Profª Dra. Eliana Marta Monaci

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Centro de Ciências de Educação
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.
CENTRO DE ORIENTAÇÃO, EDUCACIONAL, PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO- COEPP
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O DESAFIO DE AMPLIAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COM QUALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE.
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Avaliação Institucional
Avaliação do projeto pedagógico:
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso de Capacitação Docente
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Projetos em Andamento: 09 Projetos Disponíveis: 02
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A Gestão participativa
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Psicopedagogo clínico
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Revisita ao PPP.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA CENTRO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO COEPP Profª Dra. Eliana Marta Monaci Profª Ms. Lígia Cecilia. Buso Sernagiotto Profª Dra. Maria Elena Villar e Villar Profª Ms. Marta Elisabete. Wentzcovitch Olivi 2009

HISTÓRICO - COEPP Colegiado de Pedagogia da FAFIL, década de 70, elaborou e encaminhou um projeto para a criação do Serviço de Informação, Estágio e Colocação, SIEC. UNESCO, início da década de 80, sugere que as universidades criem serviços de aconselhamento e orientação para os estudantes.

HISTÓRICO – COEPP 1983, instalação do Serviço de Assistência Psicopedagógica que funcionou até início de 1985, pelos professores José Tolentino Rosa e Ivete Pellegrino Rosa. 1996, proposta de Serviço de Orientação Educacional, pelos alunos Rosa Maria Gomes e Vicente Tornílio da Silva, orientados pelos professores Lígia Cecília Buso Sernagiotto, Marli Pinto Ancassuerd, Maria Elena Villar e Villar e Elmir de Almeida.

HISTÓRICO - COEPP De 1998 em diante, foram enviados à administração projetos de implantação de um Centro de Orientação Educacional e Profissional (COEP). 2000, o trabalho voluntário se iniciou com a professora Ivete P. Rosa e prosseguiu a partir de 2002 com as professoras Marta E.W.Olivi e Eliana M. Monaci, aos alunos da Pedagogia.

HISTÓRICO - COEPP Publicações: Orientação Acadêmica. Uma proposta Interdisciplinar. III Simpósio Paranaense sobre Distúrbios de Aprendizagem em Curitiba, Paraná / 1998. Eliana Marta Monaci, Lígia Cecilia B.Sernagiotto, Marli P. Ancasuerd, Marta Elisabete W. Olivi. Avaliação do Equilíbrio Biopsicossocial dos Estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. IV Congresso Nacional de Educação, São Paulo: CONAE, 2002. Marta Elisabete W. Olivi, Eliana Marta Monaci. Avaliação do equilíbrio biopsicossocial dos estudantes de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Marta Elisabete W. Olivi, Eliana Marta Monaci. Revista Fundação Santo André, ano 2, n.2, 87-96, 2003.

HISTÓRICO - COEPP 2009, reapresentação do projeto e aprovação pelo Conselho Universitário em portaria de nº 170/09 de 03/07/09. Ampliação da atuação para a área psicológica além da orientação educacional e profissional que se propunha historicamente, denominando-se doravante COEPP. 2009, palestra Visão de Mundo: Projeto de vida, reinicia os trabalhos do COEPP. 2009, em agosto insere-se no projeto de Capacitação de Funcionários da Prefeitura Municipal de Santo André atendendo aos objetivos que sustentam sua proposta.

Geral Objetivos - COEPP oferecer condições que favoreçam o bem-estar biopsicosocial do alunado visando o ajustamento à profissão , à escola, à família e a sociedade em geral; Específicos possibilitar aos alunos, em sua formação, participação em atividades de orientação educacional com vistas a um melhor desempenho acadêmico; promover estudos, debates, palestras e pesquisas relevantes ao papel educacional e formador do professor, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem do alunado; Trabalhar em equipe multiprofissional;

Objetivos - COEPP desenvolver grupos de estudos reflexivos junto aos alunos de diferentes cursos; promover encaminhamento e reorientação nos casos de dificuldades psicológicas que interfiram no desenvolvimento escolar e profissional; assessorar docentes e coordenadores de cursos no qual for atribuição do COEPP; organizar banco de dados de alunos e ex-alunos; organizar um serviço de documentação em relação aos estudos e atividades desenvolvidas para que o trabalho tenha continuidade e possa criar novas condições de pesquisas;

PROGRAMAS- COEPP Atendimento psicoeducativo Enfoque: apoio psicoeducativo, dificuldades acadêmicas, relação professor/aluno, aluno/aluno, apoio psicológico breve, orientação e encaminhamento de casos que não são contemplados no COEPP, caracterização psicossocial dos alunos que procuram o COEPP. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA

Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA. PROGRAMAS - COEPP Orientação de estudos Enfoque: técnicas de aprendizagem, processo de ensino-aprendizagem, métodos de ensino. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: Alunos do CUFSA.

PROGRAMAS- COEPP Orientação profissional Enfoque: papel profissional, escolha e desenvolvimento da profissão, equipe multiprofissional. Procedimento: individual ou grupal. Público alvo: alunos de escolas de ensino médio e ingressantes dos os cursos do CUFSA.

PROGRAMAS - COEPP Atendimento à sociedade em geral Enfoque: Desenvolvimento de programas a Famílias, Crianças, Jovens, Nutrição, Álcool etc. Procedimento: grupal. Público alvo: comunidade acadêmica e da população em geral, incluindo alunos do Ensino Médio da região.