Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
Advertisements

Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Escola Angelina Jaime Tebet.
A CONQUISTA DA AMERICA E RENASCIMENTO
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A Santa Ceia.
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
Teatro Barroco.
APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
(:Castelos medievais:)
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
Pierre Auguste Renoir
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ROCOCÓ.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
O teatro brasileiro no século XIX
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Teatro Linha do tempo.
Palavra de Vida Março de 2008.
Origem do Teatro Português
A arte e a mentalidade barrocas
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci Flori Jane Formatação:
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Elementos de adoração no Carnaval
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Panorama histórico e divisão esquemática
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Composição com formas geométrica
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci. A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site Para receber mensagens, inscreva-se no site:
Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
RENASCIMENTO CULTURAL
Barroco.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
William Shakespeare.
Transcrição da apresentação:

Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos. O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.

É preciso esclarecer desde logo que, em relação ao teatro, os limites cronológicos do barroco propriamente dito são mais reduzidos do que os das artes plásticas, começando por volta de 1580 e terminando, no que tange a dramaturgia, antes do final da década dos 1670. Do ponto de vista arquitetônico e cenográfico o término é aproximadamente coincidente com o da pintura, muito embora o período realmente criativo coincida com o do texto.

Chamado de a arte da contra-reforma, o barroco é, ao mesmo tempo, uma reação ao materialismo renascentista e às idéias reformistas de Lutero e Calvino e um retorno à tradição cristã. Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O teatro é o espelho da natureza; era inevitável que ele refletisse o abalo sofrido pelo mundo católico do feudalismo, perante a redescoberta da generosa riqueza do mundo pagão, no momento em que a corrupção interna corroia uma Igreja Católica tornada potência política e militar.

Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O barroco reviveu a abundância alegórica do fim da Idade Média e a enriqueceu com o mundanismo da Renascença. Os prazeres do mundo e a sombra da morte, coisas terrenas e coisas celestiais, fluíam juntas teatral e espiritualmente, num crescimento contínuo. Nunca, antes ou depois, uma época pintou sua própria imagem em cores tão exuberantes.

E assim a arte barroca desabrochava em teatralidade resplandecente, do mesmo modo a contra-reforma invocava todos os meios visuais e intelectuais da arte do palco. O teatro vivia um momento de extraordinária ascensão. Palavra, rima, imagem,representação e aplicações pedagógicas uniam-se agora à música, que emergia de mero acompanhamento do teatro, para uma arte autônoma.

O barroco viu o nascimento da ópera. Das cortes da Itália, a ópera seguiu em marcha triunfal, levada pelo patrocínio de papas, príncipes, reis e imperadores. Pintores e arquitetos uniram-se renderam-se à ópera. Romain Rolland ( músico francês) descreveu o teatro musical do tempo do Papa Clemente IX como uma paixão doentia, que exibia todos os sintomas de uma loucura coletiva.

Nos últimos dias da renascença e nos primeiros dias do período barroco a sala de espetáculo tornou-se um dos mais importantes espaços de representação de qualquer palácio. Foram erguidos palcos no Vaticano em Roma,no palácio Uffizi em Florença, no Palais Royal em Paris.