Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Belmino I. K. C.¹; Bezerra L. C.¹; Caracas I. B.¹; Soares T. C. M.¹. ¹: Laboratório de Biogeoquímica Costeira – Instituto de Ciências do Mar - Universidade.
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
A influência das marés Universidade Federal da Bahia
IMPACTOS NA ÁGUA O Pólo Industrial de Camaçari, em operação desde 1978, é atualmente, o maior e o mais  importante complexo integrado da América Latina.
Elementos Básicos de Operações
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador
Crescimento econômico e eutrofização cultural de ambientes lênticos
Seminário para elaboração dos Relatórios de Situação de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas 0utubro 2009.
Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009
OCORRÊNCIA DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS E BACTÉRIAS NAS ÁGUAS DOS PISCINÕES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ - SP Bruna Satomi Matsumoto nº41009 Maria Fernanda.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009.
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DE CONTROLE DE CHEIAS URBANAS
Participação e Controle do SUS: um retrato dos conselhos municipais de saúde na RMSP Cleide Lavieri Martins e Cláudia Maria Bógus Faculdade de Saúde Pública.
enquadramento de corpos de água
31 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS CAPILARES
Educação Ambiental - GPEEA
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
Monitoramento É o estudo e o acompanhamento - contínuo e sistemático - do comportamento de fenômenos, eventos e situações específicas, cujas condições.
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
Av. Shishima Hifumi 2911, Campus UNIVAP São José dos Campos – SP CEP Tel. (12) e.mail: QUIMLAB QUÍMICA & METROLOGIA.
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2007
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Profa. Dra. Renata Medici INSTRUMENTOS DE GESTÃO: PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS CORPOS D’ÁGUA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO.
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
Arsênio na água subterrânea em Ouro Preto e Mariana, Quadrilátero Ferrífero/ MG Autores: Ricardo Perobelli BorbaI; Bernardino Ribeiro FigueiredoII; José.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias
EMPREGO DA SÍLICA CONTIDA NA CASCA DE ARROZ NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS GALVÂNICOS ZUMSTEIN T.A.¹; JUNIOR E.F.²; SOUZA J.C. ¹ ¹ - Colégio Degraus.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta,
Transcrição da apresentação:

Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009 PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009

PARTICIPANTES Orientando: Kelly Magni – Aluna do 4º ano de Bacharelado e Licenciatura em Química. Colaboradores: Profa. Priscila Reina Siliano Profa. Dra. Marcia Zorello Laporta Prof. Dr. José Luiz Laporta Prof. Dr. Luis Afonso Vaz de Figueiredo

APRESENTAÇÃO O presente estudo tem por fim realizar um levantamento da qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tamanduateí, mais precisamente nos municípios de Mauá e Santo André-SP

JUSTIFICATIVAS Escassez de dados relativos ao monitoramento do rio; Subsidiar ações das prefeituras envolvidas, Ong’s, órgãos estaduais, universidades e empresas.; Favorecer o desenvolvimento de atividades multidisciplinares ligadas à pesquisa relacionadas à questão ambiental;

OBJETIVOS Caracterizar quimicamente a água, através da determinação dos seguintes parâmetros físico-químicos: cloreto, ferro, metais pesados. Realizar estudos de percepção ambiental

PONTOS DE AMOSTRAGEM - COLETA Proximidades do Rio junto ao Pólo Petroquímico. Região de provável contaminação de efluentes industriais, domésticos, lixo doméstico, etc. Ocupação humana às margens do rio.

FATORES FÍSICO – QUÍMICOS ANALISADOS Medição de pH do meio via eletrodo de vidro; Medição de oxigênio dissolvido Determinação da concentração de fenóis Determinação de cloreto e ferro

FATORES FÍSICO – QUÍMICOS A SEREM ANALISADOS Determinação da concentração de metais pesados via espectrofotometria de absorção atômica; Medida da condutividade da água

Percepção Ambiental Elaboração de questionário a ser aplicado aos moradores da região Objetivo: caracterizar as condições sócio- ambientais e a qualidade de vida dos moradores do entorno