Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Escola e Família: quais são suas competências?
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Sociologia da Educação
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
BULLYNG
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Desenvolver Por uma Nova Escola.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Inovadores e Conservadores
PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Fases da vida.
Aprendizado depende de:
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Professora Roseli Candida Leite
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Idade adulta -Por que tantas pessoas optam por ter filhos?
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
BULLYING O QUE E ???.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Política Nacional de Prevenção de Acidentes e Violência
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
SITUAÇÕES.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Status e papel.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
ESQUIZOFRENIA Infantil
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Impactos Psicológicos da Insatisfação com a Aparência NOl-LEOOS
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Mitos Sobre a Velhice Maria Gomes Queiroz As. Social – Especialista em Gerontologia.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda Carneiro Osni de Jesus Raíssa Figueiredo

Relacionamento com outras crianças

As pessoas mais importantes na vida das crianças são os adultos. Na 2ª infância seu relacionamento com amigos e irmãos torna-se cada vez mais importante. Ao relacionar-se com outras crianças, pode aferir suas competências.

Irmãos relacionam-se melhor sem a mãe por perto. A partir de 5 anos, irmãos tornam-se menos físicos e mais verbais. Irmãos de mesmo sexo brincam mais juntos do que pares de sexo oposto. Crianças dominadas por irmãos mais velho, podem assumir papel dominante com outras crianças.

Relação com Irmãos

Parceiros e amigos Através de amizades e de interações as crianças pequenas aprendem: - A se relacionar com os outros. -Resolver problemas -colocar-se no lugar do outro -valores morais e normas

Pré- escolares são seletivos em relação aos parceiros para brincar Geralmente gostam de brincar com crianças da mesma idade e do mesmo sexo. Eles são muito seletivos em relação a com quais brincam. Nas salas de aula as crianças tendem a passar maior parte do tempo com crianças com as quais já tiveram experiências positivas

Para crianças de 4 a 7 anos as características mais importantes nas amizades são: fazer coisas juntas, ter afeto, importar-se com o outro, compartilhar e ajudar mutuamente, morar perto e frequentar a mesma escola Enquanto as menores consideram mais as características físicas, como aparência e tamanho.

Essas crianças cujos os pais e professores consideram socialmente competentes geralmente lidam bem com a raiva, evitando insultos e ameaças. Enquanto crianças pouco populares tendem a revidar ou fazer mexericos. Crianças pré- escolares preferem parceiros pró-sociais.

Características e consequências da amizade Pré- escolares não agem da mesma forma com amigos e com outras crianças As amizades são mais satisfatórias quando as crianças as consideram harmoniosas e neles encontram confirmação do seu valor pessoal.

As crianças com amigos gostam mais da escola

O filho único o Em termos de realização ocupacional e educacional e de inteligência, os filhos únicos superam as crianças que possuem irmãos; o Pesquisas na China, também produziram descobertas positivas em relação aos filhos únicos; o A República popular da China estabeleceu uma política oficial de limitar as famílias em apenas uma criança;

Um país de filhos únicos o A Comissão de Planejamento Familiar proibiu as esterilizações e os abortos forçados e iniciou uma transição para um sistema mais flexível e generoso; o Em um pequeno, mais crescente número de municípios, as cotas fixas e a necessidade de autorização foram eliminadas;

Um país de filhos únicos o Entre 4 mil crianças de terceira a sexta série de áreas rurais e urbanas, as diferenças de personalidade entre filhos únicos e crianças com irmãos foram poucas; o O pequeno número de problemas graves que aparecem em filhos únicos foram atribuídos a excesso de indulgência e superproteção por parte dos pais;

Um país de filhos únicos o Quando questionários foram aplicados a 731 crianças e adolescentes urbanos, as crianças com irmãos relataram níveis mais elevados de medo, ansiedade e depressão do que os filhos únicos; o Um estudo randomizado em escolas de Beijing constatou que filhos únicos superaram colegas de primeira série com irmãos nas capacidades de memória, de linguagem e matemática; o Filhos únicos de quinta série, os quais nasceram antes de a política de restrição de filhos ter sido intituída não demonstraram uma vantagem cognitiva significativa;