Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Advertisements

INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA – CEARÁ
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho
Bruna Lima e Maryanne Morais
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009
HÁBITOS DE VIDA E RISCO POTENCIAL PARA DIABETES NA ESCOLA
PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Levantamento Rápido de Indices do
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Atribuições dos Agentes de Controle de Endemias (ACE)
Identificação dos mosquitos capturados
A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Representações do espaço geográfico
Espécimes dos Mosquitos Coletados
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Caracterização de Padrões de Uso da Rede Sem Fio do Decom.
Estudo de campo com a participação dos estudantes, comunidade e Presidente da Associação do Bairro. Entrevista com a comunidade. Estudo on-line com as.
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Drº. SERGIAN VIANNA CARDOZO
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
Escola Secundária de Emídio Navarro
Plano diretor de Avaré lei complementar 154/11
Sugestão de Atividade:
Pasta ESTUDOS E LEVANTAMENTOS
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Dener da Silva Fernandes
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro ao quinto ano da escola Municipalizada.
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
CULICIDEOS (DIPTERA:CULICIDAE) DA REGIÃO DOS LAGOS DO AMAPÁ
GÊNERO TEXTUAL E SUBJETIVIDADE: EM BUSCA DO ESTILO
Ocorrência de culicideos (Diptera: Culicidae) em carcaça de suíno (Sus scrofa Linneus ) no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá, Macapá,
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2007
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
Projeto CANTECHIS-FINEP
Professor(es) Apresentador(es):
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Aedes: criadouros e soluções
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Controle aedes na ufrgs
Fevereiro de 2016 Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) APLICAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS REFERENTE A DENGUE.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
 Aluna : Andressa  Prof. Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho Parâmetros Ecológicos de Mosquitos Imaturos, Díptera: CULICIDAE, associados ao Stegomya aegypti, em criadouros artificiais no município de Ribeirão Pires – SP. Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho Orientadora Prof.ª Carmen Beatriz Taipe- Lagos da Costa 2009

INTRODUÇÃO Desenvolvimento das formas imaturas dos culícideos. Culicídeos e a Saúde Pública. Culícideos e a sinantropia. Culicídeos e as arboviroses. Culicídeos e os criadouros artificiais.

OBJETIVOS Correlacionar a incidência das espécies de culicídeos que ocorrem em recipientes artificiais. Levantar dados bibliográficos relacionados ao tema. Identificar as espécies de culicídeos que ocorrem em recipientes artificiais.

LOCAL DE ESTUDO Foto 01: Localização via satélite do município de Ribeirão Pires (traço vermelho). Fonte: Google Earth, 2009

PONTOS ESTRATÉGICOS E ARMADILHAS Caracterização: Pontos Estratégicos: São 16 pontos estratégicos distribuídos pelos bairros do município de Ribeirão Pires, estando posicionados em borracharias, comércio de sucatas (ferros-velhos), indústrias e cemitério municipal. Armadilhas: Ao todo o município possui 14 armadilhas instaladas, sendo as mesmas distribuídas em residências particulares, escolas municipais e pontos de comércio.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO TRABALHO DE CAMPO Foto 02: Representação dos criadouros artificiais nos quais são realizadas às coletas. Fonte: Gabriela Carvalho,2009.

FLUXOGRAMA DA METODOLOGIA APLICADA * As coletas são realizadas junto aos vigilantes do Aedes.

FLUXOGRAMA DO PROCESSAMENTO DAS LARVAS

RESULTADOS PARCIAIS

ESPÉCIES IDENTIFICADAS As identificações estão em andamento, porém deve-se ressaltar que as seguintes espécies foram identificadas: Aedes fluviatilis. Aedes serratus. Culex mollis. Culex sp.

CONSIDERAÇÕES Nesta pesquisa, verificou-se a presença de formas imaturas de outras espécies de culicídeos junto ao Stegomya aegypti nos pontos estratégicos e armadilhas pesquisadas até o momento. No período pesquisado até o momento, é marcante a presença de larvas nos pontos estratégicos, este representado por pneus. Ressalta-se que a pesquisa está em andamento.

Obrigada! carvalho.gabriela@ymail.com