 d.C.) CONSEGUIU ATRAVÉS DA GINÁSTICA PLANIFICADA DO TRONCO E DOS PULMÕES, CORRIGIR O TÓRAX DEFORMADO DE 1 RAPAZ (LINDMAN, 1970, p.178).

DIFERENÇAS INCÔMODAS: NA ANTIGÜIDADE, HAVIA 1 AUSÊNCIA DE ESTUDOS OU APLICAÇÕES NOS QUAIS O INTERESSE FOSSE VOLTADO PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE MORBIDADES. O TRABALHO ERA FUNDAMENTALMENTE VOLTADO PARA A DOENÇA INSTALÁVEL, VISÍVEL OU INCÔMODA... SE PRETENDIA CURAR OS INDIVÍDUOS.

IDADE MÉDIA: (SÉC. IV E XV) AS “DIFERENÇAS INCOMODAS” ERAM CONSIDERADAS COMO ALGO A SER EXORCIZADO. PREDOMINAVA 1 CONCEPÇÃO DE “ORGANIZAÇÃO PROVIDENCIAL”: ORDEM SOCIAL ESTABELECIDA NO PLANO DIVINO. EVENTOS NEGATIVOS = DEMONÍACOS, ACÚMULO DE BENS = USURA.

IDADE MÉDIA: (SÉC. IV E XV) CONTEXTO: MANDAVA IGREJA (CLERO) NOBREZA (CAMADA SUPERIOR) GUERRIAVA POVO – CAMADA POPULAR TRABALHAVA

IDADE MÉDIA: (SÉC. IV E XV) INTERRUPÇÃO DOS ESTUDOS NA SAÚDE. A INTERRUPÇÃO DESSES ESTUDOS TEVE 2 ASPECTOS PRINCIPAIS: 1) CORPO HUMANO CONSIDERADO COMO ALGO INFERIOR (INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO, CULTO DA ALMA, DO ESPÍRITO)... HOSPITAIS TINHAM CARATER ECLESIÁSTICO, COM ALTARES E POUCO ESPAÇO PARA EXERCÍCIOS.

IDADE MÉDIA: (SÉC. IV E XV) 2) CAMADAS SUPERIORES DA NOBREZA E DO CLERO DESPERTARAM INTERESSE POR ATIVIDADE FÍSICA ( DA POTÊNCIA FÍSICA). INIBINDO A FORMA CURATIVA... BURGUESES E LAVRADORES = EXERCÍCIOS COMO DIVRESÃO.

RENASCIMENTO: VOLTA PREOCUPAÇÃO COM O CORPO SAUDÁVEL. HUMANISMO E ARTES DESENVOLVERAM-SE E PERMITIRAM, PARALELAMENTE A RETOMADA DOS ESTUDOS RELATIVOS AOS CUIDADOS COM O CORPO E O CULTO AO "FÍSICO".

RENASCIMENTO: PRINCÍPIOS DA GINÁSTICA (MERCURIALIS): 1) PARA CONSERVAR ESTADO SAUDÁVEL JÁ EXISTENTE; 2) REGULARIDADE NO EXERCÍCIO; 3) PARA ENFERMOS QUE PODEM EXACERBAR-SE; 4) INDIVIDUAIS E ESPECIAIS PARA CONVALESCENTES; 5) PARA PESSOAS SEDENTÁRIAS. (WHELLER, 1971, p. 9).

RENASCIMENTO: NOTA-SE 1 PREOCUPAÇÃO COM O TRATAMENTO E OS CUIDADOS COM O ORGANISMO LESADO E TAMBÉM COM A MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES NORMAIS JÁ EXISTENTES EM ORGANISMOS SÃOS. NO FINAL DO RENASCIMENTO O INTERESSE PELA SAÚDE CORPORAL COMEÇA A ESPECIALIZAR-SE.

TRANSIÇÃO ENTRE RENASCIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO: USO DE RECURSOS FÍSICOS PASSA A TER INFLUENCIA NO MUNDO OCIDENTAL. DON FRANCISCO Y ONDEANO AMORÓS (1779-1849) QUE NÃO ERA MÉDICO, DIVIDIU A GINÁSTICA EM 4 PONTOS, E 1 DELES ERA A CINESIOTERAPIA (MANUTENÇÃO DE SAÚDE FORTE, TRATAMENTO DE ENFERMIDADES, REEDUCAÇÃO DE CONVALESCENTES E CORREÇÃO DE DEFORMIDADES).

