Aula 1 CONCEITOS INICIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Transmissão de pacotes
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Os sete passos da venda Prospecção É fundamental saber quem É e quem Não É meu potencial cliente. Hoje o mercado é segmentado, e antes de ir a campo vender,
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
O ambiente organizacional
Poder, persuasão e ética
O Planejamento Social de um Galinha
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Treinamento para Casais
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Seja Líder De Si Mesmo.
Auditoria de Segurança da Informação
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Técnicas de Negociação
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Questionário de Avaliação Institucional
Questões sobre quatro quadrados
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Técnicas de Negociação
Técnicas de Negociação As Variáveis da Negociação
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Os Temas da Microeconomia
Organização Industrial
BENCHMARKING.
Estrutura de dados, pseudocódigo
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Administração Mercadológica IV
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
Prof. Alexandre de Sá Oliveira M.Sc. Empreendedorismo “Reflexões sobre a atitude empreendedora”
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
Conselhos Para Viver.
Os Negociadores e a Ética
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
POT I Outubro Instrumento EAT Desenvolvida com base nos estudos de:  Warr e Allan (1998)  Holman, Epitropaki e Fernie (2001)  Validado por Pantoja.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Identificando Oportunidades
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Um processo interativo de comunicação que pode ocorrer sempre que você queira algo de alguém ou alguém queira algo de você. O que é Negociação?
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Técnicas de Negociação
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
Marketing de Relacionamento
Professor Douglas Pereira da Silva
Cuide do seu relacionamento e aproveite
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 CONCEITOS INICIAIS

O material de aula apresentado a seguir é uma síntese do conteúdo didático extraído da bibliografia estabelecida no Plano de Ensino, sendo portanto um extrato do pensamento dos autores dos livros, servindo apenas como orientador para o estudo do aluno, que necessita sempre buscar a informação melhor detalhada nos livros citados como bibliografia, fonte desse material.

O que é Negociação? x

Negociamos diariamente Casas, carros, tudo que você compra Seu trabalho, salário, condições de trabalho Seus pais, conjuge/namorada(o) e filhos!

O que é Negociação? É buscar um acordo Encontrar um caminho Consiste em “conversar” com outro ou outros para chegar a um acordo. Um processo de comunicação interativo, que pode ter lugar quando queremos algo de alguém ou quando outra pessoa quer algo de nós.

“Consegui um dragão alado cuspindo fogo. Ele queria R$1 “Consegui um dragão alado cuspindo fogo. Ele queria R$1.000, mas consegui fazer ele baixar pra R$250. “

ARTE (capacidade criadora homem por em prática uma idéia com vista a um resultado) + CIÊNCIA (conhecimento sistematizado) + HABILIDADE (aptidão, astúcia, talento, ousadia, coragem) ≠ BARGANHA

Tipos Básicos de Negociação ou Posturas de Negociação Negociações INTEGRATIVAS Negociações DISTRIBUTIVAS

Negociação Integrativa Negociação Ganha-Ganha Relacionamento Mútuo Objetivo da maioria dos negociadores Barganha em outra fase do processo

Negociação Ganha-Ganha Não é: Meio-termo – posição intermediária Dividir em partes iguais – fazer concessões Construir um relacionamento – não é o suficiente – não garante que todos os recursos serão descobertos e explorados de forma ótima.

Negociação Ganha-Ganha Os erros mais comuns para obter esse tipo de Negociação: Falso conflito (ou conflito ilusório) Pessoas acreditam que seus interesses são incompatíveis com os da outra parte. Percepção do montante de tamanho fixo Crença de que os interesses da outra parte são diametralmente opostos. Para os Negociadores - Montante de tamanho imutável

Negociação Ganha-Ganha As duas partes trabalham para aumentar o valor da solução Objetivos são: Criar valor tanto para si mesmo quanto para o outro lado Reivindicação de valor pela proposta em si Confiança em compartilhar informações e circunstâncias particulares Explorar as oportunidades criativas sem deixar nenhum recurso sobre a mesa.

