PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
EE SEN. FILINTO MULLER ANGÉLICA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE DRº JOSÉ M. F. FRAGELLI ANGÉLICA - MS
EE BRAZ SINIGÁGLIA BATAYPORÃ - MS
EE LUIZ SOARES ANDRADE NOVA ANDRADINA - MS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - UCDB Informações Gerais Março/2008.
Elaboração de relatórios para acadêmicos e orientadores
Reunião do Programa de Iniciação Científica
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
1.
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Indicadores de Resultados
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
REUNIÃO PARA ORIENTAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL PIBIC-2013/2014 Porto Velho-RO, 11 de março de 2014.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Trabalho de conclusão de curso
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Universidade Federal de Itajubá
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Minicurso: Elaboração de projetos das atividades de pesquisa Maria Bernardete Cordeiro.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB Profª.Pós-Doutora Ana Carolina Amorim Orrico Assessoria para Pesquisa na Graduação e Coordenação do PIBIC Zootecnista.

COORDENAÇÃO DO PIBIC / UCDB Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação  Prof.Dr. Hemerson Pistori Assessoria para Pós-Graduação e Presidência do Comitê Científico Profª. PhD. Angela Elizabeth Lapa Coêlho Assessoria para Pesquisa na Graduação e Coordenação do PIBIC Profª. Pós-Doutora Ana Carolina Amorim Orrico e-mail PIBIC: pibic@ucdb.br

O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA? Instrumento de divulgação científica que se destina a complementar o ensino de graduação oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida.

OBJETIVOS GERAIS PIBIC / CNPQ / UCDB Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica; Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.

Bolsas do Programa IC? COTAS ATUAIS 60 bolsas do CNPq 45 bolsas da UCDB

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PIBIC 1º - Como Bolsista CNPq e UCDB 2º - Voluntário 3° Colaborador

BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA UCDB AOS PARTICIPANTES DO PIBIC Acesso ao acervo da biblioteca; Cota mensal de impressões ou xerox; Apoio financeiro para participação em eventos externos, desde que haja disponibilidade financeira; Custeio de planos de trabalho desde que orçados no projeto do Professor Orientador.

DEVERES DO ACADÊMICO Cumprir o plano de trabalho proposto e aprovados pelos Comitês Externo e institucional do PIBIC, observando rigorosamente o cronograma apresentado; Dedicar-se ao curso de graduação no qual estiver matriculado reservando, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais às atividades previstas no plano de trabalho; Conhecer e respeitar as normas do Programa de Iniciação Científica, cumprindo rigorosamente as determinações da Coordenação de IC quanto ao desenvolvimento e acompanhamento da pesquisa; Participar assiduamente das reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas pela Coordenação do Programa IC-UCDB;

DEVERES DO ACADÊMICO Encaminhar os relatórios parciais e final rigorosamente nos prazos estabelecidos pela Coordenação do Programa IC- UCDB; Justificar, por escrito, eventual ausência nas reuniões e/ou atraso na entrega dos relatórios junto à Coordenação do Programa IC-UCDB; Manter contato freqüente com a secretaria da Coordenação de Pesquisa e PIBIC com vistas à obtenção de informações e/ou esclarecimentos, solicitação de materiais e documentos, ou ainda para comunicar eventuais problemas com o andamento da pesquisa, sempre por escrito; Acompanhar as informações do PIBIC no site www.ucdb.br/pibic

DEVERES DO ACADÊMICO Participar, com apresentação de trabalho, dos eventos organizados no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UCDB; Conhecer e cumprir as normas da ABNT quanto à elaboração de trabalho científico; Fazer referência ao apoio do CNPq e da UCDB nos trabalhos escritos e apresentações orais que vir a apresentar e a publicar sobre a pesquisa que realizou no PIBIC. A FALTA NA REUNIÃO SEM JUSTIFICATIVA IMPLICARÁ NA SUSPENSÃO DA BOLSA POR UM MÊS. E A REINCIDÊNCIA SEU CANCELAMENTO.

DEVERES DO ORIENTADOR Conhecer e cumprir as normas do Programa de Iniciação Científica da UCDB; Dedicar, no mínimo, 2 horas-aulas semanais por acadêmico, a título de orientação à pesquisa; Acompanhar e avaliar o(a) acadêmico(a) no cumprimento das atividades e dos objetivos estabelecidos no plano de trabalho; Responsabilizar-se por qualquer ação ou solicitação para o desenvolvimento do projeto de pesquisa no âmbito do Programa IC-UCDB; Acompanhar as informações do PIBIC no site www.ucdb.br/pibic

DEVERES DO ORIENTADOR Participar efetivamente das reuniões ordinárias e extraordinárias ou de quaisquer outros eventos para os quais seja convocado(a), no âmbito do Programa IC-UCDB; Comunicar imediatamente qualquer alteração que venha a efetuar no projeto de pesquisa ou no plano de trabalho do(a) acadêmico(a);

DEVERES DO ORIENTADOR Comunicar à Coordenação Programa IC-UCDB, em tempo hábil, qualquer irregularidade ou falta cometida pelo(a) acadêmico(a), sobretudo no caso de substituição do mesmo, responsabilizando-se pela indicação de outro graduando que se enquadre nos requisitos exigidos pelo Programa; Primar pelo bom desempenho do(a) acadêmico(a) e por seu efetivo aprendizado, seja na graduação, seja na iniciação científica. Se preparar para a entrega do Relatório Anual do Projeto – AGOSTO 2008.

NORMATIZAÇÃO DO PIBIC O programa de iniciação científica da UCDB é regido pela Resolução Normativa 025/2005; 017/2006 do CNPq e pelas normas internas da UCDB. www.cnpq.br/programasespeciais/pibic/index.htm

BOA SORTE e BONS TRABALHOS!! CONSIDERAÇÕES FINAIS Atualização do e-mail; Visitar frequentemente o site do PIBIC; Informar qualquer dificuldade e/ou alteração no projeto ou plano de trabalho; O PIBIC não irá intermediar conflitos. BOA SORTE e BONS TRABALHOS!!