SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem foram os Maias?.
Advertisements

A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
A Antiguidade Oriental
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
A ocupação da América e do Brasil
A antiga civilização indiana
Sistema de numeração decimal
ANTIGO EGITO.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
Os lugares que formam o mundo
Passagem da Antiguidade para o Feudalismo
Os números no dia a dia.
Prova trimestral 1° trimestre/2009
Al-jabr A história da álgebra
TEMA DA AULA.
1 3 2 NUMERAIS 4 5.
Os Números … 5.
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
Matemática Prof.: Ten Ademir.
EDUCAÇÃO ROMANA.
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
Egito.
A história da Matematica
Centro Educacional Canguru
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
Capitulo 1- Povos e Nações
Numeração.
Civilização Maia.
Colégio de aplicação da UFRGS Nomes: Gabriella J., Francine B., Lucas B., Matheus L e Pedro A. Turma: 82 Professora: Fabiana Serres Matéria: Matematica.
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
MAIAS.
AFRODESCENDENTES.
Mapa Físico da Europa.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Tema da aula Grupo – Capítulo
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
A arte no Egito.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO
PROFESSORA MARIA CRISTINA
ARTE EGÍPCIA.
Números naturais e sistemas de numeração
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Matemática para o povo egípcio
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
Sistema de numeração Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma.
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi.
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
A história dos números.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
Materiais manipuláveis: Ábaco
A numeração indo-arabica Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da era cristã,que nasceu o mais antigo sistema.
FRAÇÕES
Um pouco da história dos números
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

No processo histórico do assentamento humano na Terra, ocorreram permanentes deslocamento de pessoas, às vezes de povos inteiros. A distribuição da população no mundo sofria influência de fatores como rotas marítimas e terrestres, comércio, religião, cultura e guerras, dentre outros.

A Matemática desenvolveu-se nesse processo histórico e, consequentemente, recebeu todas essas influências. Um bom exemplo disso foi o desenvolvimento ao longo dos séculos dos sistemas de numeração.

Assim como na escrita, povos de diferentes regiões do planeta encontraram meios de realizar contagens, de representar quantidades, desenvolvendo alguma competência numérica.

E, se alguns desses sistemas de numeração sofreram pouca ou quem sabe nenhuma influência externa, outros, como o indo-arábico refletem a troca de conhecimentos entre os povos.

Vejamos alguns sistemas de numeração desenvolvidos ao longo do tempo:

Numeração indo-arábica O sistema de numeração indo-arábico é o resultado do aprimoramento, do sistema criado pelos hindus, moradores do vale do rio Indo e divulgado ao mundo pelos árabes, daí o nome indo-arábico.

Os hindus viviam onde hoje é o Paquistão.

Quando os árabes chegaram à Europa, buscando conquistar novos territórios, trouxeram consigo o sistema de numeração criado pelos hindus.

Por volta dos anos 809 a 833 d.C., em Bagdá, na chamada casa da sabedoria, Mohammed ibu-Musa al-Khowarismi escreveu um livro sobre a arte hindu de calcular. A partir de então, al-Khowarismi ficou muito conhecido e teve seu nome associado aos símbolos hindus, que passaram a ser chamados de algarismos.

Os símbolos se modificaram no decorrer do tempo:

A grande vantagem desse sistema de numeração é que, com apenas 10 símbolos, representa-se toda a infinidade de números existentes, quer sejam eles inteiros, decimais ou fracionários.

Para pensar! Você já usa o sistema de numeração indo-arábico há algum tempo. Analise-o e aponte suas principais características.

Outros sistemas de numeração, como egípcio, romano, maia, foram aos poucos sendo total ou parcialmente substituídos pelo sistema de numeração indo-arábico. O estudo de suas características nos permite estabelecer um paralelo e compreender o motivo dessa mudança. Observe:

Numeração egípcia

O Egito antigo localizava-se basicamente às margens do rio Nilo, ocupando um espaço geográfico um pouco diferente do que ocupa o atual Egito.

O sistema de numeração egípcio, tão antigo quanto as famosas pirâmides data de cerca de cinco mil anos atrás. Foi preservado em papiros, ou em monumentos de pedra. Os símbolos utilizados para representar os numerais faziam parte do cotidiano dos egípcios.

Cada símbolo egípcio podia ser repetido até nove vezes. A posição do símbolo não importava. Possuía um princípio aditivo: os valores dos símbolos eram somados. Possuía base 10: a mudança de símbolo ocorria ao se completar 10 repetições. Um modo de escrever o número 2012, por exemplo, poderia ser esse:

Para pensar! Quais vantagens esse sistema possui? Quais desvantagens? Será que ele ainda é utilizado? Compare-o ao sistema indo-arábico. Quais semelhanças ou diferenças você percebe?

Numeração romana

Os romanos constituíram, entre os séculos IV a. C. e V d. C Os romanos constituíram, entre os séculos IV a.C. e V d.C. um dos maiores impérios já conhecidos. Com base em Roma, por alguns séculos foi considerado o centro do mundo “civilizado”.

O sistema de numeração desenvolvido pelos romanos atravessou os séculos e, ainda hoje, é utilizado.

A partir do número quatro mil, os romanos colocavam um traço sobre o número, indicando mil vezes mais. A partir de um milhão, colocavam dois traços, indicando um milhão de vezes mais.

Para pensar! O sistema de numeração romano é aditivo como o egípcio? Somente aditivo? É posicional? É possível perceber uma regularidade em sua formação? Será como os romanos realizavam adições, subtrações, multiplicações ou divisões? Estabeleça um paralelo com o sistema indo-arábico. Por qual ou quais motivos ainda se mantém em uso?

Numeração maia Os maias viveram na América Central e desenvolveram um sistema de numeração de base 20 (vigesimal), provavelmente porque vinte é o resultado da soma dos dedos das mãos e dos pés. http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/tp1/mapachegada.jpg

O sistema de numeração maia seria prático nos dias de hoje? Para pensar! O sistema de numeração maia seria prático nos dias de hoje? Ele possui características comuns aos outros sistemas estudados? Se sim, quais? Qual o mérito do sistema maia em relação ao sistema romano e ao sistema egípcio?

Para finalizar, só mais uma perguntinha: Por que você precisa estudar sistemas de numeração?