Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis

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Transcrição da apresentação:

Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis

Megabiodiversidade Brasileira

Diversidade Sociocultural Brasileira

Objetivo Geral Desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade visando mercados sustentáveis.

7

Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade Andiroba Borracha Babaçu Carnaúba Buriti Pequi Castanha- do-Brasil Copaiba Açaí Piaçava

Visão de Futuro dos Promotores Ecossistema Volume Qualidade Preço Renda Transformação nas indústrias no Brasil Comercialização in natura Produção Transformação Usinas Comercialização Mercado Externo e Interno Produtor individual comunitário associado Intermediários Empresas Privadas Exportadores Ind.alimentos Ind. refino de óleo Associações, Cooperativas Ind. cosméticos Conservação e uso sustentável Segurança alimentar e nutricional Geração de emprego, renda e inclusão social Acesso ao recurso, repartição justa e equitativa de benefícios pelos PCTAFs Mercados diferenciados (valores de cooperação, solidariedade e ética) Empoderamento e controle social Articulação intra e interinstitucional e intersetorial Gestão compartilhada (sociedade civil, poder público e privado) Fonte: Plano Nacional, 2008. Diretrizes. 8

Políticas Públicas Importantes PGPM-Bio – Preços Mínimos Carnaúba Pó cerífero – R$ 4,00 kg; Cera – R$ 6,50 Babaçú – Amendoa – R$ 1,46 kg PAA – Programa de Aquisição de Alimentos PNAE – Programa Nac. Alimentação Escolar Pronaf (crédito)+ PGPAF (seguro de preço) Ater – Gestão e apoio a organização Territórios da Cidadania

Contexto: OPORTUNIDADE Copa do Mundo da Fifa de 2014 Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 Aumento crescente da importância da sustentabilidade social e ambiental Crescimento do setor do Turismo Consumidores mais exigentes Fortalecimento da agricultura familiar – Desenvolvimento local OPORTUNIDADE

Objetivo: Abrangência: inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Abrangência: Nacional, com foco no mercado das 12 cidades sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014

Eixos 5 24 72 (6 por território) 24 Produtos Amenities (Cosméticos) Alimentos e Bebidas Decorativos e Utilitários (Artesanato) Serviços Serviços turísticos Empreendimentos Empreendimentos 5 (1 por macrorregião) 24 (2 por território) 72 (6 por território) 24 (2 por território) Empreendimentos = preferencialmente organizados em centrais ou redes

Gestão Grupo de Coordenação do Plano Nacional (PNPSB): MACRO MESO MICRO Grupo de Coordenação do Plano Nacional (PNPSB): MDA, MMA, MDS e CONAB/MAPA Câmara Nacional da Sociobiodiversidade: Representantes dos estados, movimento social, rede de serviços, setor empresarial Instâncias de governança estaduais: AC, AM, AP, CE, MA, MT, PA, PI, RO, TO Grupos de Trabalho, Arranjos Produtivos Locais

Secretaria Executiva – (61) 2020-0984 PNPSB http://comunidades.mda.gov.br planosociobio@mda.gov.br Secretaria Executiva – (61) 2020-0984