A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop."— Transcrição da apresentação:

1 Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop

2 Apresentação Curso Presencial → Curso Online

3 No ensino online registou-se uma taxa de crescimento de 21% de matrículas no ensino online, enquanto o crescimento de matrículas no Ensino Superior em geral ficou próximo dos 2% (Allen & Seaman, 2010).

4 Conceitos Actividades presenciais (enriquecidas tecnologicamente) b-Learning Totalmente a distância

5 Conceitos Modelos Pedagógicos Comportamentalistas/Cognitivistas Construtivistas Conectivistas

6 Conceitos Coincidência do Tempo Coincidência do Espaço (Ensino Presencial) Coincidência do Tempo Não Coincidência do Espaço (Radio e televisão) Não Coincidência do Tempo Coincidência do Espaço (Biblioteca) Não Coincidência do Tempo Não Coincidência do Espaço (Ensino a Distância)

7 Professor a Distância Domínio básico nas tecnologias (competências técnicas do ponto de vista do utilizador) Competências de gestão do conhecimento (e do grupo-turma) Competências de comunicação online

8 E-Moderação NetEtiqueta Criação e organização de actividades Dinamização e facilitação da interacção e da comunicação Orientar e estimular Promover a reflexão Dar feedback Sintetizar/sumariar Avaliar

9 Estudante a Distância + Organização e gestão da vida profissional, pessoal e educativa Auto-regulação Capacidade de interacção e colaboração = Importância da calendarização das actividades de aprendizagens

10 Curso, unidade curricular, módulo… Coordenação do curso: gestão das diferentes unidades curriculares. Calendário escolar comum (o definido e o emergente). ‘Medida de esforço’ 1º Semestre 35 ECTS (1050 horas) 2º Semestre 25 ECTS (750 horas)

11 Curso, unidade curricular, módulo… Antes do início do curso Semana anterior ao curso 1º Semestre2º Semestre2º Ano Espaço online de trabalho entre os diferentes docentes Ambientação online Espaço de Coordenação (Coordenador+Estudantes) Espaço Confraternização* (Docentes+Estudantes) UC’s 1º Semestre UC’s 2º Semestre Espaços de trabalho individual Curso, unidade curricular, módulo…

12 Estrutura modelar das UC’s. Equilíbrio entre módulos,. Regularidades e Diversificação. Espaços de reflexão e verificação das aprendizagens Sequência dos módulos. O tempo como elo estruturador. A importância dos recursos e da tarefa. O ‘Plano B’ Indicações Exploração Atividade/ Aplicação Curso, unidade curricular, módulo…

13 Unidade Curricular (devem constar ano letivo, nome da U.C., o corpo docente e os contactos) Apresentação da Unidade Curricular (Sinopse da U.C.) Objetivos/Competências (objetivos e competências que o aluno deverá atingir no final da U.C.) Conteúdo Programático (Indicação dos temas gerais a trabalhar na U.C.) Funcionamento e Metodologia (Indicação de como se vai realizar o trabalho na U.C., como por exemplo, leituras e reflexões individuais, fóruns etc...) Avaliação (Indicação dos métodos de avaliação da U.C.) Plano de Trabalho (poderá estar organizado mensalmente ou semanalmente e deverá ter indicação daquilo que é esperado que o estudante faça nesse mês/semana) Fórum de Notícias (vem por defeito) Fórum de questões sobre a U.C (disponibilização de fórum(s) onde os estudante possa colocar duvidas sobre a U.C e onde o docente possa colocar avisos sobre a U.C.) Curso, unidade curricular, módulo…

14 Modelo ADDIE

15 Analysis Mercado Condições (tempo/recursos) Publico Soluções técnicas

16 Design ConteúdosObjectivos de aprendizagem Relação com competências do currículo Metodologia de Trabalho Recursos de Apoio Tempo estimado (Horas) Outcome (produto desenvolvido + Avaliação) A A1 A2 B C C1 Módulo 1: De dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa

17 Desenvolvimento (interface gráfico e conteúdo)

18 Implementação Estruturas de Suporte Materiais de Apoio Serviços Técnicos Serviços Académicos Corpo Docente Tutores

19 Avaliação Avaliação das aprendizagens Avaliação para a aprendizagem Avaliação como aprendizagem (Quality assurance)

20 MOODLE (exemplos para Avaliação) Teste –Criação de uma base de perguntas –Aplicação de um teste com questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso,... (facilita a avaliação) aleatórias no final da aula, por um curto período de tempo Casos Práticos –Colocação dos problemas (pdf) –Criação simultânea de fórum para os estudantes (fórum não moderado pelo docente) –Colocação do que se esperava (pdf)


Carregar ppt "Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google