COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho Realizado por: Solange Afonso nº 26 Tânia Carvalho nº27
Advertisements

Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Fernando Pessoa.
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
O texto poético.
Texto Poético.
Antoine de Saint-Exupéry
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
O que é Literatura? É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
CATIVAR....
Dia 14 de março "Dia Nacional da Poesia".
“Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados” (Cassiano Ricardo)‏ COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA LINGUA PORTUGUESA POESIA- VERSIFICAÇÃO.
Elementos Estruturais da Poesia
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
CATIVAR....
O texto literário: O texto poético
O TEXTO POÉTICO.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
“AVE MARIA” A BEM AMADA DE DEUS.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Trabalho 4 Com texto/frases de poetas portugueses, criação de uma composição tipográfica onde existam variações de ritmo e direcções das palavras, onde.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
O gênero lírico.
Poemas Profa. Marilene Garcia.
Ferreira Gullar.
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
LITERATURA Capítulo 4.
“Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados.”
Noções de versificação
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Deus é o primeiro, o melhor e último”.
Quadrinhas Populares Professora Janete.
Alunas: Camila Thomaselli nº04 Carolina Côrtes nº08 Carolina Molar nº09 Carolina Saade nº10 Carolina Sequeiros nº11.
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
Eu sou um poeta.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
By Búzios Slides Apresenta
Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.
Poemas Professora Janete.
Eu sou um poeta.
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
As marcas ideológicas dos textos
6 6 POEMAS E 1 CANÇÃO.
8º C – COLÉGIO MARIA MONTESSORI Prof. JAILSON DANTAS
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
ESTOU AQUI Estou aqui pra Te louvar Estou aqui pra Te exaltar
POR QUE TE AMO ?? Amo porque te amo !! Teu olhar de ternura A poesia magistral Tua pele, teu cheiro Meu desejo carnal Amo porque te amo !! Teu jeito calmo.
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Professor Marcel Matias
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Agrupamento Gil Vicente Português
GÊNEROS LITERÁRIOS ÉPICOLÍRICODRAMÁTICO EPOPEIA ROMANCE CONTO NOVELA POESIA LÍRICA TRAGÉDIA COMÉDIA DRAMA Predominância da objetividade Predominância da.
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO
Classificação das estrofes
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA LÍNGUA PORTUGUESA POESIA- VERSIFICAÇÃO “Que é poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados.” (Cassiano Ricardo)‏ “ Poesia é a suprema forma de beleza.” (Mallarmé)‏ “Aprendemos o que é poesia lendo poesia.” (T. S. Eliot)‏

Fanatismo Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida Meus olhos andam cegos de te ver! Não és sequer razão de meu viver, Pois que tu és já toda a minha vida! Não vejo nada assim enlouquecida… Passo no mundo, meu Amor, a ler No misterioso livro do teu ser A mesma história tantas vezes lida! “Tudo no mundo é frágil, tudo passa…” Quando me dizem isto, toda a graça Duma boca divina fala em mim! E, olhos postos em ti, vivo de rastros: “Ah! Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus: princípio e fim!…”

REFLETINDO SOBRE O TEXTO... 1. Em que gênero literário está inserido esse texto? 2. Que características esse texto apresenta?

3. Poema X Poesia. Existe diferença? 4. O que é eu-lírico? 5. O que é verso? 6. O que é estrofe? 7. Como se denominam as estrofes?

Poesia está em toda parte: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nas propagandas, nas letras de música, em uma bela paisagem... A poesia encontra seu núcleo no poema, feito e trabalhado precisamente para consegui-la. Ela é indefinível, porém é definidora.

Poema é o gênero textual que se constrói não apenas com idéias e sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e seus recursos musicais – a sonoridade e o ritmo das palavras – , da função poética da linguagem e de palavras com sentido conotativo. Poesia é o subjetivo, o abstrato enquanto que poema é o concreto.

Poesia Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto, ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira. (Carlos D de Andrade)

Eu-lírico (eu-poético) É a voz que fala no poema e nem sempre corresponde à do autor “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.” (Fernando Pessoa)‏

“Fui sempre um homem alegre. Mas depois que tu partiste, Observemos o lirismo dos versos abaixo, em que o eu-lírico exprime seus sentimentos em face do mundo exterior. “Fui sempre um homem alegre. Mas depois que tu partiste, Perdi de todo a alegria: Fiquei triste, triste, triste.” (Manuel Bandeira)‏

O eu-lírico pode aparecer na forma feminina, mesmo o autor sendo do sexo masculino “(...)E tantas águas rolaram Quantos homens me amaram Bem mais e melhor que você Quando você me quiser rever Já vai me encontrar refeita, pode crer(...)” (Chico Buarque de Holanda)‏

Verso corresponde a cada linha do poema Verso corresponde a cada linha do poema. Os versos organizam-se em estrofes. Estrofe ou estância é um agrupamento de versos.

Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Observe este poema de Manuel Bandeira, há uma classificação para cada estrofe. O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

A primeira estrofe chama-se sextilha, pois apresenta seis versos. A segunda estrofe chama-se terceto, pois apresenta três versos. A terceira estrofe chama-se monóstico, pois apresenta um verso.

