Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2001.
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
9 Ensino de Piano e Teclado X Ensino de Música - Conteúdo Introdução
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
18 Teclas pretas e brancas - Atividades
8 Grandes Pianistas - Atividades Participe da atividade a seguir: Fórum sobre grandes pianistas Seleção e audição de grandes interpretações Bom trabalho!
6 Cordas Dedilhadas - Atividades
15 Tutorial do E-book Violão - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
7 Captação, Amplificação e Efeitos Sonoros - Atividades Participe da atividade a seguir: Organização de uma palestra Audições Adicionais Bom trabalho!
Introdução Tópicos a serem revisados Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Você deve participar da proposta de atividade disponibilizada nesta unidade. Programa de Recital Cartaz de Recital Bom trabalho! E-book Violão Material.
Projeto Individual Progressivo Atividades Complementares Estágio
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
15 Tutorial do E-book Teclado - Conteúdo
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
14 Postura e Unhas do Instrumentista – Conteúdo Introdução
AO - Prática de Tom e Semitom AO - O Cravo brigou com a Rosa
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução: Estudo 08, 09, 10, 11 e 12 Improvisações diversas Bom trabalho!
Identificação de notas: dó, ré, mi fá sol, lá e si
Interpretação dos gêneros bíblicos
Universidade – Tecnologias – Articulação
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Blog do Professor Fagner
clic Amigos são como músicas você já percebeu?" Eles entram na vida da gente e deixam sinais. Como a sonoridade do vento ao final da tarde. Como os ataques.
Aula - 02 – Fundamentos básicos Part - 02
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
TEORIA MUSICAL Iniciante
Sistema de Avaliação de Aprendizagem
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Referência Rápida para o © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Lync Web App Participar numa Reunião do Lync com áudio do computador.
6 Tipos de Teclado Eletrônico - Conteúdo Introdução
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Pesquisa de Vídeos Fórum: Le tic tac choc Bom trabalho! Material.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
Aperfeiçoamento Teórico
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
21 Tom e Semitom - Conteúdo
Tomás de Aquino – o mestre da razão e da prudência
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Introdução Piaget e o conhecimento
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
Musicalização no Prolicenmus C
Aperfeiçoamento teórico
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Diversidade de sistemas de notação para Violão Fórum Uso de Cifras ao.
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Planejamento de Estudo Entrevista com um instrumentista Bom trabalho!
Teorias da aprendizagem
Introdução à Programação de Computadores usando Scratch
Instruções para realização de ditados
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Pessoas São Música. Você já percebeu? Elas entram na vida da gente e deixam sinais.
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Transcrição da apresentação:

Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição 27 Ligadura de Prolongamento - Conteúdo Introdução Ligadura de prolongamento Arpejo Harmonização de canções por audição Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 2

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 27 Ligadura de Prolongamento - Conteúdo Introdução Nesta Unidade de Estudos, você continuará executando os encadeamentos I – V7 – I e i – V7 – i, porém, você mesmo irá harmonizar. Apesar de a maioria das canções populares estarem cifradas, na Internet, é importante que um professor de música tenha a habilidade de harmonizá-las por audição. Após a semana de recuperação, continuaremos a tratar dos assuntos e conteúdos já estudados, pois as habilidades necessárias para atingir uma boa performance instrumental, necessitam de prática diária e muitas vezes, repetitiva. Você também aprenderá a executar ligadura de prolongamento e arpejos. Não deixe de tocar os estudos e canções das outras Unidades, e divirta-se tocando, cantando e harmonizando canções. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 3

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 27 Ligadura de Prolongamento - Conteúdo Ligadura de prolongamento No Estudo 12, você aprendeu a tocar sons em legato, indicados por uma ligadura de expressão. Nas canções Frutas e Tocam os Sinos, você aprenderá a tocar a ligadura de prolongamento. Ligadura de prolongamento é um sinal que indica o prolongamento de um som, ligando notas de mesma altura. Sua execução consiste em atacar a primeira nota e prolongar o som obtido pela duração da nota seguinte. Sendo assim, o som escutado tem um tempo correspondente à soma das durações das notas que estiverem ligadas. Imagem 01: Ligadura de prolongamento Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 4

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 27 Ligadura de Prolongamento - Conteúdo Arpejo Você aprendeu a tocar acordes, executando as suas notas correspondentes, simultaneamente. Ao executar sucessivamente as notas de um acorde, ou seja, ao tocar uma após a outro, tem-se um arpejo. Na escrita para o teclado, o arpejo possui um sinal característico, indicando a expansão de um acorde. A palavra arpejo (português brasileiro) ou harpejo (português europeu) vem do italiano: “arpeggio”, que significa “à maneira de harpa.” No século XX, foi acrescentado a indicação de arpejo descendente. Veja na imagem a seguir: Imagem 02: Arpejo Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 5

Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 27 Ligadura de Prolongamento - Conteúdo Harmonização de canções por audição Até agora, você tocou canções com os encadeamentos I-V7-I e i-V7-I e aprendeu a fazer transposição. Nesta Unidade de Estudo, você harmonizará as canções Frutas e Tocam os Sinos. Procure cifrá-las, utilizando a cifra cordal e gradual. Ex.: Fá Maior: F C7 F = cifra cordal I V7 I = cifra gradual Sol Maior: G D7 G = cifra cordal I V7 I = cifra gradual Sol Menor: Gm D7 Gm = cifra cordal i V7 i = cifra gradual Siga os seguintes passos: Ouça a peça, até ter certeza de que sabe cantá-la. Escute-a novamente, lendo a partitura. Descubra, por tentativa e erro, a tonalidade da peça, identificando sua Tônica (Repouso). Certifique-se de saber onde estão o acorde de Dominante correspondente a esta Tônica. Confirme sua habilidade na execução do encadeamento V7– I , na tonalidade da peça. Cante e toque a peça até o final, encaixando os acordes nos pontos de tensão ou de repouso, conforme seu ouvido lhe indicar. Compartilhe seus achados com seus colegas e confirmem se todos concordam. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008. 6