NOVAS TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DIGITAL E QUALIDADE DE VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Secretaria de Políticas para as Mulheres
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Educação Online e suas Diversidades
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Governo Eletrônico para Todos
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
Contexto de Educação a Distância
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
À TECNOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE FÍSICA
Cap. 1 – O Mundo Atual Colégio Bom Conselho Geografia
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Educação para transformação social: sinergia de saberes
“La discriminación por etnia o raza”
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Fabiano André Vergani
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
Desenvolvimento Comunitário
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
Informações sobre o Teleduc
Centro de Cidadania da Mulher
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Édipo, Katryne, Lidiana, Milton e Paulo Filho
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Capítulo 7 Terras emersas
O FUTURO, A TECNOLOGIA E A CONVERGÊNCIA A conexão móvel de alta velocidade Conexão intermediária Conexão local Benefício de sua existência: Potencializa.
Democracia.
REFORMA SANITÁRIA.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Responsabilidade Socioambiental
Analfabetismo Tecnológico
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Governo Eletrônico Profª Kátia Brasil. Conceito de Governo Eletrônico (e-government) uso da tecnologia da informação e da comunicação para promover maior.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Copyright © 2014 TeleMídia Rafael Diniz Introdução a TV digital interativa.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
A luta por participação política
Inclusão Digital Fernando Massuyama Gesley Fernandes.
Envelhecimento no Brasil
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
Desigualdade e Globalização;
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

NOVAS TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DIGITAL E QUALIDADE DE VIDA Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Novas tecnologias e velhos problemas A história das civilizações e das tecnologias e a metáfora mitológica Prometeu: narra a entrega do fogo aos homens, referindo-se à sede da humanidade pelo conhecimento e das transformações que este proporciona. Pandora: a primeira mulher humana, que curiosa, abre a caixa onde eram guardados os males da humanidade e assim semeou as doenças, a velhice e a morte.

Novas tecnologias e velhos problemas A construção de um mundo com alto nível de tecnologia se fez às custas de um desenvolvimento industrial predatório. Exemplos: da ocupação das colônias nas Américas, na África e na Ásia com a sistemática espoliação de reservas naturais de flora e fauna, do desequilíbrio decorrente da poluição e morte de muitos rios, à pesca predatória, à poluição da atmosfera e o conseqüente efeito estufa.

Novas tecnologias e velhos problemas Destacando 2 tecnologias: A rede mundial de computadores – a construção de uma rede de computadores entre instituições militares e de pesquisa nos Estados Unidos na década de 70, chamada Arpanet, embrião da Internet. A rede de satélites artificiais orbitais de comunicação e monitoramento – com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela União Soviética em 1957.

Questões... Conseguirá a humanidade romper com o paradigma de que tecnologia para ser de ponta precisa ser desenvolvida primeiramente nos espaços ideológicos e beligerantes? Conseguiremos, através do bom uso das tecnologias disponíveis, promover a construção de um mundo menos desigual e mais respeitoso com o meio ambiente? Quais as possibilidades de uso das tecnologias de redes em promover uma vida melhor para um número maior de pessoas?

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social Objetivo: Promover uma reflexão sobre o impacto potencial das chamadas políticas de inclusão digital, através do uso das tecnologias de redes, especialmente da Internet, para a construção da cidadania e do empoderamento de diferentes populações.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social Inclusão Digital: refere-se à disponibilização, acesso e uso das tecnologias computacionais, especialmente da Internet, visando a construção do conhecimento e a consolidação da autonomia. Exemplos do Brasil: As eleições em urnas eletrônicas e a declaração do imposto de renda.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social De acordo com Fernandes C. 2006: “Tecnologias computacionais defasadas, “soluções populares” e Internet de baixa velocidade, por exemplo, nivelam por baixo e cristalizam as desigualdades, limitando o desenvolvimento de milhões de pessoas e condenando-as à subcidadania.” Por volta de 160 milhões de brasileiros estão às margens deste processo.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – FUST = + de 5 Bilhões 5 Bilhões = + de 300.000 telecentros (1 servidor, 10 computadores multimídia, banda larga, impressora laser, com software livre). Isto poderia possibilitar a inclusão de 46 milhões de brasileiros.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social No que se refere à capacitação dos potenciais usuários destes telecentros, vejamos o que Gouvêa, G. (2004) diz a respeito do analfabetismo funcional: “O analfabeto funcional é a pessoa que sabe identificar as letras e consegue juntar as sílabas, mas não consegue juntar uma frase nem compreender um texto. Essa pessoa não é capaz de ler um manual, de compreender regras escritas, de comunicar-se via eletrônica e, portanto, é um excluído desta nova sociedade que está se definindo.”

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social Segundo o IPM, em 2005, 74% da população brasileira (46 milhões) é constituída por analfabetos funcionais. Círculo vicioso: onde a ignorância reforça a exclusão social e vice-versa.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social A construção de conhecimento é a melhor maneira de se rebelar contra as misérias, explicitadas na fome de tudo: de comida, de saúde, de segurança pública, de lazer e cultura, dentre tantas outras. Martim & Stockler (1998), definem a qualidade de vida como a distância entre a expectativa individual e a realidade, onde quanto menor a distância melhor a qualidade de vida.

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social SAÚDE RENDA ESCOLARIDADE QUALIDADE DE VIDA

Inclusão Digital: um desafio de Inclusão Social É possível que a EAD venha a desencadear a maior revolução na educação desde a impressão do primeiro livro há 500 anos. A construção do conhecimento é o elemento chave da conquista de uma melhor qualidade de vida (Vilela Junior, 2004).

Finalizando... As novas tecnologias só têm sentido se forem desenvolvidas para melhorar a vida. Não só a nossa vida humana, mas a vida do planeta. A inclusão social e digital através da EAD é o melhor caminho, atualmente, para garantirmos uma vida mais digna a milhões de brasileiros, escandalosamente excluídos do mundo produtivo. Não obstante, construir conhecimento e romper com as amarras da miséria depende da vontade de uma nação inteira em construir um mundo melhor.

Finalizando... Em tempo: Pandora ao abrir a caixa de onde saíram os males que assolaram a humanidade só deixou dentro da mesma a esperança.