CONTROLES FINANCEIROS NA PROPRIEDADE RURAL JOÃO ROSSETO RIBEIRO JUNIOR
Como tornar viável a produção de leite Resultado = Renda - Custo Renda para pagar gastos ou custos da atividade e possibilitar sobras Renda = (leite produzido x preço) + venda de animais + vendas eventuais Produção de leite é o fundamento 80 a 90% Fonte: Faria, 1998
PARTE FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO CONTROLE FINANCEIRO PARTE FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO INFORMAÇÃO DECISÃO AÇÃO 4
CONTROLE FINANCEIRO É O INSTRUMENTO QUE PERMITE ORGANIZAR, PLANEJAR E CONTROLAR TODOS OS RECURSOS FINANCEIROS
AS INFORMAÇÕES A COLETA DE DADOS NÃO CONFIAVEIS E DESORGANIZADOS, ACABAM INDUZINDO A ERROS DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
TODAS AS DESPESAS DEVEM SER DISCRIMINADAS CONTROLE DE DESPESAS TODAS AS DESPESAS DEVEM SER DISCRIMINADAS
1. Despesas de Custeio Jan Fev Mar Abr Mai 2.012 unidade Jan Fev Mar Abr Mai 2.012 1.1. Mão de obra perm. R$ 1.2. Encargos sociais 1.3. Mão de obra temporária 1.4. Mão de obra familiar 1.5. Concentrados protéicos 1.6. Concentrados energéticos 1.7. Ração comercial 1.8. Leite em pó 1.9. Sal mineral 1.10. Calcário 1.11. Estercos 1.12. Uréia 1.13. Outros adubos 1.14. Defensivos 1.15. Sementes e mudas 1.16. Volumosos comprados 1.17. Sêmen 1.18. Material para inseminação 1.19. Medicamentos preventivos 1.20. Medicamentos curativos 1.21. Exames sanitários 1.22. Material de ordenha 1.23. Ferramentas e utensílios 1.24. Combustíveis 1.25. Mecanização terceirizada 1.26. Manutenção de máquinas 1.27. Manutenção de instalações 1.28. Energia elétrica 1.29. Telefone 1.30. Taxas e impostos 1.31. Fretes do leite 1.32. Assistência técnica 1.33. Escritório e contabilidade 1.34. Juros 1.35. Arrendamentos 1.36. Outros 1.37. Total
4.1. Leite vendido - empresa I 4.2. Leite vendido - empresa II 4. Receitas unidade Jan Fev Mar Abr Mai 2.012 4.1. Leite vendido - empresa I R$ 4.2. Leite vendido - empresa II 4.3. Leite vendido - derivados 4.4. Leite vendido - total 4.5. Animais - 4.5.1. Bezerras 4.5.2. Novilhas 4.5.3. Vacas 4.5.4. Outros 4.5.5. Total 4.6. Máquinas e equipamentos 4.7. Serviços para terceiros 4.8. Outras receitas 4.9. Total
6. Resultados Econômicos Jan Fev Mar Abr Mai 2.012 unidade Jan Fev Mar Abr Mai 2.012 6.1. Média de preço - empresa I R$/litro 6.2. Média de preço - empresa II 6.3. Média de preço - derivados 6.4. Média geral de preços 6.5. Fluxo de caixa R$ 6.6 Fluxo de caixa por área R$/ha 6.7. Receita por vaca por dia R$/v.dia 6.8. Receita por vaca por ano R$/v.ano 6.9. Receita por Litro 6.10. Depreciação de máquinas + RCM 6.11. Depreciação de instalações + RCI 6.12. Remun. capital em animais 6.13. Remun. capital em terra 6.14. Avaliação patrimonial 6.15. Índ.var.patrimonial-ano anterior Indice 6.16. Índ.var.patrimonial - 1º ano 6.17. Despesas custeio/Receita total % 6.18. Reais investidos/Litro produzido 6.19. Reais investidos/Vaca R$/vaca
7. Resultados Econômicos (sem remuneração do proprietário) unidade Jan Fev Mar Abr Mai (sem remuneração do proprietário) 2.012 7.1. Custo operacional efetivo (COE) R$/litro 7.2. COE com equivalente-leite 7.3. COE por vaca R$/vaca 7.4. COE por vaca (litros) l/vaca 7.5. Custo total 7.6. Custo total com equiv. leite 7.7. Custo total por vaca 7.8. Custo total por vaca (litros) 7.9. Margem bruta R$ 7.10. Margem bruta por área R$/ha 7.11. Lucro 7.12. Lucro por área 7.13. Lucro por litro 7.14. Lucro por vaca por dia R$/v.dia 7.15. Lucro por vaca por dia (litros) l/v.dia 7.16. Lucro por vaca por ano R$/v.ano 7.17. Lucro por vaca por ano (litros) l/v.ano 7.18. COE/custo total % 7.19. Custo fixo/custo total 7.20. Remuneração do capital total
CONTROLE DOS CUSTOS E DESPESAS Para o correto cálculo de custos e despesas, é preciso apurar, separar e analisar cada fator gerador desses valores, além de estar sempre à procura de alternativas que possibilitem gastar menos, manter ou melhorar a eficiência e a qualidade conquistada.
CONTROLE DE DESPESAS E RECEITAS O controle de despesas, o fluxo de caixa e o controle de resultados, tem como função acompanhar a evolução dos gastos mensais em cada item de despesa, indicando assim medidas que possam conter gastos e priorizar recursos.