ACV – Uso no projeto de processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Advertisements

PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
FILOSOFIA DO PENSAMENTO DE CICLO DE VIDA Seu papel dentro das ferramentas de gestão ambiental das micro e pequenas empresas brasileiras.
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Poluição da água, do ar e do solo
O Etanol como Combustível: Características e Oportunidades
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Análise do ciclo de vida de produtos
SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira
Metodologia Científica e Tecnológica
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ecodesign e a Indústria
Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ CÔMPUTO E VALORAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS.
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Objetivo e metodologia de trabalho
Workshop GT-III Matéria-Prima e Matriz Energética
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Disciplina: Sistema de Água
A ENGENHARIA NO PROJETO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
QUÍMICA VERDE.
“GESTÃO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES”
Avaliação do Desempenho Ambiental de Produtos
Engenharia de Produção
Licenciamento de Instalações do Ciclo do Combustível Nuclear
Perspectiva histórica do desenvolvimento de estratégias ambientais
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia
Gestão de resíduos perigosos
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
GAESI - Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais, Portuários e Segurança Eletrônica do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica.
A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA FORJAR NOVAS CIDADES -
Prefeitura do Recife - EMLURB
Gestão Sustentável do Uso da Energia
Impactos ambientais e o ciclo de vida de produtos: da extração de recursos até a destinação final dos resíduos sólidos Alex R. Nogueira Ilhéus, 14 de novembro.
Álcool Etanol Combustível
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
Universidade Federal da Bahia
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
Rede SENAI de Construção Civil
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A Importância das tecnologias no mundo
Desenho e simulação de bioprocessos
Atividades Econômicas
Introdução a Engenharia Elétrica
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Biotecnologia ambiental
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS, AERONÁUTICA E AUTOMOBILÍSTICA 1 Desempenho de Hélices.
Panorama da Avaliação do Ciclo de Vida
Projeto de Introdução à Engenharia - Ensino Médio 2010
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)
Inovação e Ambiente Sistemas Integrados Seminários de Inovação Paulo Ferrão.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Parte III Gestão Ambiental.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Métodos/Ferramentas para o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
INOVA Sustentável: compras sustentáveis pela inovação e por uma economia verde e inclusiva 2 o Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis.
Avaliação do Ciclo de Vida Haroldo Mattos de Lemos
Pesquisa, desenvolvimento, produção, transformação e aplicação de materiais com objetivos tecnológicos. Qual o campo de atuação.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
Transcrição da apresentação:

ACV – Uso no projeto de processos FORUM PERMANENTE DE ENERGIA E AMBIENTE ECODESIGN E O CICLO DE VIDA DOS MATERIAIS ACV – Uso no projeto de processos 15 de setembro de 2004 FEC/FEM - UNICAMP Inicialmente quero agradecer a oportunidade de comparecer a este importante evento, particularmente para falar sobre ACV. O Grupo de Prevenção da Poluição do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo tem como sua principal linha de atividade a ACV, com o objetivo de contribuir para a consolidação do uso desta potente técnica da gestão ambiental, no Brasil. Quero aproveitar a oportunidade para comunicar a recente criação da Associação Brasileira de Ciclo de Vida. Gil Anderi da Silva GP2 - EPUSP

PRODUTOS E MEIO AMBIENTE CONCEITO DE CICLO DE VIDA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - ACV

PRODUTOS Como nasce um produto? Necessidade Oportunidade EXERCER UMA FUNÇÃO O “Life Cycle Thinking” é algo que eu diria intuitivo para as pessoas que começam a refletir sobre as questões ambientais. Quantos de nós já não ouvimos a seguinte colocação: “Não use copos de plástico para tomar café; a de cerâmica é ambientalmente mais correta!”. Esta postura indica uma visão mais ampla da interação de produtos com o meio ambiente. A ACV é uma importante técnica da gestão ambiental, e ela veio para ficar. A ACV é uma técnica nova e, como tal, precisa de algum desenvolvimento para se consolidar. A principal limitação para a execução de estudos de ACV é o grande número de dados a serem obtidos. O inventário de um sistema complexo pode conter milhares de unidades de processo, com dezenas ou até centenas de milhares de dados numéricos, derivados de um grande número de fontes e com uma ampla faixa de precisão.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PROJETO – IMPLANTAÇÃO - PRODUÇÃO USO DISPOSIÇÃO FINAL O “Life Cycle Thinking” é algo que eu diria intuitivo para as pessoas que começam a refletir sobre as questões ambientais. Quantos de nós já não ouvimos a seguinte colocação: “Não use copos de plástico para tomar café; a de cerâmica é ambientalmente mais correta!”. Esta postura indica uma visão mais ampla da interação de produtos com o meio ambiente. A ACV é uma importante técnica da gestão ambiental, e ela veio para ficar. A ACV é uma técnica nova e, como tal, precisa de algum desenvolvimento para se consolidar. A principal limitação para a execução de estudos de ACV é o grande número de dados a serem obtidos. O inventário de um sistema complexo pode conter milhares de unidades de processo, com dezenas ou até centenas de milhares de dados numéricos, derivados de um grande número de fontes e com uma ampla faixa de precisão.

PRODUTOS E MEIO AMBIENTE “LIFE CYCLE THINKING” - Intuitivo FOCO NO PROCESSO  FOCO NO PRODUTO O “Life Cycle Thinking” é algo que eu diria intuitivo para as pessoas que começam a refletir sobre as questões ambientais. Quantos de nós já não ouvimos a seguinte colocação: “Não use copos de plástico para tomar café; a de cerâmica é ambientalmente mais correta!”. Esta postura indica uma visão mais ampla da interação de produtos com o meio ambiente. A ACV é uma importante técnica da gestão ambiental, e ela veio para ficar. A ACV é uma técnica nova e, como tal, precisa de algum desenvolvimento para se consolidar. A principal limitação para a execução de estudos de ACV é o grande número de dados a serem obtidos. O inventário de um sistema complexo pode conter milhares de unidades de processo, com dezenas ou até centenas de milhares de dados numéricos, derivados de um grande número de fontes e com uma ampla faixa de precisão.

