HIDROTERAPIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Luciana C. Lourenção e Ivana Barros
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
APLICAÇÃO DE CALOR E FRIO
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
REMÉDIO DE DEUS Água (hidroterapia)
TERMOTERAPIA.
TERMOTERAPIA PARAFINA/ FORNO DE BIER/TURBILHÃO
HIGIENE DO TRABALHO “O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NÃO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO,
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
PRINCIPAIS LESÕES OCORRIDAS PELA PRÁTICA DESPORTIVA
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
Reabilitação animal.
Dor Neuropática no Diabetes.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
ABORDAGEM E TRATAMENTO FISIÁTRICO DE LESÕES AGUDAS DE PARTES MOLES NA PRÁTICA DO ESPORTE Cintia Schneider.
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
AGENTES TÉRMICOS Rafael Orcy.
MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO
Massagem Transversa Profunda
DICA DE SAÚDE – MARÇO 2012 Fonte: Aspectos anatômicos: as mulheres, devido a uma maturação mais rápida do esqueleto e a.
Processos de Transmissão de Calor
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
Propagação de Calor.
Termologia – Temperatura e Calor.
Educação Física Aquecimento.
Aquecimento e Condicionamento Físico
Mecanismos de transferência de calor
Método dos Anéis de Bad Ragaz
HIDROTERAPIA.
TRAUMATISMO DE PELE AÇÃO DE UM AGENTE FÍSICO OU QUÍMICO ATUANDO SOBRE OS TECIDOS. A pele forma a cobertura externa do corpo. É constituída por três camadas.
Princípios da Medicina Física
HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA
Dr. Euler Soares Martins
Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Prof. Ricardo A. Tribioli, Me
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
Lombalgia.
FÍSICA TÉRMICA.
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
RECURSOS ELETROTERÁPICOS
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
Anatomia da Medula Espinhal
Efeitos e Movimentos da Massagem
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
Sistema Nervoso.
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Hidroterapia.
INTRODUÇÃO À TERMOTERAPIA Profª. Luciana C Lourenção
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA IMERSÃO
Massagem Reflexa Nayara T. C. Pereira.
Histórico da Hidroterapia
TERMOTERAPIA E CRIOTERAPIA
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO DAS LESÕES DO ESPORTE Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência.
ALUNOS(AS) : ALINE CORREIA DANIELA VITÓRIO ELISÂNGELA GONÇALVES
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva
Transcrição da apresentação:

HIDROTERAPIA

CONCEITOS INICIAIS HIDROTERAPIA – É a utilização da água internamente ou externamente em qualquer um dos seus estados (Líquido, Sólido e Gasoso), com finalidades Terapêuticas (Preventiva ou Curativa). Exemplos: Liquido - Banhos Sólido – Crioterapia Gasosa – Sauna, Inalação

CONCEITOS INICIAIS HIDROCINESIOTERAPIA – É o tratamento que utiliza o movimento do ser humano dentro da água.   PROCESSOS HIDROTÉRMICOS – É o processo que utiliza o movimento da água com sua variação de temperatura. Ex: Banhos, Compressas, Pedilúvios. PROCESSO HIDROCINÉTICO – É o processo que utiliza o movimento da água, com finalidade terapêutica. Ex: Turbilhão, Tanque de Hubbard, Duchas e Borrifo.

INDICAÇÕES Lesões Ortopédicas; Seqüelas Neurológicas de Acidente Vascular Cerebral; Traumatismo Raquimedulares; DORT; Parkinson; Entre outros...

 suprimento sangüíneo;  FC;  metabolismo;  FR; EFEITOS FISIOLÓGICOS  temperatura;  suprimento sangüíneo;  FC;  metabolismo;  FR;  a sensibilidade das terminações nervosas sensitivas;  tônus;

EFEITOS TERAPÊUTICOS Alivio da dor e do espasmo muscular. (E.T) Relaxamento. (E.F) Manutenção ou aumento da amplitude de movimentos.(E.T) Reeducação dos músculos paralisados.(E.T) Fortalecimento muscular.(E.T) Reforço do moral do paciente.(E.T)

Efeitos Fisiológicos da Imersão Efeitos da pressão Hidrostática Pulmão Coração Rins Termólises Condução Convecção

CALOR É uma modalidade comum prescrita na Fisioterapia. Existem vários tipos de calor que atuam sobre os tecidos. A divisão mais importante trata do calor superficial e do calor profundo. Calor superficial (Compressas, Banhos, Almofadas Térmicas). Calor Profundo (Ondas curtas, Ultra-Som, Micro Ondas).

Transferência de Calor O calor também pode ser dividido de acordo com a transferência para o interior dos tecidos Transferência de Calor Condução. É o calor transmitido através do contato de objetos aquecidos. Conversão. É o calor conseguido através da passagem de alguma forma de energia. Convecção. O calor é transmitido por circulação de líquidos, gases ou lâmpadas.

ALTERAÇÕES LOCAIS CALOR Hiperemia superficial (Cutânea). Vasodilatação Hiperemia Profunda (Visceral). Aumento do Aporte Sanguíneo (Aumento de O2, Aumento de leucócitos). Aumento do Metabolismo. Relaxamento Local. Ação analgésica.

FRIO Aplicação local do frio apresenta uma finalidade preventiva e / ou terapêutica. Quando aplicada sobre a pele remove o calor dos tecidos. Um dos efeitos fisiológicos de maior importância decorrente da exposição ao frio é a vasoconstricção (diminuição da luz nos vaso).

ALTERAÇÕES LOCAIS Alivio da dor Reduz edemas Facilita a contração Reduz hematoma Evita ulcera de decúbito (feridas) Anestesia e analgésica.

SENSAÇÕES EXPERIMENTADAS   Resfriamento. Dor ou queimação (região deixa de ser oxigenada). Analgesia e/ou Anestesia.

TESTES ESPECIAIS BARUCH Arranha-se o tórax do paciente, se o tórax ficar branco e logo depois ficar vermelho a resposta é boa. Se o tórax ficar branco e demorar muito tempo para ficar vermelho resposta e duvidosa.  

TESTES ESPECIAIS ANTEBRAÇO Enrola-se uma toalha molhada com água fria no antebraço e em seguida se faz uma fricção durante 20’’, se ficar branco e logo depois vermelho a resposta é boa, mas se ficar branco e demorar muito para ficar vermelho a resposta é duvidosa.

PROCESSOS HIDROCINÉTICOS Recursos terapêuticos que utilizam a água e o seu movimento. Pode ocorrer em função das Propriedades Físicas da água, da temperatura e ainda da ação mecânica proporcionada por micro massagem

TIPOS COMUNS Turbilhão Tanque de Hubbard Duchas Borrifo

TURBILHÃO Recipiente de aço inoxidável ou de fibra de vidro, para membros superiores e inferiores. Se utiliza da água turbilhonada. Possui efeito analgésico e relaxante.

TURBILHÃO

INDICAÇÕES Artralgia Artrite Anquilose Contusões. Lesões musculares (contraturas, estiramentos distensão, ruptura).