Plenária RBMLQ-I Manaus - AM Sistema de Gestão Integrada-SGI
Desde Set/2011 todos órgãos delegados estão conectados ao SGI
Internet conectada – sem rede local, sem proxy,... Sem nenhum investimento em TI Sem nenhum técnico de TI Nenhuma pessoa para receber treinamento Ninguém para dar entrada de dados no sistema Viajou para receber treinamento – saiu do órgão delegado na outra semana Recebeu treinamento semana toda. Sexta a pessoa foi exonerada Recebeu treinamento mas era estagiário e saiu Não tem cabo para conectar notebook a balança Equipes decidem não usar o coletor de dados Sem bloqueio de acessos indevidos Demitido com acesso ao sistema Má distribuição de equipamentos (foco em áreas não finalísticas) “Ninguém me repassou como funcionava...” “Não tive treinamento...” “O pessoal do SGI não quis me atender...” “Isto aqui não vai funcionar...aqui é diferente” “Esta configuração (proxy) não vai durar” Infraestrutura
Infraestrutura em TI Atividades equipe TI Governança TI ** Regras de negócio (SGI)-requisitante CSS Segurança da Informação (firewall) **Master portalrbmlq Redes Lan/Wan (RNP)(proxy, DHCP,...), manutenção básica equip. Software básico **Help desk **internet/intranet/ Criação de usuários/Autorizadores Liberação menus/senhas/Permissões sincronismo Coletores/imp. Transf. Térmica Laptop/imp. Portatil Fechamento/inconsistências **Telecentros Assessoria/Treinamento de usuários Crise X OportunidadeDificuldade Busca de melhores práticas levando-se em conta: Processos Pessoas Tecnologia Cultura Organizacional Sistema de Informações Operacional / Execução (RNMLQ) Estratégico / Planejamento (Inmetro) Tático-Gerencial / Controle (RNMLQ-Inmetro) Elaboração de Consultas e Relatórios de informações Consolidados Dados Informação Conhecimento Plano de trabalho Plano de Aplicação Apresentações antes da Implantação do SGI Atualmente
(Sistema de Gestão Integrada-SGI) Plano de Trabalho = Pequenos ajustes Plano de Aplicação =Ajustes Prestação de Contas = Refinamento, Novas funcionalidades, Ferramentas de acompanhamento
Central de Suporte a Serviços (CSS) do SGI Tipo/statusDemanda abertaFinalizado Altera ç ão de dados (DML)06204 D ú vidas30245 Erro aplica ç ão55727 Implementa ç ão3080 Manuten ç ão1164 Migra ç ão de dados00 Procedimento incorreto0464 SGI-m ó vel – Coletor02123 SGI-m ó vel – Pr é medidos0111 SGI-m ó vel – Qualidade0179 Sugestões0619 Treinamento0511 Total de demandas no per í odo: Em aberto: 150 Finalizadas: O CSS consiste no desenvolvimento de um Ponto Único de contato com o requisitante, onde este registrará e acompanhará suas solicitações, que serão atendidas de forma cronológica, com priorização dos serviços críticos, servindo no futuro como uma Base de Conhecimentos ou FAQ (Frequently Asked Questions). Abril/2011 a Agosto/2011
Treinamentos / Integração 1) SGI BÁSICO E MELHORES PRÁTICAS PARA GESTÃO DE INFRAESTRUTURA EM TI 2) PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OPERAÇÕES USANDO SGI – PRÉ MEDIDOS 3) PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OPERAÇÕES USANDO SGI – QUALIDADE 4) PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OPERAÇÕES USANDO SGI – INSTRUMENTOS 22 videoconferências específicas do SGI
Implantação - módulos
