Comunidades surdas, escolas e o trabalho de interpretes

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Transcrição da apresentação:

Comunidades surdas, escolas e o trabalho de interpretes Dra. Gladis Perlin - UFSC

Convite a uma leitura possível de alguns marcadores que estudantes surdos indicam com vistas a uma pedagogia de surdos para a formação de professores...

A pedagogia e os surdos: três tempos moderno: modelos a copiar critico: tolerância cultural: identidade

Qual pedagogia para a formação de professores? Não aquela pedagogia que muitos citam como modelo, mostram objetivações, atentam para a necessidade de normalidade; nem aquela pedagogia hibrida, mesclada, multicultural, mas a pedagogia que brota dos espaços da memória do povo surdo, aquela pedagogia que os surdos trazemos desde séculos como um sonho, uma nostalgia, e que nos momentos, longe da vigilância colonial, colocamos em pratica.

O sujeito da pedagogia? O sujeito da pedagogia dos surdo não é o deficiente, o sujeito com uma falta, o sujeito anormal; nem o sujeito menos válido, subalterno, diverso, com menos capacidades como visto nas pedagogias preparadas para nós surdos. O sujeito da pedagogia dos surdos é diferença e potencialidade.

Cultura: A cultura e uma questão de auto-superação tanto quanto de auto-realização. Se ela celebra o eu, ao mesmo tempo também o disciplina estética e asceticamente. (Eagleton 2005)

Elementos para a formação pedagógica

Posições de Interidentificação : enfatiza o fato de ser surdo atentando subjetividades inerentes conduz a diferença do povo surdo

Transmitir saberes culturais: traz a diferença cultural trabalha com artefatos culturais não foge aos conteúdos curriculares não foge a diferença com os não surdos

Língua de sinais: como língua de instrução como instrumento no currículo como instrumento de acesso para outras línguas como língua da pedagogia de surdos

Atitudes intercambiais Intercultural/pedagogia cultural Professor bilíngüe Português como segunda língua Interpretes (quando as necessidades são maiores)

Concluindo: formação pedagógica uma pedagogia constituída na diferença Que permaneça em questões culturais Que permita acessar a identidade como cultura, sujeito e povo. Que não fuja dos conteúdos curriculares