Fórum Desafios do Magistério Leitura na escola: caminhos para a sua dinamização Daniela Cristina de Carvalho Professora de Língua Portuguesa ATP de Língua.

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Transcrição da apresentação:

Fórum Desafios do Magistério Leitura na escola: caminhos para a sua dinamização Daniela Cristina de Carvalho Professora de Língua Portuguesa ATP de Língua Portuguesa Mestranda em Educação - UNISAL

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério “O que vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada. Palavra pegante, dada ou guardada, que vai rompendo rumo.” Guimarães Rosa Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério O que vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada. A palavra pensada principia uma ação: palavra pensada=palavra impacto. A leitura traz movimento. Quais possibilidades de posicionamento eu tenho para o trabalho com a leitura, ou seja, que espaços irei percorrer com essas palavras, que ações podem ser geradas? Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

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Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério O sujeito como tal não pode ser percebido nem estudado como coisa, posto que sendo sujeito não pode, se quiser continuar sê-lo, permanecer sem voz; portanto, seu conhecimento, só pode ter um caráter dialógico.(...) Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apóia sobre mim numa extremidade, na outra apóia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor. (BAKHTIN, 2004:113) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Palavra pegante, dada ou guardada Palavra pegante: existem leituras que se inserem em nossa pele, em nossos sentidos e depois delas não somos os mesmos. Qual é a sua “leitura pegante”? Palavra dada ou guardada: ler é o compartilhar de vozes. Se não há diálogo, não há leitura. Ler é transcender tempo e espaço, é levar e deixar marcas de sua história. Quais leituras fazem parte da minha história? Como ativá-las? Como dialogar com as diversas vozes? (Conto Machado / “Causos”) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério “Mas, se o homem se faz fazendo o mundo, e se se faz como homem se fazendo linguagem, esse processo só é possível graças à coletividade, ao nós, ao auditório social presente fora e dentro de cada um” (KRAMER, 1998, p.105) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério que vai rompendo rumo Palavra que rompe rumo: a leitura que vai constituindo o sujeito e sendo constituída por ele, é a voz de cada um, é a possibilidade de ter um posicionamento. Romper rumo é ir além, é poder alargar as fronteiras de quem sou. Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério “A existência, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo. Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar” (FREIRE, 1983:92) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Caminhos para a dinamização da leitura: “O que vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada. Palavra pegante, dada ou guardada, que vai rompendo rumo.”(G.R.) Caminhos para a dinamização da leitura: Leitura que traz movimento, ação Leitura diálogo, compartilhada Leitura que rompe rumo, que permite ultrapassar fronteiras Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

PROJETO CORRESPONDÊNCIA: O PODER E O FASCÍNIO DAS PALAVRAS 19 salas de RCII 9 salas de 8ª regular 478 alunos participantes 23 professores (5 profs lecionavam em duas salas participantes) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério O Processo Busca de elementos significativos A discussão sobre concepções, metodologia, conceitos, estratégias e recursos A reflexão para ação, na ação e sobre a ação : análise, questionamento, possibilidades, desafios, momentos de discussão sobre as experiências e histórias que cada um trazia Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Correspondência... Muito mais do que trocar cartas As expectativas: quem é o outro? O que pensa de mim? Quem sou para ele? A linguagem constituindo quem sou para o outro e quem ele é para mim O envolvimento: Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério A Voz do Professor “Para mim, o grande diferencial foi a descoberta de um caminho para motivar esses alunos tão difíceis, que não se rendiam a nenhuma das atividades propostas, praticarem com êxito esse projeto. O fato de saírem do “universo” da escola para conhecerem outra pessoa, através da escrita e depois pessoalmente, criou toda uma expectativa e empolgação nos alunos que nunca tiveram antes, com o projeto, adoravam fazê-lo. Pude notar claramente, o avanço que tiveram com a leitura e escrita após o projeto. Estavam empenhados em acertarem a escrita, serem mais caprichosos e se dedicarem mais à leitura, já que eu e eles sabíamos que eram capazes, bastava se empenharem.”(PROF.2003) Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Correspondência... Muito mais do que trocar cartas As atitudes dos participantes = palavra que traz posicionamento mudança, ação A voz de cada interlocutor (aluno-professor-professor-aluno-aluno) nas cartas = palavra compartilhada “Discutir” pré-conceitos= palavra que rompe rumo Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

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Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério “Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas” Mário Quintana “Leer es vivir, y es una vida tan plena que llega a derrotar momentáneamente el sentimiento de nuestra propia muerte” Rosa Montero Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

Nossa conversa pode continuar... Daniela Cristina de Carvalho danicrica@yahoo.com.br F: 37436009 – Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino Campinas Leste Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 29ª ed. São Paulo: Cortez, 1994 – Coleção questões da nossa época; v. 13 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983 GERALDI, João W. Portos de passagem. 2ª ed São Paulo: Martins Fontes, 1993 KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3ªed. São Paulo: Ática, 1998 MONTERO, Rosa.Sobre Leitura. V Congresso Internacional de Educação. São Paulo,2006 ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001 SILVA, Elementos de Pedagogia da leitura. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988 SILVA, Conferências sobre leitura. 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003. VIGOTSKII, Lev S.; LURIA Alexander R.; LEONTIER Alex. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 1988 Zoom Daniela Carvalho - Fórum Desafios do Magistério