TRANSIÇÃO ENTRE RENASCIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO: "G. STEBBIN E B. MESENDIAC" : VÊEM COMO FINALIDADE DE SEU SISTEMA DE PREVENÇÃO DE LESÕES  CORPORAIS E SUA CORREÇÃO, (O SISTEMA MESENDIAC DÁ IMPORTÂNCIA AO TRABALHO DE SUSTENTAÇÃO MUSCULAR ATRAVÉS DA FISIOTERAPIA).

TRANSIÇÃO ENTRE RENASCIMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO: LING, UM PROFESSOR SUECO DE GINÁSTICA E MASSAGENS CORRETIVAS TEVE SEU TRABALHO DIVULGADO ATRAVÉS DE DISCÍPULOS COMO ROTHSTEIN, UM OFICIAL PRUSSIANO QUE UTILIZAVA EXERCÍCIOS PREVENTIVOS E CORRETIVOS NOS CUIDADOS COM O CORPO, NA ALEMANHA.

INDUSTRIALIZAÇÃO: VOLTA O INTERESSE PELAS "DIFERENÇAS INCOMODAS". NOVO SISTEMA   MAQUINIZADO, OTIMIZAVA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL MAS TROUXE EXCESSO DE TRABALHO, OPRESSÃO, EXAUSTÃO, EXCESSO NAS JORNADAS DE TRABALHO, PRECÁRIAS CONDIÇÕES ALIMENTARES E SANITÁRIAS... PROVOCANDO EPIDEMIAS DE CÓLERA, TUBERCULOSE PULMONAR, ALCOOLISMO, E OS ACIDENTES DO TRABALHO.

INDUSTRIALIZAÇÃO: SURGE A PREOCUPAÇÃO DAS CLASSES DOMINANTES PARA NÃO PERDER OU  SUA FONTE DE RIQUEZA E BEM ESTAR GERADOS PELA FORÇA DE TRABALHO DAS CLASSES BAIXAS. O EXERCÍCIO FÍSICO E AS OUTRAS MANEIRAS DE ATUAR CARACTERIZAM A FISIOTERAPIA NO SÉCULO XX.

INDUSTRIALIZAÇÃO: KLAPP DESENVOLVEU EM SUA TÉCNICA A POSIÇÃO DE GATO PARA O TRATAMENTO DE ESCOLIOSES, KOHLRANSCH (1920) SITUOU A CINESIOTERAPIA SOBRE TODOS OS MÉTODOS RELAXADORES E  DISTENSORES E DESENVOLVEU O TRATAMENTO DE ENFERMIDADES INTERNAS E GINECOLÓGICAS.

II GUERRA MUNDIAL: DURANTE A GUERRA SURGIRAM AS ESCOLAS DE CINESIOTERAPIA PARA TRATAR OU REABILITAR LESADOS OU MUTILADOS QUE NECESSITAVAM READQUIRIR 1 MÍNIMO DE CONDIÇÕES PARA RETORNAR À ATIVIDADE SOCIAL INTEGRADA E PRODUTIVA.

PÓS-GUERRA: A FISIOTERAPIA PASSA A FAZER PARTE DA CHAMADA "ÁREA DA SAÚDE" E FOI EVOLUINDO NO DECORRER DA HISTÓRIA... TEVE SEUS RECURSOS E FORMAS DE ATUAÇÃO QUASE QUE VOLTADOS EXCLUSIVAMENTE PARA O ATENDIMENTO DO INDIVÍDUO DOENTE, PARA REABILITAR OU RECUPERAR AS BOAS CONDIÇÕES QUE O ORGANISMO PERDEU.

PÓS-GUERRA: AS FORMAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA JÁ EVIDENCIAVAM ATUAÇÃO TERAPÊUTICA ATRAVÉS: DO MOVIMENTO (CINESIOTERAPIA); DA ELETRICIDADE (ELETROTERAPIA); DO CALOR (TERMOTERAPIA); DO FRIO (CRIOTERAPIA); DA MASSAGEM (MASSOTERAPIA).