“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocando Deus em Primeiro Lugar
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
O TESTEMUNHO DO SERVO SENHOR A VIDA EXEMPLAR DE DANIEL.
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A Restauração de Israel A restauração material
Estudo 7 – A chegada de Neemias
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL Estudo 01 – Apresentação O tempo do retorno
A Restauração de Israel Um compromisso assumido
A Restauração de Israel Os obstáculos à reconstrução
A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
VELHO TESTAMENTO 5.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
ESDRAS Perguntas Bíblicas Começar Jogo (10 Capítulos)
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Profetiza Ez. 37.
Os Livros das Crônicas.
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
SEJA UM LÍDER.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Mobilização © Copyright 2010: International Leadership Institute: All Rights Reserved.
VIDA ESPIRITUAL DA IGREJA
A SABEDORIA DO SILÊNCIO
Compreender, através da visão de Daniel 8, que Deus restaura. Perceber que o povo de Deus está seguro n’Ele.
« Quatro Leis da Espiritualidade »
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
...
‘’As mulheres podem espalhar o amor de Cristo pelo mundo’’
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Onde Deus Quer que Eu Esteja
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (3) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
ATOS DOS APÓSTOLOS - LIÇÃO 13
As indiscutíveis marcas dos cristãos
TEXTO BASE: Daniel 6.12 “Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo.
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Escola Restaurar 22 maio 2011 Esdras.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Tema do Trimestre - A Restauração de Israel Estudo 02 O desafio da reconstrução Esdras “Responderam-lhes, porém, Zorobabel e Jesuá, e os outros.
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
Neemias 8 A consagração do povo
Os Hebreus.
CAMPANHA DE JEJUM DA LUZ APOSTÓLICA
TRAVESSIA DA VIDA TRAVESSIA DA VIDA TRAVESSIA DA VIDA
O AVIVAMENTO BÍBLICO Neemias
Neemias 5 A restauração social
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
Simplesmente Igreja.
Neemias Um modelo de liderança diferente
A verdadeira conversão
Neemias 2 Cumprindo a vontade de Deus
Salmo, capítulo 131 humildade e confiança em Deus
Canção do grupo de Corá SALM0 47
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Deus trabalha mesmo no Silêncio
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
A história do nascimento de Jesus Cristo.  O que você faria ao ver uma criança nascendo nessas circunstância?  Sem recursos, com muitas limitações.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
Transcrição da apresentação:

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Texto áureo: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças”

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 I - Revendo a cronologia bíblica: 606 a.C. – O exílio começa (Daniel) 586 a.C. – Jerusalém cai; 539 a.C. – Ciro ordena o retorno; 536 a.C. – Zorobabel chega; 515 a.C. – O templo é terminado; 458 a.C. – Esdras chega a Jerusalém.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 II - Revendo a cronologia histórica (Os reis da Pérsia) De 539 a 530 a.C. – Ciro; De 530 a 522 a.C. – Cambises; De 522 a 486 a.C. - Dario (I); De 486 a 465 a.C. – Xerxes (Assuero) De 464 a 423 a.C. - Artaxerxes

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 1.Tentando entender o vazio histórico: De 515 a 458 a.C. pouco se sabe sobre Israel. Depois da construção do templo, são 60 anos de silêncio. A suposição nos faz pensar que houve simplesmente, tranqüilidade e paz na região, com Israel se confirmando e se ampliando.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 2.Tentando entender o vazio histórico: O que nos faz pensar assim é que não há nenhum registro de reclamação ou acusação dos povos vizinhos. A história leva-nos a crer que Israel simplesmente se acomodava em sua terra e, talvez, começasse a se aculturar com os vizinhos. Porque do contrário, os vizinhos reclamariam.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 3.Tentando entender o vazio histórico: A Bíblia não nos relata nada sobre este período de tempo. Apenas que num tempo determinado por Deus, o rei Artaxerxes que reinava há seis anos, resolve ordenar a Esdras que fosse a Jerusalém e Judá para ver como estavam as coisas.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 4.Tentando entender o vazio histórico: Fica então a indagação: Foi uma auditoria do rei que desejava saber se as ordens do seu antecessor tinham sido cumpridas?... Ou foi um pedido de Esdras que estava achando que alguma coisa deveria ser feita para que a restauração se desse efetivamente?

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Aqui, então começa a nossa história: Lendo Esdras 7.1 a 7.6, vemos que, tal como Zorobabel, Esdras foi enviado para Jerusalém com um grande apoio do rei da Pérsia. Ele foi escolhido por ser um homem notável dentre os judeus na Pérsia. Mesmo chegando 80 anos depois ele se torna a personagem central da história.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Lendo a Bíblia em Esdras 7.7 a 7.11, verificamos que a bênção do Senhor acompanhou o retorno de mais 1777 homens e suas famílias. Interessante registrar o fato dos levitas não quererem voltar, sendo convocados especialmente por Esdras. Ele precisava desses homens, pois a restauração que iria fazer agora era espiritual e não material como Zorobabel.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Lendo Ed 7.12 a 28, vemos como a mão do Senhor, mais uma vez, levou a bênção de Deus sobre o seu povo. Sua carta é uma verdadeira lição de autenticidade e religiosidade para o povo de Israel. Este Artaxerxes I, é chamado também de Langínamo. É ele que vai mandar mais tarde Neemias para a reconstrução dos muros. Mais um rei pagão usado por Deus.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Lendo Ed 8.1 a 20, verificamos a relação dos homens que voltaram com Esdras para Jerusalém. São cerca de 1500 aos quais são somados depois os 250 levitas. Aliás, vale a pena cogitar sobre o “por que”, exatamente, os levitas, não se dispuseram ao retorno. Eles deviam saber que seriam muito necessários ali para a nova reconstrução de Esdras.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Meditando agora em Esdras 8.21 a 36 vemos a grande sabedoria desse homem de Deus: Os cuidados que toma para a segurança da viagem; O jejum que ordena; A prestação de contas que faz quando chega a Jerusalém; O culto com que os de casa, recebem os novos companheiros que chegam… Enfim, mais uma vez se comprova a bênção de Deus para com o seu povo em Jerusalém.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Vale a pena meditar: 1.O Senhor move o coração dos nossos governantes mesmo? 2. Se move, será que estamos orando por nossos governantes como devíamos? 3. Será que temos hoje, homens como Esdras? – Suas características? 4. “Preparado de coração? 5. “Hábil na lei de Deus?” 6.”Possuidor de bom senso; 7.Cuidadoso.

A restauração de Israel – Estudo 05 A chegada de Esdras - Ed 7 e 8 Concluindo: SERÁ QUE NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE ALGUNS “ESDRAS” NOS DIAS DE HOJE?... COMO LEVITA DO SENHOR VOCÊ ACEITARIA O CHAMADO?