FE – Faculdade de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Inclusão digital inclusão social
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Comissão de Educação dos Profissionais
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Universidade de Aveiro
Apresentação do Projeto
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Contexto de Educação a Distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Apresentação Institucional 2008/04
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
De quem estamos falando, afinal?
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Promovendo Soluções Sociais
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Universidade Corporativa Procenge
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

FE – Faculdade de Educação Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação - Inclusão Digital - UNICAMP PREAC - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS FE – Faculdade de Educação Campinas, maio 2005

Rede SACI – Desafio à inclusão digital para Pessoas com Deficiência

Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação www.saci.org.br

Missão da Rede SACI Incentivar o protagonismo e a inclusão social e digital da Pessoa com Deficiência, através do estímulo à criação de condições de acessibilidade, do compartilhamento de informações sobre Deficiência e da disponibilização de ferramentas em meio digital

Rede SACI Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação Atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre a temática da Deficiência, estimulando a inclusão social e digital e o exercício da cidadania da pessoa com deficiência Público-alvo preferencial: a Pessoa com Deficiência - deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla O conteúdo informacional disponibilizado refere-se à questão da Deficiência. Portanto, a Rede atende segmentos envolvidos com esta temática: familiares, profissionais atuantes na área, formadores de opinião, formuladores de políticas públicas, empresários e pesquisadores.

Quem faz a Rede + Realização CECAE/USP Parceiros iniciais UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas + Apoiadores, Colaboradores, Usuários, Parceiros novos....

Produtos e Serviços da Rede SACI Internet E-mail/Webmail Repórter SACI Notícias diárias sobre Deficiência Fóruns ; Listas Temáticas ; Lista de Comunicação com Usuário Softwares adaptados Kit 1 - para pessoas com deficiência visual Kit 2 - para pessoas com dificuldades motoras Bate-papo SACI Depoimentos e páginas pessoais Bases de Dados (próprias e de outras instituições) Agendas de Eventos e de Cursos Anúncios Classificados Banco de Talentos Oportunidades de Trabalho Etc, etc....

Características da Rede SACI Todos os tipos de deficiência Produtos e serviços gratuitos Interatividade Acessibilidade digital Atendimento a demandas pessoais Utilização de diversos meios de comunicação (correio, fax, telefone) Todos os assuntos relacionados

De quem estamos falando?

têm algum tipo de incapacidade ou de deficiência Censo IBGE/2000 26 milhões e 500.000 brasileiros ou 14,5% da população total têm algum tipo de incapacidade ou de deficiência

Portal da Rede SACI Canal institucional (Rede SACI) Canais de conteúdo Acessibilidade (física e digital) Deficiência Educação Trabalho

Temas prioritários Educação Trabalho

Inclusão: novo paradigma Sociedade se adapta para atender às necessidades das pessoas com deficiência  Mais atenta às necessidades de TODOS Não disfarça as limitações: elas são reais

Inclusão Valoriza a individualidade das pessoas com deficiência Não se caracteriza apenas pela presença de pessoas com e sem deficiência no mesmo ambiente Exige transformações pessoais e sociais profundas Claudia Werneck

Pessoas com deficiência e inclusão digital Podem (e devem) ser parte do processo de inclusão digital Benefícios “extra”: Auto estima; Autonomia; Sociabilidade; Estimulação/reabilitação (física; cognitiva); Educação; Trabalho (atividades remuneradas); Participação cidadã

Inclusão (social e digital) Interessa a tod@s Beneficia a tod@s  Acessibilidade e Usabilidade

Rede SACI e a inclusão digital Desde o início (1999), a Rede SACI preocupa-se em desenvolver uma linha de pesquisa e de ação voltada para a Inovação Tecnológica e TICs, com foco nas possibilidades de inserção digital da pessoa com deficiência.

Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil. Para uma pessoa com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.

A inclusão digital permeia A inclusão digital permeia todo o site da Rede SACI, os produtos e serviços disponibilizados

O que fizemos (1) Concepção e criação de site em forma de Portal, que obedece os critérios do W3C/WAI. Para tanto, pesquisa, investe na capacitação de sua equipe Web e trabalhou com a consultoria da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, especialista em acessibilidade digital; Pesquisa e desenvolvimento de aplicativos e ferramentas próprias, que são inclusivas (podem ser utilizadas simultaneamente por pessoas com e sem deficiência): bate papo, fórum de discussão e editor de conteúdo, que funciona de maneira complementar a um sistema de gerenciamento de sites;

O que fizemos (2) Pesquisa e desenvolvimento dos Kits SACI 1 (para pessoas com deficiência visual) e Kit SACI 2 (para pessoas com graves problemas motores), compostos por programas e aplicativos gratuitos. Para muitas pessoas com deficiência, representam o primeiro software que podem utilizar;

O que fizemos (3) Pesquisa e desenvolvimento do conteúdo informacional "Telecentros para Tod@s", partindo da experiência acumulada nos CICs - Centros de Informação e Convivência, que são a interface presencial da Rede SACI. Parceria Sampa.Org e Fundación Chasquinet. O conteúdo está disponível em português e espanhol. A construção do site demandou pesquisa, considerando aspectos de usabilidade e acessibilidade;

O que fizemos (4) Realização de diagnóstico e subseqüente pesquisa para identificar necessidades de usuários com diferentes tipos de deficiência, no que se refere a software e hardware adaptados, além da construção de indicadores de acessibilidade às TICs. Apoio: CNPq

O que fizemos (5) Por sua vocação de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para a pessoa com deficiência e por sua presença no território nacional, a IBM/Brasil escolheu a Rede SACI como centro distribuidor e de suporte técnico do software WAT (Web Adaptation Technology), desenvolvido com apoio do W3C/WAI, para pessoas com baixa visão, com problemas motores e idosos;

O que fizemos (6) Participa de Grupo de Trabalho, coordenado pelo SERPRO, para desenvolver um software leitor de tela para cegos em Linux. Primeira iniciativa brasileira no sentido de proporcionar condições de acessibilidade, no Linux, para pessoas com deficiência;

O que fizemos (7) Grupo de Trabalho da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que preparou a primeira Norma Técnica brasileira sobre Acessibilidade; Tradução de artigos do E-Access Bulletin - Technology news for people with vision impairment, do Royal National Institute for the Blind, da Inglaterra; Finalização de base de dados sobre serviços e produtos para pessoas com deficiência e ferramenta de busca, segundo critérios de acessibilidade. Apoio: CNPq; Comissões organizadoras, comitês científicos de congressos e eventos acadêmicos e/ou político-sociais focados nas temáticas da Deficiência e da Inclusão Digital; Trabalhos em seminários nacionais e internacionais e publicação de artigos