DENOMINAÇÃO DAS ESTROFES QUANTO AO NÚMERO DE VERSOS MONÓSTICO: ESTROFE COM UM VERSO. DÍSTICO: ESTROFE COM DOIS VERSOS. TERCETO: ESTROFE COM TRÊS VERSOS. QUADRA OU QUARTETO: ESTROFE COM QUATRO VERSOS. QUINTILHA: ESTROFE COM CINCO VERSOS. SEXTILHA: ESTROFE COM SEIS VERSOS. SÉTIMA OU SEPTILHA: ESTROFE COM SETE VERSOS. OITAVA: ESTROFE COM OITO VERSOS. NONA: ESTROFE COM NOVE VERSOS. DÉCIMA: ESTROFE COM DEZ VERSOS.

MÉTRICA é a medida ou quantidade de sílabas que um verso possui. A divisão e a contagem das sílabas métricas de um verso são chamadas de ESCANSÃO. Essa contagem não é feita da mesma forma que a divisão e contagem de sílabas normais.  

1. Só se contam as sílabas até a última sílaba tônica do verso. O número de sílabas poéticas e gramaticais nem sempre coincidem. A contagem das sílabas métricas faz-se auditivamente e subordina-se às seguintes regras: 1. Só se contam as sílabas até a última sílaba tônica do verso.

“A i/da/de aus/te/ra e/ no/bre a/ que/ che/ga/mos.” 2. Quando duas ou mais vogais se encontram no fim de uma palavra e começo de outra, e podem ser pronunciadas numa só emissão de voz, unem-se numa única sílaba métrica. “A i/da/de aus/te/ra e/ no/bre a/ que/ che/ga/mos.” (Alberto de Oliveira)

OBSERVAÇÕES: Para que tais uniões vocálicas não sejam duras e malsonantes, as vogais (pelo menos a primeira delas) devem ser átonas e não passar de três. b) Não se unem vogais tônicas (vi/ó/dios); (es/tá/úmido) nem se juntam tônicas com átonas (a/li/o/ve/jo).

3. Ditongos crescentes valem, geralmente, uma só sílaba métrica: “O/pe/rá/rio/mo/des/to/, a/be/lha pobre” Às vezes, porém, poetas dissolvem ditongos crescentes em hiatos. Esta dissolução denomina-se diérese: “Nem/ fez/ cas/te/los/gran/di/o/sos”

DENOMINAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS POÉTICAS UMA SÍLABA: Monossílabo DUAS SÍLABAS: Dissílabos TRÊS SÍLABAS: Trissílabos QUATRO SÍLABAS: Tetrassílabos CINCO SÍLABAS: Pentassílabos ou Redondilha menor SEIS SÍLABAS: Hexassílabo SETE SÍLABAS: Heptassílabo ou Redondilha maior

OITO SÍLABAS: Octossílabos NOVE SÍLABAS: Eneassílabos ou Jâmbicos DEZ SÍLABAS: Decassílabos ou Heróicos ONZE SÍLABAS: Hendecassílabos DOZE SÍLABAS: Dodecassílabos ou Alexandrinos MAIS DE DOZE SÍLABAS: Bárbaros

DIVISÃO DE SÍLABAS GRAMATICAIS DIVISÃO DE SÍLABAS POÉTICAS OBSERVE O EXEMPLO DIVISÃO DE SÍLABAS GRAMATICAIS 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 DA DI PER AN TE NHAR SO DE MA AL NHA MI DIVISÃO DE SÍLABAS POÉTICAS DA * 10 DI 9 PER 8 7 TE AN 6 NHAR 5 SO 4 DE 3 MA 2 NH’ AL 1 MI * ÚLTIMA SÍLABA TÔNICA

DIVISÃO DE SÍLABAS GRAMATICAIS DIVISÃO DE SÍLABAS POÉTICAS VEJA OUTRO EXEMPLO DIVISÃO DE SÍLABAS GRAMATICAIS 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 DA LI ZES VE TAS TAN RIA TÓ HIS MA MES A DIVISÃO DE SÍLABAS POÉTICAS DA * 10 LI 9 ZES 8 VE 7 TAS 6 TAN 5 RIA 4 TÓ 3 MA HIS 2 MES 1 A * ÚLTIMA SÍLABA TÔNICA

RITMO Resulta da regular sucessão de sílabas átonas ou fracas e de sílabas tônicas ou fortes. Os acentos tônicos, ou as sílabas tônicas, devem repetir-se com intervalos regulares, de modo a cadenciar o verso e torná-lo melodioso.