UFNº diáriasDataUFNº diáriasData AC7.508/11PB7.007/10 AL13.507/10-09/11PE4.509/09 AM8.007/10PI5.008/11 AP7.510/10PR4.510/10 BA5.503/10RJ10.007/10-02/11 CE5.507/10RN15.509/10-08/11 ES7.504/10RO-- GO2.506/09RR5.007/11 MA7.009/10SC3.510/09 MG5.511/10SE10.509/10-09/11 MS4.5 *03/09SP-- MT4.507/10TO6.007/11 PA10.510/10-07/11156,5 Módulo Contratos Objetivo: Achar alternativas para preservação do conhecimento adquirido Somente computado diárias de usuários que efetuaram o treinamento ( sem pessoal de TI)
Principais Demandas/Ações 2011 Finalização da implantação básica do SGI (região norte) Estruturação do módulo “Cronotacógrafo” Inicio implantação de módulos administrativos no Inmetro (Contratos, Almox) Modelagem sistema “Suprimentos” Desenvolvimento e implantação sub-módulo “Plano de Trabalho” Desenvolvimento e implantação módulo “Adm. Financ. Orçamentária” Desenvolvimento de Registro de Medições para IPNA e Bomba Med. Adequação SGI para utilização das Procuradorias Federais no estados Configuração base de dados consolidada Desenvolvimento software para busca de dados em base consolidada e apresentação em tablets Final do desenvolvimento e implantação do módulo “Patrimônio” Integração Inmetro com SGI (Divec-tabelas genéricas/Cored-baixa automática/classif. Pag/ Profe-Inscrições Div. Ativa) Disponibilização da prestação de contas das oficinas de reparo no PSIE Desenvolvido módulo de agendamento no PSIE (ainda não esta em produção)
Planejamento 2012 – Principais ações definidas Finalização da implantação completa do SGI nos estados (todos módulos) Acesso e utilização de base consolidada – senha única – B.I. Envio de informações gerenciais a dispositivos móveis de Dirigentes Utilização de coletores em verificação de Taxímetros (impressão local) Desenvolvimento e implantação módulo “Suprimentos” Finalização do módulo “Adm. Financ. Orçamentária” (principalmente rel. de acompanhamento) Implantação dos módulos Transporte e Patrimônio no Inmetro Finalização e implantação do sub-módulo Capacitação (Módulo Recursos Humanos) Integração “Sistema Empresas (RAIS/CNAE)” ao SGI Implantação completa do módulo “Oficinas” – integrado ao PSIE Implantação do agendamento verificação de Taxímetro – integrado ao PSIE
Acompanhamento utilização de coletores de dados Total utilizado : 505
Acompanhamento utilização de notebooks PM e QL
Receitas ( Valores até 31/10/11 – R$ - %) UFJuridicoMetrologiaDiv. AtivaCronotacógrafo A Classificar Total AC AL , , , , , AM , , , , AP , , , , BA , , , , , CE , , , , , ES , , , , , GO , , , , , MA , , , MG , , , , MS , , , , , MT , , , , , PA , , , , PB , , , , PE , , , , , PI , , , , , PR , , , , , RJ , , , , RN , , , , RO RR RS , , , , , SC , , , , SE , , , , , SP , , , , , TO , , , , , =/ SGI X portalrbmlq / FONTE SGI : Posição Diária
UFA.I. emitidos Dias na área técnica Dias na área jurídica A.I sem processo AC AL AM58Não encaminha comprotocolo03 AP BA CE* ES GO **4212 MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO62Não encaminha comprotocolo00 RR06Não encaminha comProtocolo00 RS SC SE SP TO FONTE SGI : Autos de Infração X Processos Jurídicos Acompanahmento da Fiscalização Pré-Medidos – A.I. cadastrados no 1º semestre Dias na área técnica: Data Coleta(ou Laudo exame) até Data encaminhamento Dias na área jurídica: Data encaminhamento até data parecer *CE saiu dt=1660 e dj=3149 Dt enc. 09/05/0201 **GO Desiguais muitas dt = 1 PE Formaiss muitas dt = 2 PROCEDIMENTO ?
(Sistema de Gestão Integrada-SGI)