Capacitação a distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Maio / 2006.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
conquista e resultados em programas de educação a distância
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Contexto de Educação a Distância
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A Importância da Educação Continuada
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Portal Educacional Clickideia
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Introdução à Educação à distância
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Capacitação a distância

Terminologia Capacitação a Distância Educação a Distância Ensino a Distância E-learning Aprendizagem a Distância Aprendizagem Eletrônica

Educação a Distância 1840 – Inglaterra 1856 – Alemanha 1900 – EUA 1920 – Rádio 1940 – Televisão 1980 – E-learning 1840 – Isaac Pitman 1856 – Charles Toussaint e Gustav Lagenscheidt – ensino de línguas 1873 – Anna Tickner 1900 – nível universitário, cursos acadêmicos e vocacionais por correspondência

Educação a Distância E-learning (Mundo) 1 milhão de cursos (2002) $4 milhões na Europa (2003) IBM e Lucent lucram 1000% $7 bilhões (2002) para $50 bilhões (2010) no mundo

Educação a Distância E-learning (Brasil) 41% das empresas do Brasil e México aplicam e-learning (lideram na América Latina) 321 organizações no Brasil 27% de crescimento de 2003 para 2004

Ensino a Distância E-learning (Brasil) 85% das empresas brasileiras estimam aumento na sua aplicação do e-learning Fonte: Portal E-Learning Brasil

Internet

A Internet Tem tudo ?!

Pesquisa Bibliográfica

Pesquisa Bibliográfica Moderna

Internet e Educação Forma de entregar instrução (broadcasting) Um grande banco de dados a ser explorado Biblioteca na ponta dos dedos .....

A Escola

A Escola

A Escola

Educação e Internet “...novo meio para a construção (...) oportunidade para que as pessoas possam discutir, compartilhar e colaborar na elaboração de conhecimentos e saberes.”

EaD e a formação continuada Necessidade crescente de formação continuada e de qualidade: grande número de profissionais trabalham em regiões distantes dos centros de formação. Manutenção do profissional em seu ambiente de trabalho é um fator favorável à formação em serviço: dá sentido ao que se lê, discute, partilha com os colegas e professores, o que contribui para um melhor aproveitamento da formação facilita a integração dos conhecimentos e saberes adquiridos à prática educacional.

EaD e a formação continuada Diminuir distâncias Ampliar o espaço de estudo Promover a troca de vivências Rever pontos de vista e crenças no encontro com o outro

conteúdos Tecnologia de Suporte atividades fazer (contextualização dos conhecimentos) conteúdos debater, colaborar, perguntar (tornar público o conhecimento) repensar, confrontar, transformar refletir Tecnologia de Suporte

Desenvolvimento de tecnologia e metodologia Ambiente TelEduc Desenvolvimento de tecnologia e metodologia 08/1997 - Heloísa Vieira da Rocha Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) em parceria com o Instituto de Computação (IC) Lançado como SW livre em fevereiro de 2001 1º lugar Excelência em EaD - ABED/Embratel’2002 Concebido tendo como alvo a formação em serviço de professores

Adotado institucionalmente pela PRGraduação em 2003 como ambiente computacional de apoio ao ensino presencial Até junho de 2004, cerca de 3000 instituições usuárias (universidades públicas federais e estaduais, universidades particulares, secretarias de educação, órgãos públicos, empresas)

compartilhamento organização do aluno conteúdos comunicação Exercícios organização do aluno Avaliação Atividades Mural Fóruns de Discussão Bate-papo Correio Acessos Diário de Bordo Perfil Portfólio Grupos Parada Obrigatória Perguntas Freqüentes Material de Apoio Estrutura Leituras Dinâmica Agenda Intermap Administração Suporte Configurar comunicação reflexão colaboração acompanhamento compartilhamento

Estrutura do ambiente Ferramentas de coordenação: organizar e subsidiar ações do curso Ferramentas de comunicação Ferramentas de administração: gerenciamento, acompanhamento e apoio à autoria

Espanhol Inglês

Ambiente configurável

Ambiente de suporte ao ensino/aprendizagem à distância Formação continuada Ambiente de suporte ao ensino/aprendizagem (semi)presencial Ampliar o espaço convencional de ensino Ambiente de suporte ao trabalho cooperativo Ambiente de suporte a .....

