Capacitação a distância
Terminologia Capacitação a Distância Educação a Distância Ensino a Distância E-learning Aprendizagem a Distância Aprendizagem Eletrônica
Educação a Distância 1840 – Inglaterra 1856 – Alemanha 1900 – EUA 1920 – Rádio 1940 – Televisão 1980 – E-learning 1840 – Isaac Pitman 1856 – Charles Toussaint e Gustav Lagenscheidt – ensino de línguas 1873 – Anna Tickner 1900 – nível universitário, cursos acadêmicos e vocacionais por correspondência
Educação a Distância E-learning (Mundo) 1 milhão de cursos (2002) $4 milhões na Europa (2003) IBM e Lucent lucram 1000% $7 bilhões (2002) para $50 bilhões (2010) no mundo
Educação a Distância E-learning (Brasil) 41% das empresas do Brasil e México aplicam e-learning (lideram na América Latina) 321 organizações no Brasil 27% de crescimento de 2003 para 2004
Ensino a Distância E-learning (Brasil) 85% das empresas brasileiras estimam aumento na sua aplicação do e-learning Fonte: Portal E-Learning Brasil
Internet
A Internet Tem tudo ?!
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Bibliográfica Moderna
Internet e Educação Forma de entregar instrução (broadcasting) Um grande banco de dados a ser explorado Biblioteca na ponta dos dedos .....
A Escola
A Escola
A Escola
Educação e Internet “...novo meio para a construção (...) oportunidade para que as pessoas possam discutir, compartilhar e colaborar na elaboração de conhecimentos e saberes.”
EaD e a formação continuada Necessidade crescente de formação continuada e de qualidade: grande número de profissionais trabalham em regiões distantes dos centros de formação. Manutenção do profissional em seu ambiente de trabalho é um fator favorável à formação em serviço: dá sentido ao que se lê, discute, partilha com os colegas e professores, o que contribui para um melhor aproveitamento da formação facilita a integração dos conhecimentos e saberes adquiridos à prática educacional.
EaD e a formação continuada Diminuir distâncias Ampliar o espaço de estudo Promover a troca de vivências Rever pontos de vista e crenças no encontro com o outro
conteúdos Tecnologia de Suporte atividades fazer (contextualização dos conhecimentos) conteúdos debater, colaborar, perguntar (tornar público o conhecimento) repensar, confrontar, transformar refletir Tecnologia de Suporte
Desenvolvimento de tecnologia e metodologia Ambiente TelEduc Desenvolvimento de tecnologia e metodologia 08/1997 - Heloísa Vieira da Rocha Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) em parceria com o Instituto de Computação (IC) Lançado como SW livre em fevereiro de 2001 1º lugar Excelência em EaD - ABED/Embratel’2002 Concebido tendo como alvo a formação em serviço de professores
Adotado institucionalmente pela PRGraduação em 2003 como ambiente computacional de apoio ao ensino presencial Até junho de 2004, cerca de 3000 instituições usuárias (universidades públicas federais e estaduais, universidades particulares, secretarias de educação, órgãos públicos, empresas)
compartilhamento organização do aluno conteúdos comunicação Exercícios organização do aluno Avaliação Atividades Mural Fóruns de Discussão Bate-papo Correio Acessos Diário de Bordo Perfil Portfólio Grupos Parada Obrigatória Perguntas Freqüentes Material de Apoio Estrutura Leituras Dinâmica Agenda Intermap Administração Suporte Configurar comunicação reflexão colaboração acompanhamento compartilhamento
Estrutura do ambiente Ferramentas de coordenação: organizar e subsidiar ações do curso Ferramentas de comunicação Ferramentas de administração: gerenciamento, acompanhamento e apoio à autoria
Espanhol Inglês
Ambiente configurável
Ambiente de suporte ao ensino/aprendizagem à distância Formação continuada Ambiente de suporte ao ensino/aprendizagem (semi)presencial Ampliar o espaço convencional de ensino Ambiente de suporte ao trabalho cooperativo Ambiente de suporte a .....
E-learning no Brasil ano 1999 5 2000 48 860% 2001 100 108% 2002 253 Quantidade de organizações crescimento 1999 5 2000 48 860% 2001 100 108% 2002 253 153% 2003 331 31% 2004 423 27% http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD A previsão é que em 2005 o comércio de ferramentas, conteúdos e serviços de e-learning movimente R$ 300 milhões — crescimento de 30% em relação a 2004. http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD ...”acredito que o mercado brasileiro está bastante maduro. É o que se chama de segunda geração, onde o foco não é na tecnologia e sim no que está se fazendo com ela” Ellen Wagner, diretora de soluções de educação a distância da americana Macromedia A Macromedia desenvolve softwares que são usados para criar aplicações de ensino pela Internet. -- correspondem a 40% da receita mundial de US$ 450 milhões da empresa. http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD “Hoje já não é mais visto como uma tecnologia revolucionária, mas sim como uma estratégia alinhada aos objetivos de desenvolvimento pessoal e de negócio” Fábio Barcellos, diretor-fundador da Quickmind , empresa carioca de ensino pela Internet http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD “Mantivemos muitos treinamentos presenciais, mas a maioria foi levada para a Internet, o que facilitou o acesso dos funcionários e a logística de realização dos cursos, que tinham que ser feitos em todo o Brasil” Carmem Silvia Pereira, superintendente de treinamento e desenvolvimento da SulAmérica Seguros http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD O aprendizado de línguas também é um bom mercado a ser explorado pelo e-learning. “Empresas com parceiros estrangeiros precisam falar, pelo menos, o inglês, e os funcionários muitas vezes não têm tempo ou disponibilidade para freqüentar um curso presencial” Júlio de Angeli, gerente regional da Englishtown , rede de ensino de inglês http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD A Englishtown atua no Brasil desde 2000, e atende cerca de 50 mil alunos por ano Seu faturamento mundial foi de US$ 25 milhões no ano passado, e a projeção de crescimento para o Brasil este ano é de 100%. http://www.elearningbrasil.com.br
O empreendimento EaD As mais bem sucedidas iniciativas de treinamento freqüentemente estão constituídas por uma solução “blended” (mista).
Educação a Distância Falhas no E-learning Qualidade razoável dos cursos no Brasil Fonte: Portal E-Learning Brasil (pesquisa realilzada entre 07 e 08/2003)
Educação a Distância Falhas no E-learning Motivo: Deficiência nas estratégias pedagógicas Ensino a Distância é o nome que tem sido dado pra uma coisa que não é ensino a distância. O conceito de aprendizado não pode ficar esquecido Aprendizado é um processo responsável por alterar as percepções, atitudes ou habilidades cognitivas ou físicas de um indivíduo. Aprendizado implica construção de conhecimento Vivemos numa época de ênfase da informação. Mas informação não é conhecimento. Conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações (dados) isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado conhecimento escolar é apenas informação, desconectada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. Informação é descartável dado < informação < conhecimento < sabedoria Fonte: Portal E-Learning Brasil (pesquisa realilzada entre 07 e 08/2003)
metodologias tecnologias
Obrigada pela atenção!
Contatos NIED Projeto TelEduc Projeto Ensino Aberto http://www.nied.unicamp.br Projeto TelEduc http://teleduc.nied.unicamp.br curso@nied.unicamp.br Projeto Ensino Aberto http://www.unicamp.br/EA Heloísa Vieira da Rocha http://www.ic.unicamp.br/~heloisa heloisa@ic.unicamp.br