Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC)

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Transcrição da apresentação:

Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) EJA, EcoSol e Tecnologia Social EDITAL DE SELEÇÃO N° 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008 Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) Professores participantes: Sonia M. P. Kruppa; Marineide L.S. Santos e Carlos A. Kantor (CUFSA)

EJA, EcoSol e Tecnologia Social PROPONENTE E COORDENADORA GERAL: Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Pró-Reitoria de Extensão Universidade Federal do ABC (UFABC) INSTITUIÇÕES PARCEIRAS: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Santo André Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) – Campo Limpo Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania “Padre Leo Commissari” (SBC) Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano

EJA, EcoSol e Tecnologia Social Valor do projeto: R$ 799.676,41 Órgão financiador: SECAD/MEC/FNDE Período de execução: 22 meses (contados a partir da 1ª descentralização do recurso) Descentralização do recurso: 5% em 2009; 70% em 2010 e 25% em 2011

EJA, EcoSol e Tecnologia Social NATUREZA E OBJETIVOS Este é um projeto de extensão voltado à formação de profissionais de redes públicas municipais, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com a produção de: proposta curricular relacionada à Economia Solidária materiais pedagógicos e outras publicações

EJA, EcoSol e Tecnologia Social METAS META 1- Formar 50 Educadores, Diretores e Gestores em EJA e ECOSOL, e certificação em Curso de Especialização (451 horas, incluindo 12h em Seminários de Avaliação) desenvolvido em 18 meses. META 2 - Elaborar material sistematizado de todo o processo de formação: 2.1. Produção de material pedagógico-formativo a partir da sistematização dos Seminários de Formação (em texto e em material áudio-visual); 2.2. Produção de material didático de apoio a professores, elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. META 3 - Elaborar publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto (em texto e áudio-visual), incorporando a publicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos cursistas.

EJA, EcoSol e Tecnologia Social PÚBLICO ALVO DIRETO E INDIRETO Sujeitos envolvidos Pólo São Paulo - zona sul São Bernardo do Campo Santo André Pólo Suzano TOTAL Escolas 2 8 Professores-alunos 24 5 3 37 Gestores e coordenadores 13 Alunos de EJA beneficiados indiretos 1400 125 1775

EJA, EcoSol e Tecnologia Social ARÉA DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO O projeto está organizado em pólos: São Paulo – Campo Limpo (2 escolas); Santo André (2 escolas); São Bernardo do Campo (2 escolas); Suzano (2 escolas).

EJA, EcoSol e Tecnologia Social ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO 13 Seminários de Formação inicial e 13 Seminários de Formação em continuidade, num total de 208 horas-aula, para 50 educadores, diretores e gestores das prefeituras envolvidas Reuniões mensais em cada pólo, desenvolvidas por articuladores e assessores pedagógicos sob orientação da UFABC e Parceiros (54 horas/pólo de formação no território) Reuniões semanais de formação em cada uma das escolas, acompanhadas por assessores pedagógicos contratados e coordenadores (117 horas de formação no local de trabalho dos educadores e diretores) Atividades relativas a levantamentos técnicos, visitas e oficinas de finanças solidárias, envolvendo os Cursistas e alunos das escolas envolvidas (36 horas/atividade ) Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (24 horas) 2 Seminários de Avaliação do projeto.

EJA, EcoSol e Tecnologia Social RESULTADOS DECORRENTES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO Material pedagógico-formativo, a partir da sistematização dos Seminários de formação (em texto e em material áudio-visual); Material didático de apoio a professores, elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. Publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto (em texto e áudio-visual), incorporando a publicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos cursistas.

EJA, EcoSol e Tecnologia Social Profissionais contratados por quantidade, duração de contrato e responsabilidade Discriminação Qtd. Duração de contrato Responsabilidade Professores responsáveis pelos seminários 13 16 horas/aula preparar e ministrar os seminários de formação, mantendo o diálogo com a coordenção do projeto de modo a se inteirar e articular a formação às atividades das escolas e dos pólos Professores responsáveis pela orientação de TCC 5 24 horas/aula orientar os alunos na definição do tema, na metodologia e na sistematização do TCC na forma definida pelo curso, atendendo aos padrões de exigência acadêmica Assessor pedagógico e articulador geral 1 22 meses ) atividade diária de acompanhamento e viabilização do conjunto das atividades de formação, garantindo a execução do conjunto de relatórios e a prestação de contas Articuladores Regionais 4 20 meses produzir potfólio mensal das atividades regionais - "horas-pólo" - onde constem as: - ações e atividades desenvolvidas pelas escolas do pólo, - divulgações do projeto realizadas no território, - mémórias das reuniões regionais. Assessores pedagógicos 10 produzir portfólio mensal de cada escola, onde constem as: - ações e atividades desenvolvidas pela escola, nas "horas-projeto", - os estudos e divulgações do projeto realizados junto à comunidade e território da escola, - mémórias das reuniões (horas-projeto) . Técnicos de sistematização produzir a sistematização das atividades realizadas em todos os tempos e espaços de formação, preparando a pré-edição dos materiais previstos para publicação. TOTAL 37

EJA, EcoSol e Tecnologia Social CRONOGRAMA DO PROJETO Abril e Maio ITCP/FSA - Contato com as prefeituras de Santo André, São Bernardo, Suzano e CIEJA Campo Limpo, construção das parcerias e formulação do projeto. 16/mai Informe e primeira versão do projeto,entregue ao Prof Guiou no Seminário de Extensão e Ética, realizado no CUFSA. 9/jun 1ª Reunião na UFABC com a Profa Keila, Sidney e Guiou e parceiros 10/jun Assinatura do projeto pelo Reitor da UFABC, enviado a brasília no dia 12/06  29/jun E-mail da SENAES/MTE informa a aprovação do projeto e convida para reunião em Brasília 8/jul Reunião com a equipe técnica da SECAD/MEC em Brasília 08/jul a 23/agosto Período de ajustes do projeto