Negociação Ganha-Ganha Estratégias que funcionam: Construir confiança e compartilhamento preferências e prioridades Fazer perguntas diagnósticas Interesses subjacentes e prioridade Fornecer informações Não é a sua MASA (melhor alternativa sem acordo) Desmembrar as questões Não concentrar em uma só questão. Ex: preço (distributiva).

Negociação Integrativa (Exemplos) Redes de análises clínicas e laboratórios farmacêuticos – contratos de longo prazo Montadoras de automóveis e fabricantes de autopeças – desenvolvimento de produtos em parceria

Negociações Distributivas Negociação Ganha-Perde. Relacionamento Transacional. Barganha no começo ZOPA ou Zona de Barganha Ponto de Reserva e Ponto-alvo Positiva ou Negativa

Negociação Ganha-Perde Ganhar ou perder, jogo de soma zero, jogo de soma constante Um $$ a mais para um lado é um $$ a menos para os outros Negociação em venda onde o comprador e o vendedor não têm nenhuma relação Os ases são guardados na manga pelos jogadores

Negociação Ganha-Perde Estratégias que funcionam: Avaliar sua MASA e melhorá-la Determinar seu ponto de reserva mas não revelá-lo Estimar a MASA e o ponto de reserva da outra parte Definir altas aspirações (ser realista mas otimista) Se estiver preparado, faça a primeira oferta. Se não, espere a oferta do adversário – ofertas iniciais agem como âncora.

Negociação Ganha-Perde Estratégias que funcionam: Reancore-se imediatamente se a outra parte abrir a negociação. Planeje suas concessões. Use uma lógica que pareça objetiva para embasar suas ofertas. Apele para normas de justiça subjetivo Não cair no truque de dividir ao meio.

Negociações Distributivas (Exemplos) Fornecimento para redes de supermercado Fornecimento para redes varejistas de linha branca Compra de computadores para hospitais Dissídios coletivos

Negociação Perde-Perde Negociador não se importa em perder desde que o outro também perca. É o estilo Kamikaze. Vão todos perder juntos.

"Eu tenho uma opção guardada, mas ela envolve armas de fogo."

FORMAS ALTERNATIVAS À NEGOCIAÇÃO PERSUASÃO ACEITAÇÃO COERÇÃO SOLUÇÃO DE PROBLEMA

Características da Negociação Cada Negociação é peculiar e única mas todas apresentam um maior ou menor grau de: ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES FATORES INTERVENIENTES ESTRESSE

Assimetria de Informações Talvez a mais esquecida e ignorada Por mais que haja transparência entre as partes Por maior que seja a abertura Um lado sempre tem uma informação que o outro não tem.

Fatores Intervenientes Mesmo a mais tranquila negociação sofre a sua influência Pode criar uma espiral de irracionalidade que pode inviabilizar um simples acordo. Comportamento Emotivo Falhas na Comunicação

Estresse Incerteza – nos conhecemos? Cobrança Externa Autocobrança

OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA NEGOCIAÇÃO Identifique qual o tipo de negociação a fazer: eventual ou que gere relacionamentos futuros, seja de itens repetitivos ou não. Procure obter o maior número de informações possíveis sobre o objeto a ser negociado, seu mercado e suas necessidades futuras. Planeje a negociação com o maior cuidado mas, entenda que negociar é relacionamento interpessoal, o que implica em flexibilidade de atitudes e de conversas. Mas não perca o alvo a atingir! Não negocie além da delegação que lhe foi concedida. Sempre procure negociar antes do momento da necessidade.

OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA NEGOCIAÇÃO 6. Sempre determine suas alternativas caso a negociação pretendida não der certo. 7. Não negocie com quem não tem autoridade para “fechar” o negócio. 8. Não negocie valores ou coisas importantes sozinho. Dois é melhor que um na mesa de negociação. 9. Procure conhecer o cargo, o comportamento, os pontos fortes e fracos de quem vem para negociar consigo. 10. Lembre-se, na negociação não eventual, ambos os lados devem ganhar valores. Procure as oportunidades de criar valor para poder “trocá-las” com seu fornecedor.