Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística

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Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística

Introdução Informação é muito mais que mera transmissão de dados Mais importante até que a velocidade com que transmitimos a informação é a qualidade do que transmitimos como INFORMAÇÃO Tão importante quanto a informação externa é a informação interna Estes fatos são de conhecimento geral, porém com grande frequência são desconsiderados

Tópicos Restrições e impossibilidades O que fazemos e o que vendemos Impacto dos erros de informação

Restrições Restrições externas típicas Qualidade / Inovação (o que o mercado está disposto a comprar) Tecnologia Custos (o quanto o mercado está disposto a pagar) Oscilações de demanda (flexibilidade) Agilidade (lead times curtos) Concorrência

Restrições Restrições internas típicas Capacidade (como otimizar o uso das estruturas) Custos (como permitir o retorno adequado do capital investido) Especialização de mão-de-obra Lead times de aquisição Lead times de produção Lead times de distribuição Investimentos

Impossibilidades Otimizar os elos da cadeia sem adequada informação Transporte (inclusive internacional) Custo de contratação Lead time de trânsito Mão-de-obra (principalmente especializada) Contratação / Dispensa Treinamento Estrutura fabril Instalações físicas (prédios e equipamentos) Instalações tecnológicas (sistemas de suporte, informática, comunicação) Demanda de energia elétrica Aquisição de comodities Desconsideração dos lead-times envolvidos

Impossibilidades Investimento sem retorno Sobrevivência sem lucro Fazer a qualquer custo. Atender a qualquer preço.

O Que Fazemos? Mudamos o “planejamento” a todo instante Utilizamos “alternativas” com frequência e sem medir as consequências à curto e médio prazos (internas e externas) Sobrecarregamos as estruturas ou as temos ociosas Mantemos estoques para compensar variações (processo e produtos acabados) Perdemos materiais por obsolescência Aumentamos os custos para reduzir os lead-times Atendemos a qualquer preço

O Que Vendemos? Custos enxutos Ocupação de capacidade superior a 85% Custos de transportes otimizados Custos de importação otimizados (fretes marítimos, cargas consolidadas) Custos de aquisição otimizados Flexibilidade Qualidade Lead-times próximos de zero

Impactos dos Erros de Informação Externa Dificuldade de visualização do mercado Aumento dos custos de aquisição Inadequação da capacidade produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades para aumento de preço

Impactos dos Erros de Informação Interna Dificuldade na percepção de problemas Falhas na abordagem de problemas Redução da eficiência produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades competitivas

Objetivo Atingir o melhor ponto de equilíbrio Lead-time x custo x estoque x atendimento x investimento x ....