Aluno: Luciano Sabença Flaeschen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO
Advertisements

Localização de Empresas
Sistema de Estatísticas Econômicas
NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas.
24/08/12.
CONTABILIDADE REGIONAL
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
PROJETO DE PESQUISA Observatório Econômico de Diadema
Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
Uso dos Indicadores do SIOPS
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
“O novo espaço da produção globalizada”*
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Economicamente Viável, Socialmente Correto?
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Lavratti.com Localização por importância. lavratti.com Slide 2/2 Localização por importância Principais métodos de localização de instalações HEIZER,
Quem somos O que fazemos Slide 1
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Turismo como amálgama da destinação( lugar turístico)
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
O Movimento de Interiorização e Criação de Novas Centralidades Urbanas
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Classificações Econômicas no Brasil Set/2003 Classification Workshop Santiago - Chile.
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
Economia Brasileira_26/02/2007
ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PARAGUAI
INTEGRAÇÃO SERVIÇOS E INDÚSTRIA NA REGIÃO DO ABC Agosto de 2006 Miguel Matteo
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
Evolução das taxas de analfabetismo por região
As atividades de Software e serviços de TI na NIBSS Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Departamento de Economia UFSCar.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
História nas atuais propostas curriculares
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
Prefeitura Municipal de Santo André
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Apresentação Diagnóstico Social
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Um modelo para Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação Rodrigo Queiroz da Costa Lima Orientador: Hermano.
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Produto Interno Bruto - PIB Pernambuco
Produto Interno Bruto de Goiás – 2011
Inclusão Social de Pessoas Portadoras de Deficiência no Mercado de Trabalho Lídia Moral P. de Oliveira 1, Patrícia Barbosa da Rocha 1, Jerônimo Rafael.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.
A internacionalização da economia sorocabana A internacionalização da economia sorocabana Ago Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas Coordenador:
Cidades.
1 CONTEÚDO: formular as perguntas e priorizar as respostas.
Análise da Geração de Emprego segundo o Nível de Qualificação no Período 2003/2008 João Saboia IE/UFRJ.
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA O ESPÍRITO SANTO
Economia Capixaba Em Perspectiva Ana Paula Vitali Janes Vescovi Junho de 2009.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA Setor de serviços em Diadema com ênfase nos serviços intensivos em tecnologia Aluno: Luciano Sabença Flaeschen Orientador Prof.: Vladimir Sipriano Camillo 2010

Introdução Objetivo Metodologia O tema do trabalho em questão é a Importância do Setor de Serviços na Economia da Cidade de Diadema, com ênfase nos serviços intensivos em tecnologia, procuramos a partir de então, definir as características e tipologias dos serviços de uma maneira genérica, a fim de tentarmos compreender a dinâmica e a estrutura do setor de serviços. Tudo baseado na estrutura heterogênea do setor que possui uma gama variada de atividades econômicas, de diferentes características de produto e/ou processo, bem como de organização de mercado. Objetivo O objetivo específico dessa pesquisa é analisar algumas das principais características do setor de serviços da cidade de Diadema, principalmente dos serviços intensivos em tecnologia. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi dividida em duas grandes partes. Na primeira será construída uma parte teórica e na segunda uma análise dos dados. Metodologia 1 – Teórica Leitura do livro Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, que ressalta a importância do tema inovação e também da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista de 2001, que mostra a forte predominância da Região Metropolitana de São Paulo, no que tange as atividades de serviços. 2 – Empírica Dados extraídos da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista de 2001 (Paep), que mostra a grande importância do setor de serviços na medição da produtividade, analisando para isto as variáveis valor adicionado ,emprego e produtividade. A técnica estatística que será utilizada no tratamento dos dados é a análise de cluster.

Resultados No presente trabalho identificou-se a importância do setor de serviços quanto a capacidade na criação de firmas e empregos no Brasil. Podemos observar, conforme dados da Pesquisa Industrial Anual (PAS), da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), com relação ao número de empresas no ano de 1999, no ano de 2003 temos na Indústria um crescimento de 18%, no Comércio um crescimento de 31%, e no mesmo período em Serviços temos crescimento de 42%. Utilizando o mesmo período podemos analisar o crescimento no número de pessoal ocupado, onde na Indústria no crescimento de 19%, no Comércio de 25% e mais uma vez em Serviços temos o maior crescimento, um crescimento de 28%. Na análise dos dados da PAEP – Pesquisa da Atividade Econômica Paulista, no que tange as atividades de serviços, mostra a forte predominância da Região Metropolitana de São Paulo, respondendo por 70,8% do valor adicionado Estadual e 62,3% do pessoal ocupado. A importância da Região Metropolitana de São Paulo decorre das articulações existentes entre o setor de serviços e a centralidade política, demográfica, social e industrial de seu núcleo econômico principal, a cidade de São Paulo, que representa 42,4% do emprego e mais da metade de todo valor agregado gerado no Estado de São Paulo (52,7%). Voltando a atenção para a Região do ABC, compreendida pelos municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, verifica-se que a região representa 5,8% do valor agregado, 5,3% da receita líquida, 7,1% do pessoal ocupado e com 6% das unidades locais. Partindo para uma análise mais detalhada da Região do ABC, segundo dados da PAEP 2001, com relação às atividades do setor de serviços com maior relevância no que tange os itens unidades locais, pessoal ocupado, receita líquida e valor adicionado, pode-se considerar algumas características com grande relevância. Porém, tem-se que considerar que dentro da base de dados analisada, está incluído o setor de comércio, É interessante observar que, quando volta-se a comparar o setor de serviços com o de comércio no Grande ABC, apesar do segundo apresentar praticamente metade da quantidade de unidades locais e metade da receita líquida, representa apenas 9,6% do valor adicionado, ficando o setor de serviços com 90,4% do montante.

