FÓRUM PERMANENTE DE CONHECIMENTO & TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Encontro com professores
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Oficina – Matemática é MIL
Sítio dos miúdos
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
                             VIPES/Dipes.
Contexto de Educação a Distância
O uso de alguns sinais de pontuação
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Tipos de Tutoria.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
CIDADE DIGITAL.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Informações sobre o Teleduc
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Portal Educacional Clickideia
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
Formação de Tutores a Distância
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM PERMANENTE DE CONHECIMENTO & TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO DIGITAL Read in Web Denise Bértoli Braga IEL/UNICAMP e-mail: denisebb@iel.unicamp.br e-lang: http://ead1.unicamp.br/e-lang

Esquema da apresentação Informações gerais sobre o curso Dados sobre a oferta do curso na Unicamp (2003 -) Componentes do curso Ferramentas de gerenciamento Encontro presencial de 2 horas Estrutura de uma atividade e alguns exemplos de tarefas pedagógicas hipermídia Breve consideração sobre o uso do computador como ferramenta de ensino.

Equipe Do Read in Web Coordenadora: Denise Bértoli Braga (DLA/IEL) Equipe pedagógica: JoAnne Busnardo (DLA/IEL) Anabel Deuber (CEL) Lúcia Alves Costa (CEL) Maria Cecília dos Santos Fraga (CEL)

Equipe Técnica Atual: André Carneiro Alves Rocha (IC) Tomás Dias Almeida Anteriores: Fábio Aragão da Silva (designer do curso) Henrique Meira Costa Renato Takamatsu Juliano Bellinazzi Nequirito

Read in Web Material digital construido para aprendizagem auto-monitorado Objetivo: ensino de leitura em inglês Público-alvo: pós-graduandos da Unicamp. Conteúdo programático: inglês instrumental I (oferecido para a graduação da Unicamp)

Atividades de 2003/2004 Convênio entre a PRPG da Unicamp e o Projeto Read in Web PRPG: Apoio financeiro para 2 estagiários técnicos em regime de 20 horas semanais Aula presencial (2 horas) oferecida antes do início do curso para turmas de 50 alunos

Atividades de 2003/2004 Oferta restrita a alunos regulares de pós-graduação 2003: 497 alunos atendidos 2004: matrículas ainda abertas 362 alunos já matriculados

Resultados de 2003 Índice de permanência: 50% gráfico 1: índice de desistência do curso

Ferramentas que gerenciam a oferta Monitoramento da oferta Abertura e fechamento de turmas Matrícula on-line (turmas de 50 alunos) Disponibilização do material (2 atividades semanais) Registro de acesso as páginas

Ferramentas que gerenciam a oferta Disciplinares Monitoramento de assiduidade do aluno 3 atividades atrasadas -> e-mail de aviso 5 atividades atrasadas -> desativa senha de acesso Barragem por 1 ano e meio de matrícula de alunos : que abandonaram o curso sem justifica não compareceram à aula presencial (*)

Ferramenta para pesquisa Estudo dos padrões de navegação no curso

Aula presencial Oferecida antes do acesso ao material Duração: 2 horas

Exemplo do material http://ead1.unicamp.br/readweb/curso

Considerações finais Uso do computador como ferramenta de ensino Problemas: Materiais concebidos de forma linear não são adequados para a recepção mediada por computador Pouca exploração pedagógica dos recursos expressivos do meio: Interatividade Multimodalidade (junção de diferentes linguagens)

Construção de materiais digitais Demanda: não apenas a junção mas a integração do conhecimento de especialistas de diferentes áreas: educação / lingüística / técnicas / área específica de ensino Vantagem: Abre novas possibilidades para a construção e uso de material pedagógico Promove integração de diferentes saberes, perdida durante o processo de especialização das áreas científicas

Exemplo do Material

Exemplo do Material

Exemplo do Material

Exemplo do Material