Gabriela Bohlmann Duarte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
“ESTENDENDO O HORIZONTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Comunicações Técnico-científicas
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ABC na Educação Científica Mão na Massa
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Quando falamos em aprender...
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Universidade Federal de Santa Catarina
Reusabilidade: Objeto de Aprendizagem de Línguas para o ensino de língua portuguesa de ouvintes e surdos Nairana Hoffmann Sedrez
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Universidade Federal do Amapá
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.
Gisele Medina Nunes Mestranda em Letras – UFPel - área de concentração: Estudos da Linguagem - linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ESCOLA MUNICIPAL ISAURO BENTO NOGUEIRA Diretora:Neide de Souza Coelho
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Gabriela Bohlmann Duarte gabrielabduarte@yahoo.com.br A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E A ESCALA COMUM DE VALORES: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA Gabriela Bohlmann Duarte gabrielabduarte@yahoo.com.br Acadêmica do Curso de Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas da UFPel; integrante do Projeto de Pesquisa “Línguas estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na Complexidade e no Caos”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro.

Referencial teórico O comportamento de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem é similar aos de sistemas dinâmicos complexos. Vetromille-Castro (2007), Martins(2008). Bertalanffy (1973), Morin (1995), Johnson (2003).

Referencial teórico Interação interindividual Benefício recíproco (PIAGET, 1973) e Sustentação solidária (ESTRÁZULAS, 2004) Escala comum de valores qualitativos (PIAGET, 1973)

Objetivos Identificar os valores que formam a escala comum de valores de um grupo de professores de inglês em formação. Averiguar de que maneira tais valores influenciam em sua composição como sistema complexo. Verificar qual a visão que alunos de licenciatura em Letras, no terceiro e no sexto semestre, têm quanto ao seu papel de futuros professores de língua.

Metodologia Análise das interações no blog durante as disciplinas de Língua Inglesa III e VI no 3º e no 6º semestre de um curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês. Análise de questionários, respondido por este grupo de alunos no 5º semestre do curso, referente ao uso do blog durante o 3º semestre, e no 7º semestre, referente ao uso do blog durante o 6º semestre. Comparação das escalas comuns de valores identificadas em ambos os períodos.

ANÁLISE DOS DADOS Tal grupo, interagindo por meio de um AVA – blog –constituiu-se como um sistema complexo, tanto se tomarmos o referencial teórico adotado por Martins (2008), quanto se seguirmos aquele utilizado por Vetromille-Castro (2007). Valores esperados, a partir dos princípios do CLT (CANALE & SWAIN, 1980) : comportamentos autônomos e colaborativos, relacionados à atuação de professores.

ANÁLISE DOS DADOS Comportamentos colaborativos: “envolvem o constante feedback entre as pessoas. Isso requer esforço intelectual de ambas as partes para se fazerem compreender” (PAAS, 2005). Comportamentos autônomos: de acordo com Holec (1981), referem-se à capacidade de se responsabilizar pela própria aprendizagem.

Comentário do blog do 3º semestre

ANÁLISE DOS DADOS Houve comentários com incentivo à escrita dos alunos e discussão do tema proposto. Colaboração Houve pouquíssimos comentários com sugestões para a escrita dos alunos. Autonomia

QUESTIONÁRIO - BLOG INGLÊS III Eu considerava o  meu blog um  instrumento para  minha aprendizagem. meu blog um instrumento para a aprendizagem  dos outros  colegas. blog dos colegas um instrumento para minha  aprendizagem. blog  dos colegas um instrumento  para minha  formação como professor de  inglês. 5 4 3 2 1 Média 4,5 4.4

ANÁLISE DOS DADOS No 6º semestre, um dos grupos apresentou um comportamento diverso: das 8 postagens feitas até a primeira avaliação do semestre, somente 1 contou com a participação de ambos os revisores. Após a avaliação, houve uma mudança de comportamento: das 8 postagens feitas, 6 contaram com comentários de ambos revisores.

Comentário do blog do 6º semestre – 15 out. 2010, às 21:24, para postagem feita no dia 10 out. 2010.

ANÁLISE DOS DADOS Neste grupo não houve os valores ‘atuar como professor’, ‘ser solidário com colega’, ‘responder sob a forma de comentário para o colega que revisou’. Houve o compartilhamento do valor ‘melhorar a nota da disciplina’. Nos demais grupos, os valores de colaboração e autonomia estiveram presentes.

Comentário do blog do 6º semestre – Postagem feita dia 18 out 2010.

Comentário do blog do 6º semestre – Postagem feita dia 18 out 2010.

QUESTIONÁRIO - BLOG INGLÊS VI O blog tinha como  objetivo o  desenvolvimento da habilidade de  escrita  em  inglês. objetivo a  construção da identidade de  professor de  inglês. Meus comentários foram importantes  para o  habilidade  escrita do meu grupo. Eu me sentia à  vontade para corrigir as  postagens dos  colegas. Eu me sentia  preparado para  corrigir as  4 3 5 2 Média 4,8 3,6 4,5

ANÁLISE DOS DADOS O comportamento colaborativo associado ao autônomo relaciona-se ao trabalho do professor, uma vez que ao ensinar, ajuda-se o aluno e ao destacar ou argumentar alguma correção, mostra-se como capaz de corrigir e justificar suas correções.

CONCLUSÕES No 3º semestre a maior parte da turma tinha como valor a colaboração sob a forma de comentários com vistas ao incentivo da escrita. Não houve quantidade significativa de comentários com sugestões/correções para os colegas.

CONCLUSÕES A maior parte da turma de alunos atuou como professores de língua estrangeira no 6º semestre do curso, além de aprendizes, o que sugere uma mudança de comportamento em relação ao 3º semestre.

CONCLUSÕES No 6º semestre, não houve sustentação solidária completa em um dos grupos, apenas o benefício recíproco referente à melhoria da nota. Os valores compartilhados influenciaram na interação ocorrida no grupo como sistema complexo.

REFERÊNCIAS BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973. CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. In: Applied Linguistics, v. 1, 1980. p.1-47. ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade. 2004. Tese. (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Aprovada em 2004. GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. 16ª ed. Rio de Janeiro: Camous, 1989. HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Pergamon: 1981. JOHNSON, Steven. Emergência. 1ª Ed. Jorge Zahar, 2003. MARTINS, Antônio Carlos. A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face a face: uma abordagem ecológica. 2008. Tese. (Doutorado em Estudos Linguísticos).– Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Aprovado em 2008. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1995. PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973. PAAS, Leslie Christine. A integração da abordagem colaborativa à tecnologia internet para aprendizagem individual e organizacional no PPGEP. 2005. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas. 2007. Tese. (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.