SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O Professor de Educação Física e os
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
KIT PREFEITURA.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Uma proposta de mudança
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Rio Mulher.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
CARTA DE BELO HORIZONTE
Aprovação do PNE: quais as estratégias para a meta 6?
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política Educacional Brasileira
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
A EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012

PERFIL DA REDE MUNICIPAL TOTAL DE ALUNOS: 177.431 ESCOLAS MUNICIPAIS – 184 UMEIS – 47 (Obs: 7 novas UMEIS entraram em funcionamento: Fevereiro : Águas Claras (B), , Santa Cruz (NE,) Pindorama (NO), Paraíso (L), Pituchinha(NO)e Helvécio Marques Lisboa(B) Março: Ouro Minas (NE)‏ TOTAL DE INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS: 231 2

Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Escola: 910 QUADRO DE PESSOAL: Professor Municipal : 10.448 Educador Infantil: 1.687 Pedagogo: 239 Bibliotecário: 46 Auxiliar de Biblioteca: : 388 Auxiliar de Escola: 910 Auxiliar de Secretaria : 315 3

PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE PROFESSORES TOTAL: 10.448 PROFESSOR MUNICIPAL COM NÍVEL SUPERIOR: 10.123 COM NÍVEL MÉDIO: 325 COM ESPECIALIZAÇÃO: 3.763 COM MESTRADO: 319 COM DOUTORADO: 28 PERFIL DE FORMAÇÃO DO QUADRO DE EDUCADORES INFANTIS TOTAL: 1.687 NÍVEL SUPERIOR: 1.022 SUPERIOR INCOMPLETO: 221 NÍVEL MÉDIO: 444 4

Gestão Democrática Os princípios da democracia regem todas ações da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Através do Cadastro Escolar, Belo Horizonte garante o acesso a todos, respeitando o direito do aluno em estudar próximo de sua residência. A política é de inclusão social com o objetivo de atender prioritariamente as famílias que mais necessitam do ensino público: as, de baixa e de média renda que enfrentam problemas sociais e/ou que possuem crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. Com a meta de aproximar cada vez mais o estudante e o professor, o Ensino Municipal tem o compromisso de formar cidadãos politicamente mais conscientes que vivenciam cultura, lazer, conhecimento, arte e socialização num mesmo espaço físico.

Com a preocupação de atender aos desejos da população local e dos pais, a Prefeitura conta com Conselhos e programas específicos no intuito de manter o diálogo com a sociedade, buscando profissionais qualificados escolhidos pela própria comunidade para os cargos de direção e vice-direção de escola. As Gerências Regionais de Educação definem prioridades locais a fim de implementar as solicitações dos usuários da rede de ensino e atender também às inúmeras reivindicações, sugestões e denúncias do serviço Alô, Educação! São cidadãos que telefonam e nos ensinam continuamente como melhor construir uma escola para todos.

Colegiado Escolar Os colegiados escolares, formados por representantes de vários segmentos sociais nas unidades da rede de ensino da Prefeitura, oferecem aos moradores de Belo Horizonte uma maneira justa e democrática de compartilhamento das responsabilidades da educação de crianças e jovens, dever de todos e não apenas da escola. Os integrantes de cada colegiado participam de maneira conjunta nas discussões e decisões referentes ao âmbito escolar e educacional da escola. A composição de cada colegiado escolar reúne no mínimo 11 e máximo de 21 membros, sendo o diretor o presidente. Podem participar membros do estabelecimento escolar (30%), estudantes com idade igual ou superior a 16 anos (30%), pais, mães ou responsável legal pelo aluno (30%) e também representantes de grupos comunitários (10%).

Programas e Projetos Educação Infantil, Programa Primeira Infância Bolsa Escola Municipal – Programa Família Escola Kit Escolar Educação de Jovens e Adultos BH para Crianças Programa Rede pela Paz

Programa Segundo Tempo Projeto de Intervenção Pedagógica / PSE Programa Escola Integrada

Escola Integrada A Escola Integrada está implantada em 50 escolas da rede pública municipal. O Programa atende a 15.000 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos. No início dos trabalhos, foi definido um cronograma de adaptação das escolas, que ampliam progressivamente o atendimento de 40% até a totalidade de seus estudantes. Os alunos da Escola Integrada são atendidos pela manhã e à tarde, o almoço é servido na escola. As atividades são realizadas tanto dentro, quanto fora da escola, em diversos lugares da comunidade. Ao todo, o aluno é atendido durante 9 horas.

Para as ações fora da escola, são organizados grupos de 25 alunos, acompanhados de um monitor, que pode ser estudante universitário ou agente comunitário. Já são parceiros dez instituições de Ensino Superior: UFMG, PUC Minas, Universo, UNA, Uni- BH, FABRAI , Newton Paiva, FUMEC, UEMG e CEFET-MG. Entre fundações e ONG's destacam-se o Instituto Paulo Freire, Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Sangari, entre diversas outras instituições.

Transforma diferentes espaços da cidade em centros educativos Transforma diferentes espaços da cidade em centros educativos. A partir do reconhecimento da vocação local de cada região, os locais são definidos, com o aproveitamento dos recursos educativos existentes na cidade, como museus, praças, parques, bibliotecas, teatros, cinemas e clubes. Cabe às escolas o desenvolvimento de ações articuladas com projetos já existentes na comunidade, criando novas atividades que atendam ao projeto pedagógico da escola, visando à melhoria da aprendizagem de seus alunos.

É um programa multidisciplinar e pretende integrar os diferentes programas públicos e sociais, tendo como base a intersetorialidade e o compartilhamento de ações entre as secretarias municipais de Educação, Políticas Sociais, Esportes, Regulação Urbana, Saúde e a Fundação Municipal de Cultura, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação.

Boletim Escolar Com novo formato, o Boletim se baseia na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDBEN), e permite à família conhecer e acompanhar o desenvolvimento e a frequência escolar dos seus filhos. Para professores,que precisam da avaliação dos alunos, é instrumento que auxilia no planejamento de suas ações pedagógicas e para a SMED, contribui na compilação dos resultados dos educandos.