Maratona, Triatlo:. Maratona, Triatlo: - fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Corpo Humano Os Ossos.
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO Técnicas Básicas
ARCOS PLANTARES CAVOS, PLANOS E NORMAIS.
Trabalho De Patologia Bursite Hernia De Disco Cervicalgia Tendinite
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
-São regiões de junção entre :
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
ATLETAS DE FIM DE SEMANA
Educação física lesões no esporte
Flexibilidade.
Cintura Pélvica Membro Inferior.
Orientador: Felipe Hardt
Biomecânica do Arremesso e afecções no cotovelo
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Dr. Renato Ferreira Estrella R1 _Medicina Esportiva
LESÕES POR SOBRECARGA, NOS MEMBROS INFERIORES
Anatomia: Membros Inferiores
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo
Ergonomia.
Lesões de Membros Inferiores
O Corpo Humano Os Ossos.
POSTURA CORPORAL.
Lesões musculoesquelética
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
REUNIÃO CIENTÍFICA MEDICINA DO ESPORTE
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES
Músculos do Membro Inferior Prof. Cláudio Costa
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COLUNA VERTEBRAL
Músculos e Exercícios da Musculação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.
TARO 2009 Questões 46 a 50.
Sônia Trajano Fisioterapeuta
Gêneses e Determinantes
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Acupuntura nos Esportes
Cinesiologia da articulação do quadril
Coluna Torácica.
COTOVELO DOS ATLETAS. TESTE DE MILL TESTE DE COZEN.
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
Lesões de punho e mão no esporte
ANATOMIA HUMANA A MÁQUINA DO HOMEM
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Ilíaco RTM.
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Órteses para doenças ortopédicas e reumatológicas
Distúrbios Musculoesqueléticos
Pelve e Quadril Estrutura e Função
Lesões mais frequentes no futebol
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
ÓRTESES DE MEMBROS SUPERIORES
Atletismo Educação Física
Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Pedrinelli
LESÕES ARTICULARES Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Maratona, Triatlo:

- fascite plantar. - fraturas por estresse (mais comum no pé). - entorse de tornozelo. - tendinite de Aquiles. - síndr. de esforço do compartimento da perna. - síndr. patelo-femoral. - síndr. da faixa iliotibial. - bursite da pata de ganso. - contraturas severas do reto femoral, semimembranoso e semitendinoso. - distensões: panturrilhas, isquiotibiais, quadríceps. - osteíte pubiana. - discopatia degenerativa da coluna lombar. - tendinite do supraespinhoso e do bíceps (natação). - síndr. do carpo.

Esgrima:

- distensões. - entorse de tornozelo. - contusões no calcanhar. - tendinite do punho. - distensões lombo-sacras. OBS: a postura da perna do esgrimista projetada para trás é uma projeção: plantada, flexionada e em rotação externa com estresse em valgo _ portanto pode causar entorses do LLM e Mi, distensão na virilha, ruptura do tendão de Aquiles, e entorse por eversão do tornozelo. na perna que avança, pode ocasionar distensão do quadríceps.

Ginastas - lesões: - punho (devido a exercícios envolvendo sustentação do peso nas extremidades superiores).

- cotovelo: - luxação devido às barras assimétricas. -epicondilite medial devido tb. às sustentações do peso. - ombro: tendinite do supraespinhoso e do bíceps. - tornozelo: entorse (ocorrente quando o ginasta aterrissa com o pé não plantado, submetendo o joelho e tornozelo a cargas tensionais). - coluna: espondilólise, espondilolistese, problemas discais.

Futebol de campo: a extremidade inferior representa 60 - 88% de todas as lesões:

- distensão (isquiotibial, adutores, quadríceps). - contusão (coxa, panturrilha e cabeça). - joelho: - ligamentos colaterais +++. - LCA. - síndr. da faixa iliotibial. - tendinite patelar. - bursite da pata de ganso. - pubalgia. - disfç. lombar. - lesão cervical (pelo uso da cabeça na impulsão da bola).

Surfe - Lesões: - entorses e distensões músculo-ligamentares, principalmente nas colunas cervical e lombar (responsáveis por 35% das lesões).

espondilolistese. síndr. do impacto, devido o ato da remagem com o surfista de bruços sobre a prancha (hiperextensão e rotação interna excessivas). - fraturas do punho e úmero.

Natação – 4 estilos básicos na natação competitiva: livre, borboleta, de costas e de peito – a combinação dos 4 estilos chama-se: Medley individual.

O êxito na natação competitiva favorece atletas com força e flexibilidade nas extremidades superiores. - Quase todos os problemas de natureza ortopédica se enquadram na categoria da síndr. por uso excessivo. Lesões: - ombro de nadador: afeta cerca de 60% dos atletas, depois de 6 – 8 anos de participação no esporte. - dor lombar: espondilolistese. - dor no joelho: condromalácia, observada em cerca de 25% dos nadadores.

Tênis e Esporte de Raquete

- Extremidade inferior e coluna vertebral (hiperlordose observada nos jogadores), representam 50 – 75% de todas as lesões do tênis_ a lesão da articulação dorsolombar pelo movimento de torção do tronco, determina dores projetadas na região sacroilíaca e na virilha, pelos ramos cutâneos. - Grande solicitação do ombro se traduz por uma inflamação tendínea, em particular na corredeira biciptal.

Voleibol

Lesões Entorse de tornozelo Tendinopatia patelar/condromalácia patelar Lombalgia Entorse de joelho Entorse / luxação de falanges Tendinite aquiliana Fascite plantar Hérnia / protusão discal lombar Rotura meniscal

Handebol

O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes desse esporte. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico. Atletas dessa modalidade realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros. Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e/ou traumático. Os movimentos repetitivos, principalmente dos atletas arremessadores, são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas. Os atletas, muitas vezes, apresentam clínica de dor ântero-lateral sugestiva de síndrome do impacto.

Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais freqüentes. Localização das Lesões (% de lesões): Joelho - 18,9%; Tornozelo - 17,9%; Mão - 17,4 %; Ombro - 8,1%; Coluna - 7%. Em relação aos tipos de lesão: Entorse - 35,3%; Contusão: 12.5%; Rótula Muscular - 11%.

Atletismo

As lesões no Atletismo apresentam sua frequência em função do Tipo de Prova: Saltadores, Corredores, Arremessadores e Lançadores, apresentam lesões particulares em função da essência da Prova.

Pela lógica do ato motor da atividade, as contusões ocorrem nas estruturas mais exigidas tais como os membros inferiores e principalmente no membro superior de ação. Sendo modalidades unilaterais é de se esperar que tendinites, distensões, contraturas entre outras possam ocorrer nas estruturas ligamentares e ou musculares. As articulações dos joelhos, a coxofemural, o ombro, a cintura escapular e o cotovelo, geralmente são as com maior probabilidade de vir a ter problemas nos lançamentos bruscos. O modo de se evitar isso é a preparação física extra

Lesão nos “Atletas de Final de Semana”

Luxação Tendinites Contusões Entorses Lesões Musculares (Contraturas, Estiramentos, Distensão e Rupturas) Fraturas