LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO DO COE PROVINCIAL
Advertisements

Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Desastres e desenvolvimento
Logistica MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTATAL
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
ROTARY INTERNATIONAL - Distrito 4410
INTERAÇÃO CLUBE X COMUNIDADE
Projeto em Engenharia de
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
Sistema de Aviso de Cheia
Beira, 9 de Novembro de Apresentação do Cluster da Logística Beira, 9 de Novembro de
Programa de Educação Integral Assentamento Humano Futura Generácion Recalculando a rota Março/ 2011.
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
PLANO VISÃO DE FUTURO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
Saneamento peri-urbano Onde e como?
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
Proposta Técnica Preliminar
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Factor-chave de êxito: colaboração com a comunidade empresarial Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
NÍVEL DE PREPARAÇAO DO SECTOR PARA A RESPOSTA A EMERGENCIA
Impact Evaluation 4 Peace março 2014, Lisboa, Portugal 1 Como podemos ajudar Latin America and the Caribbean’s Citizen Security Team.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
REUNIAO DE COORDENACAO DOS PARCEIROS HUMANITARIOS E GOVERNO Plano de Contingência para a época Chuvosa Beira Novembro de 2010.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
Planejamento e estratégia
Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro de 2010 WASH CLUSTER.
BALANÇO DO GAS 25 de Julho de Encontros do GAS em 2008  Frequência:  Frequência: um encontro por mês, até hoje teve seis encontros (incluindo.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Conselho Municipal de Maputo
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Overall Coordination 1 |1 | Coordenação Geral.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CIMEIRA DO PROTOCOLO DA SADC 2015 Ministério de Género, Criança e Acção Social/ Projecto de Potenciação de Habilidades Empresarias Femeninas. Mocambique,
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
Encontro de Partilha CSTL 2014 Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 [Ntenje Katota] [Zâmbia]
Transcrição da apresentação:

LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro de 2010

FASE DE PREPARAÇÃO Para melhorar a resposta foi muito importante: 1. Inventariar o Equipamento: inventariado, teste e reabilitarão dos equipas que não funcionaram. Treinamento de equipas provinciais/distritais para operar ETAs 2. Pre-posicionamento dos Materiais WASH de emergência: Em Maputo (Drenagem, Maxaquene e AGS), Manica (EPAR), Sofala (Armazem Regional, CENOE Caia), Tete (EPAR, Mutarara/Chare) e Zambezia (DPOPH, CVM Mopeia, Chinde). 3. Reuniões de Coordenação/Preparação de Emergência: Realizadas no 16/11/2007 e no 30/10/2008 na cidade da Beira

FASE DE RESPOSTA A resposta a emergência (geral e sectorial) foi liderada pelo Governo de Moçambique (INGC/CENOE). Os parceiros emergência WASH contribuiram e apoiaram as actividades do Governo a todos os níveis (nacional, provincial e distrital) O UNICEF, no seu papel de WASH Cluster Lead, facilitou a coordenacão dos parceiros de emergencia de WASH, partilha de informacão e serviu de interlocutor com o Governo.

FASE DE RESPOSTA (II) Participacão do WASH Cluster nos diversos encontros de coordenação nacionais (Maputo) e no terreno (Caia) Mapeamento dos Parceiros de Emergencia WASH (Quem Faz o Quê e Onde - WWW?): equipamentos de emergencia, recursos humanos e distritos onde estão a trabalhar Coordenacão e trabalho em parceria intercluster, principalmente com Saúde (monitoria permanente do impacto das intervencões de água e saneamento na saúde dos afectados) e Logística

O saneamento sempre é problemático, tanto em grandes emergências (2007/2008) como em emergências focalizadas (2009/2010) É preciso dar soluções apropriadas para os Centros de Acomodação e Reassentamento Lições aprendidas no Saneamento No 2010 foi introduzido o CLTS (Saneamento Total Liderado pela Comunidade) de forma piloto em bairros de reassentamento de Mutarara (8) e Mopeia (2). Houve resultados positivos na mobilização comunitária para a construção de latrinas; Persistiram desafios no reforço do conhecimento sobre as rotas de contaminação fecal-oral o que resultou na construção de latrinas sem tampa/ou não adequada, ausência de sistemas de lavagem das mãos, etc.

Saneamento (hardware e software): importância de conseguir o compromisso comunitário. A mudança de comportamento requer tempo Dados Demográficos: a fiabilidade dos dados é chave para planificar a resposta a emergência. Há atitudes oportunistas (registros duplos de pessoas) e pessoas que podem ser beneficiários para um serviço (comida) mas não para outro (água e/o saneamento) Problemas logísticos para aceder a áreas afectadas: complica a chegada do equipamento WASH Principais Desafios e Lições aprendidas

Fraca capacidade dos recursos humanos a nível distrital e provincial para coordenar a resposta a emergência As actividades pos- emergencia contribuem muito a mitigar as consequências das emergências futuras. Ex. as fontes de água construídas durante a pos- emergência do 2007 foram chave para reduzir a demanda de água na emergência Importância de ligar a resposta a emergência com as actividades de desenvolvimento (principalmente para o saneamento).

Muito obrigado