CONCEITO DE CICLO DE VIDA Abordagem tradicional Foco sobre o processo MEIO AMBIENTE Manufatura do produto

CONCEITO DE CICLO DE VIDA Nova abordagem Foco sobre o produto MEIO AMBIENTE Extração de rec. natur. Manufatura do produto Elos industriais da cadeia produtiva

CONCEITO DE CICLO DE VIDA Foco sobre a função do produto Abordagem atual Foco sobre a função do produto MEIO AMBIENTE Extração de rec. natur. Elos industriais da cadeia produtiva Uso Disposição final Transporte

CONCEITO DE CICLO DE VIDA CONJUNTO DE ETAPAS NECESSÁRIAS PARA QUE UM PRODUTO CUMPRA SUA FUNÇÃO, DESDE A OBTENÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS USADOS NA SUA FABRICAÇÃO ATÉ SUA DISPOSIÇÃO FINAL APÓS O CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - ACV Conceito de ACV Ferramenta da gestão ambiental que avalia o desempenho de produtos (e de serviços) ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a ex- tração dos recursos naturais, passando por todas os elos industriais de sua cadeia produ- tiva, pela sua distribuição e uso, até sua dis- posição final. O “Life Cycle Thinking” é algo que eu diria intuitivo para as pessoas que começam a refletir sobre as questões ambientais. Quantos de nós já não ouvimos a seguinte colocação: “Não use copos de plástico para tomar café; a de cerâmica é ambientalmente mais correta!”. Esta postura indica uma visão mais ampla da interação de produtos com o meio ambiente. A ACV é uma importante técnica da gestão ambiental, e ela veio para ficar. A ACV é uma técnica nova e, como tal, precisa de algum desenvolvimento para se consolidar. A principal limitação para a execução de estudos de ACV é o grande número de dados a serem obtidos. O inventário de um sistema complexo pode conter milhares de unidades de processo, com dezenas ou até centenas de milhares de dados numéricos, derivados de um grande número de fontes e com uma ampla faixa de precisão.

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - ACV Metodologia de execução de ACV Identificação quantitativa de entradas e saídas de matéria e de energia de todas as etapas do ciclo de vida do produto, do/para o meio ambiente. Avaliação dos potenciais aspectos ambientais associados aos aspectos ambientais identificados.

ENTRADAS SAIDAS Extração de rec. natur. Distribuição Uso Disposição Elos industriais da cadeia produtiva Distribuição Uso Disposição final SAIDAS

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA - ACV Características da ACV Única que compara desempenho ambiental de produtos Não resolve problemas – gera informações Nova  consolidação de metodologia Grande número de dados  bancos de dados O “Life Cycle Thinking” é algo que eu diria intuitivo para as pessoas que começam a refletir sobre as questões ambientais. Quantos de nós já não ouvimos a seguinte colocação: “Não use copos de plástico para tomar café; a de cerâmica é ambientalmente mais correta!”. Esta postura indica uma visão mais ampla da interação de produtos com o meio ambiente. A ACV é uma importante técnica da gestão ambiental, e ela veio para ficar. A ACV é uma técnica nova e, como tal, precisa de algum desenvolvimento para se consolidar. A principal limitação para a execução de estudos de ACV é o grande número de dados a serem obtidos. O inventário de um sistema complexo pode conter milhares de unidades de processo, com dezenas ou até centenas de milhares de dados numéricos, derivados de um grande número de fontes e com uma ampla faixa de precisão.

Energia: Termoelétrica Hidroelétrica Água Equipamentos Soda Recursos Minerais Fertilizante Madeira Celulose Papel Defensivos Edificações Transporte Veículos Combustível Estradas

Elementos comuns ao ciclo de vida de muitos sistemas BANCO DE DADOS PARA ACV Elementos comuns ao ciclo de vida de muitos sistemas MATERIAIS: metálicos, poliméricos, cerâmicos, outros ENERGIA: elétrica, tér- mica, etc. SISTEMA O risco de realizar esta duplicidade de trabalho pode ser eliminado se lembrarmos que existem elementos comuns ao ciclo de vida de muitos sistemas (produtos ou serviços). MATERIAIS Metálicos: aço, alumínio e outros. Poliméricos: polietileno, PVC e outros. Cerâmicos: materiais de construção diversos. Outros: celulose e papel, couro e outros. ENERGIA Elétrica; térmica. Combustíveis fósseis; hidro; combustíveis nucleares; solar; etc. TRANSPORTE Rodoviário; ferroviário; aquático; aéreo. RESÍDUOS Municipal; industrial; saúde; construção; etc. TRANSPORTE Gerenciamento de resíduos

S + O2  SO2 Rota convencional SO2 + 0,5 O2 + H2O  H2SO4 Ar Água Rocha fosf. S Enxofre SO2 H2SO4 Ac. sulf. H3PO4 Ac. fosf. CaSO4 SO2 CaO Cimento S + O2  SO2 Rota convencional SO2 + 0,5 O2 + H2O  H2SO4 Rota alternativa 4CaSO4 + 2C  4CaO + 2CO2 + 4SO2

GP2 - GRUPO DE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Gil Anderi da Silva gil.silva@poli.usp.br Fone: (11) 3091.2213