E-learning no Brasil ano 1999 5 2000 48 860% 2001 100 108% 2002 253 Quantidade de organizações crescimento 1999 5 2000 48 860% 2001 100 108% 2002 253 153% 2003 331 31% 2004 423 27% http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD A previsão é que em 2005 o comércio de ferramentas, conteúdos e serviços de e-learning movimente R$ 300 milhões — crescimento de 30% em relação a 2004. http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD ...”acredito que o mercado brasileiro está bastante maduro. É o que se chama de segunda geração, onde o foco não é na tecnologia e sim no que está se fazendo com ela” Ellen Wagner, diretora de soluções de educação a distância da americana Macromedia  A Macromedia desenvolve softwares que são usados para criar aplicações de ensino pela Internet. -- correspondem a 40% da receita mundial de US$ 450 milhões da empresa. http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD “Hoje já não é mais visto como uma tecnologia revolucionária, mas sim como uma estratégia alinhada aos objetivos de desenvolvimento pessoal e de negócio” Fábio Barcellos, diretor-fundador da Quickmind , empresa carioca de ensino pela Internet http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD “Mantivemos muitos treinamentos presenciais, mas a maioria foi levada para a Internet, o que facilitou o acesso dos funcionários e a logística de realização dos cursos, que tinham que ser feitos em todo o Brasil” Carmem Silvia Pereira, superintendente de treinamento e desenvolvimento da SulAmérica Seguros http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD O aprendizado de línguas também é um bom mercado a ser explorado pelo e-learning. “Empresas com parceiros estrangeiros precisam falar, pelo menos, o inglês, e os funcionários muitas vezes não têm tempo ou disponibilidade para freqüentar um curso presencial” Júlio de Angeli, gerente regional da Englishtown , rede de ensino de inglês http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD A Englishtown atua no Brasil desde 2000, e atende cerca de 50 mil alunos por ano Seu faturamento mundial foi de US$ 25 milhões no ano passado, e a projeção de crescimento para o Brasil este ano é de 100%. http://www.elearningbrasil.com.br

O empreendimento EaD As mais bem sucedidas iniciativas de treinamento freqüentemente estão constituídas por uma solução “blended” (mista).

Educação a Distância Falhas no E-learning Qualidade razoável dos cursos no Brasil Fonte: Portal E-Learning Brasil (pesquisa realilzada entre 07 e 08/2003)

Educação a Distância Falhas no E-learning Motivo: Deficiência nas estratégias pedagógicas Ensino a Distância é o nome que tem sido dado pra uma coisa que não é ensino a distância. O conceito de aprendizado não pode ficar esquecido Aprendizado é um processo responsável por alterar as percepções, atitudes ou habilidades cognitivas ou físicas de um indivíduo. Aprendizado implica construção de conhecimento Vivemos numa época de ênfase da informação. Mas informação não é conhecimento. Conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações (dados) isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado conhecimento escolar é apenas informação, desconectada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. Informação é descartável dado < informação < conhecimento < sabedoria Fonte: Portal E-Learning Brasil (pesquisa realilzada entre 07 e 08/2003)

metodologias tecnologias

Obrigada pela atenção!

Contatos NIED Projeto TelEduc Projeto Ensino Aberto http://www.nied.unicamp.br Projeto TelEduc http://teleduc.nied.unicamp.br curso@nied.unicamp.br Projeto Ensino Aberto http://www.unicamp.br/EA Heloísa Vieira da Rocha http://www.ic.unicamp.br/~heloisa heloisa@ic.unicamp.br