Eu vi!...” (Casimiro de Abreu)‏ Observe o ritmo nas estrofes a seguir, sempre na 2ª sílaba poética. “Quem dera Que sintas as dores De amores Que louco Senti! Quem dera Que sintas!... - Não negues, Não mintas... Eu vi!...” (Casimiro de Abreu)‏

Agora observe estes versos que apresentam acentuação na 3ª, na 6ª e na 9ª sílabas. “Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser.” (Hino à Bandeira – Olavo Bilac)‏

Manuel Bandeira Trem de Ferro Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista

Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força (trem de ferro, trem de ferro) Oô... Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho Da ingazeira Debruçada No riacho Que vontade De cantar! (café com pão é muito bom)

Quando me prendero No canaviá Cada pé de cana Era um oficiá Oô... Menina bonita Do vestido verde Me dá tua boca Pra matar minha sede Vou mimbora vou mimbora Não gosto daqui Nasci no sertão Sou de Ouricuri Vou depressa Vou correndo Vou na toda Que só levo Pouca gente Pouca gente... (trem de ferro, trem de ferro)‏ (Manuel Bandeira in "Estrela da Manhã" 1936)‏

RIMA São coincidências sonoras que podem ocorrer em qualquer lugar dos versos, dependendo da escolha do poeta. Obedecem a diversas classificações. As rimas de dentro do verso são chamadas internas e as rimas nas últimas palavras do verso são chamadas de finais.

QUANTO À TERMINAÇÃO DO SOM 1) PERFEITAS: sereno e moreno; neve e leve 2) IMPERFEITAS: Deus e céus; estrela e vela

QUANTO À TONICIDADE 1) AGUDAS (oxítonas)‏ feroz e atroz; amor e clamor 2) GRAVES (paroxítonas)‏ festa e manifesta; flores e cores 3) ESDRÚXULAS (proparoxítonas)‏ mágico e trágico; lírico e onírico

QUANTO AO VOCABULÁRIO POBRES Mesma classe gramatical Ex: Coração e oração RICAS Classe gramatical diferente Ex: Prece e adormece

RIMA INTERIOR Veja alguns exemplos: “Como são cheirosas as primeiras rosas” (A. de Guimarães)‏ “Donzela bela, que me inspira a lira Um canto santo de fremente amor Ao bardo o cardo da tremenda senda Estanca arranca-lhe a terrível dor.” (Castro Alves)‏

RIMAS EMPARELHADAS (AABB)‏ DISPOSIÇÃO DAS RIMAS NAS ESTROFES RIMAS EMPARELHADAS (AABB)‏ “Ele deixava atrás tanta recordação! A E o pesar, a saudade, até no próprio chão, A Debaixo dos seus pés, parece que gemia, B Levanta-se o sol, vinha rompendo o dia(...)” B (A. de Oliveira)‏

RIMAS ALTERNADAS (ABAB)‏ “Tu és um beijo materno! A Tu és um riso infantil, B Sol entre as flores de inverno, A Rosa entre as flores de abril! ” B ( J. de Deus)‏

RIMAS INTERPOLADAS OU OPOSTAS (ABBA)‏ “ Saudade! Olhar de minha mãe rezando A E o pranto lento deslizando em fio... B Saudade! Amor dminha terra... O rio B Cantigas de águas claras soluçando. “ A (Da Costa e Silva)‏

VERSOS BRANCOS São os versos sem rima. Envelhecer Antes, todos os caminhos iam. Agora todos os caminhos vêm. A casa é acolhedora, os livros poucos. E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas. (Mário Quintana)

VERSO LIVRE São os versos que não obedecem aos preceitos da versificação tradicional, em relação à métrica e ao ritmo. Observe este poema de Ferreira Gullar

Não há vagas O preço do feijão Como não cabe no poema não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás a luz o telefone a sonegação do leite da carne do açúcar do pão O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos. Como não cabe no poema o operário que esmerila seu dia de aço e carvão nas oficinas escuras – porque o poema, senhores, Está fechado: “não há vagas” Só cabe no poema O homem sem estômago a mulher de nuvens A fruta sem preço O poema, senhores, Não fede nem cheira.

AS FORMAS FIXAS Há poemas que têm forma fixa, isto é, submetida a regras quanto à combinação dos versos, das rimas e das estrofes. Assim, há, por exemplo, o soneto, cujos versos são agrupados em dois quartetos e dois tercetos; a balada (três oitavas e uma quadra); o rondó (somente quadras ou quadras combinadas com oitavas); o haicai (um terceto em que o 1º e o 3º versos são pentassílabos e o 2º é heptassílabo).

DISPOSIÇÃO DAS RIMAS NO SONETO As rimas das quadras são as mesmas. Um par de rimas serve a ambas, segundo o esquema abba-abba ou abab-abab. Nos tercetos podem combinar-se duas ou, mais frequentemente, três rimas. Quando há apenas duas rimas, dispõem-se elas normalmente de forma alternada: cdc- dcd. Se as rimas são três, distribuem-se em geral nos esquemas: ccd-eed, cdc-ede, cde-cde.

Fanatismo Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida a Meus olhos andam cegos de te ver! b Não és sequer razão de meu viver, b Pois que tu és já toda a minha vida! a Não vejo nada assim enlouquecida… a Passo no mundo, meu Amor, a ler b No misterioso livro do teu ser b A mesma história tantas vezes lida! a “Tudo no mundo é frágil, tudo passa…” c Quando me dizem isto, toda a graça c Duma boca divina fala em mim! d E, olhos postos em ti, vivo de rastros: e “Ah! Podem voar mundos, morrer astros, e Que tu és como Deus: princípio e fim!…” d