Conclusão Diante dos pontos desenvolvidos nota-se que o setor de serviços no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região e do país como um todo. Para tanto podemos identificar a grande importância da Região do Grande ABC, no que diz respeito às atividades de serviços quanto ao valor adicionado e pessoal ocupado, nos dando assim noção da grande produtividade do setor na região. Daí a importância de verificarmos o quanto Diadema representa para a região em termos de produtividade do setor de serviços e tentarmos verificar a importância de uma possível mudança estrutural em Diadema através da identificação dos serviços inovadores e intensivos em tecnologia. Podemos identificar também que para a classificação dos setores de serviços existem várias tipologias. A mais utilizada pela maior parte dos países é a Standard Industrial Classification (Isic), onde categoriza os serviços em distributivos, sem fins lucrativos, às empresas e ao consumidor. A PAS – Pesquisa Anual de Serviços – onde se restringe às empresas com fins lucrativos, classifica os serviços em: prestados às famílias; prestados às empresas; de informação; transportes, serviços auxiliares e correios; atividades imobiliárias e aluguel de veículos, máquinas e equipamentos; outros serviços. A PAEP – Pesquisa da Atividade Econômica Paulista – buscando a plena integração com o Sistema Estatístico Nacional – SEM, procurou maximizar a comparabilidade com as pesquisa econômicas produzidas por outras fontes, para tanto e na tentativa de assegurar uma maior homogeneidade entre os vários segmentos estudados, adotou a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE da Comissão Nacional de Classificação. Finalmente para detalhar a análise de alguns segmentos mais relevantes do ponto de vista econômico e dos processos de reestruturação produtiva do Estado de São Paulo, estabeleceu-se uma agregação espacial, denominada Caepaep (Classificação de Atividade Econômica Específica da PAEP). Portanto, sua classificação para as atividades pesquisadas no setor de serviços é muito ampla, motivo pelo qual detalho, apenas as atividades, segundo a descrição Caepaep, que são ServiçoS de Agricultura, Serviços Técnicos às empresas, P&D, Atividades Imobiliárias, Serviços Auxiliares às Empresas, Transporte, Telecomunicações, Correio, Atividade de Informática, Serviços Pessoais, Atividade Lazer/Cultura, Alojamento, Alimentação, Saúde, Educação Formal, Educação Não-formal, Atividades Assistenciais e Coletivas, Energia, Gás e Água, Limpeza Urbana/Esgoto, Intermediários do Comércio e por fim, Manutenção e Reparação. Deixo para uma análise mais detalhada as respectivas segundo a descrição CNAE..

Referências Bibliográficas: DOMINGUES, Edson Paulo; RUIZ, Ricardo Machado; MORO, Sueli; LEMOS, Mauro Borges. Organização Territorial dos Serviços no Brasil: Polarização com Frágil Dispersão, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 6 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. FREIRE, Carlos Torres. Um Estudo Sobre os Serviços Intensivos em Conhecimento no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 4 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS – SEADE, Pesquisa da Atividade Econômica Paulista – Paep. São Paulo 2001. Disponível em: <http://www.seade.gov.br/produtos/paep/index.php?opt=pes>. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, Pesquisa Anual de Serviços – PAS, Pesq. anual Serv., Rio de Janeiro, v. 9, p.1-203, 2007. Disponível em: http://www.ibge.com.br/home/estatistica/economia/comercioeservico/pas/pas2007/ default.shtm. KUBOTA, Luis Claudio. A Inovação Tecnológica das Firmas de Serviços no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 2 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. _____________________ A Exportação de SOFTWARE na PAEP 2001, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 9 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. MEIRELLES, Dimária Silva e. Características das Firmas e dos Setores de Serviço, Segundo o Processo de Trabalho, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 10 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. MESSA SILVA, Alexandre; DE NEGRI, João Alberto; KUBOTA, Luis Claudio. Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 1 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. ______________ Estrutura Dinâmica da Produtividade do Setor de Serviços no Brasil: Uma Abordagem Microeconômica, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 3 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. PROCHNIK, Victor; FREITAS Fernando; ESTEVES, Luiz. Emprego e Salários na Evolução Recente do Setor de Serviços de Telecomunicações Brasileiro, in: Estrutura e