Eça de queiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Básica e Secundária de Santa Maria História – Leonilde Resendes
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Trabalho De Inglês Prof° : Vânia Aluno: Lucas n° 17 3° Ano B.
REALISMO.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
EÇA DE QUEIRÓS.
CONTO Professora: Josiane.
Realismo - Naturalismo
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
O Realismo.
Memórias de um Sargento de Milícias
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
REALISMO E NATURALISMO
Na obra Os Maias, de Eça de Queirós
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Eça de Queirós (1845 – 1900).
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Raul Pompeia.
José Maria Eça de Queirós; Nasceu dia 25 de novembro de 1845 em Póvoa do Varzim; Cursou a Faculdade de Direito de Coimbra; Foi jornalista, advogado, diplomata,
“A Racionalidade Irracional” Jose Saramago
2ª FASE MODERNISTA
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
NOITES CABÍRIA DE.
As pupilas do senhor Reitor
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
PRÉ-MODERNISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
A lua de Joana.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Bernardo França lima Turma:201
Trabalho de Literatura Cinco Minutos
REALISMO.
Iracema José de Alencar.
Eu sou um poeta.
Realismo - Naturalismo

Ruptura e Inovação Na Literatura
O espírito do amor. Autor: Ben Sherwood Editora: Editorial Presença Edição: 5º edição: fevereiro 2011 Coleção: Grandes Narrativas Nº de páginas: 243.
Realismo - Naturalismo
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Por: Lucas Jose borba continentino
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
1° Seminário de Integração Etapa VI
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Literatura Prof. Keila Garcia
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
Emigração E Cultura no sec. XIX.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
A droga do amor De Pedro Bandeira.
Os Maias, de Eça de Queirós
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Cultura Geral - Literatura. 1 - Quem escreveu A Morgadinha dos Canaviais? a) Júlio Diniz b) Júlio Verne c) Almada Negreiros.
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Eça de Queirós ( ).
Transcrição da apresentação:

Eça de queiros

Literatura Engajada: Literatura engajada é aquela que assume formas de criticar a realidade existente e de denunciar abusos e problemas ocorrentes na sociedade. Eça de Queiros utiliza a literatura engajada em sua obra, O primo Basílio. Ele questiona, nesse livro, os grupos aristocráticos que restaram da monarquia, que continuavam a influenciar de forma corrupta o governo republicano.

1ª fase (Influencia Romântica) Sua carreira como escritor começou em 1866 quando fundou o jornal O Distrito de Évora no qual ganhou grande experiência no ramo de redator. Também publicou vários textos na Gazeta de Portugal. Na primeira obra surgiu, logo em seguida, Eça de Queiros reuniu vários contos, artigos e crônicas e reescreveu tudo, dando origem a famosa obra Prosas Bárbaras. Na primeira fase, encontramos ainda um autor preso as ideias românticas. É nessa fase que escreve o livro O mistério da Estrada de Sintra, obra escrita por Eça de Queirós e seu amigo de escola Ramalho Ortega.

2ª Fase (Caráter realista/naturalista) Na segunda fase, encontramos a consolidação das características realistas. Essa fase tem inicio com a publicação de O crime do Padre Amaro, considerado o primeiro romance realista português. Em seguida, ele escreve o livro O primo Basílio e, por fim, sua última obra dessa fase, Os Maias.

3ª Fase (pós-realista) Na terceira fase, encontramos um autor mais preocupado com os valores tradicionais da vida portuguesa, da existência humana e da vida campestre. Nesta etapa, ele escreve as seguintes obras literárias: A Ilustre Casa de Ramires, A cidade e as Serras e A relíquia, uma das mais importantes obras de sua vida. É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo. Eça de Queiros enfatiza as criticas a sociedade, aos valores morais que estavam em declínio e, principalmente, a crítica à Igreja e à burguesia.

É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo É na segunda fase em que os valores realistas são levados ao extremo. Eça de Queiros enfatiza as criticas a sociedade, aos valores morais que estavam em declínio e, principalmente, a crítica à Igreja e à burguesia. Nesta etapa de sua vida literária, ele desenvolve o romance de tese. Eça de Queiros apresentava uma tese que seria compatível com as atitudes dos personagens e suas ações dentro de seus contos.

Esse romance de tese é muito bem representando pelo conjunto de obras da 2ª fase, que são conhecidas como Trilogia da Segunda Fase Realista. Essa trilogia é composto por três livros da segunda fase: -O crime de Padre Amaro -O primo Basílio -Os Maias Esse conjunto de obras foi denominado por ele como Cenas Portuguesas.

Livros mais Importantes:

O crime de Padre Amaro O livro O crime do Padre Amaro conta a historia de amor entre Amélia e padre Amaro. Os dois tiveram uma relação muito forte, no qual padre Amaro acaba seduzindo-a. Este livro escandalizou a sociedade portuguesa, pois ninguém aceitava e nem entendia o relacionamento entre um padre e uma pessoa. Por isso, Eça de Queirós foi muito criticado quando publicou esta obra literária.

O primo Basílio Outra obra importante desse escritor é o livro O primo Basílio. Ele conta a historia de uma jovem chamada Luiza, que passava seus dias lendo romance. Quando seu marido viaja, surge um romance entre ela e seu primo chamado Basílio.

Os Maias O último livro dessa trilogia recebe o nome de Os Maias. Ele retrata a história de dois irmãos, Carlos Eduardo e Maria Eduarda, que foram separados ainda recém nascidos. Ligados pelo destino, eles se encontram e se apaixonam quando adultos.

Nome : Lucas Castro n°: 31 Edson José de A Nome : Lucas Castro n°: 31 Edson José de A. Jr 12 João Victor Meirelles 20 Andrew Salles 3 Allan Luiz 2