O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Cultura e contracultura
Cultura popular Na escola
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Cultura e Ideologia.
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
9ºANO – SOCIOLOGIA – RESUMO
CULTURA E FOLCLORE – RESUMO
ENCONTRO DO FOLCLORE E DA CULTURA
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
O QUE SABER.
Indivíduos e sociedade:
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Representações Sociais
INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
Cultura, Linguagem e Língua
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Músicas de espera com temas de astronomia e folclore
História da Música “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio
A origem da Cultura Brasileira.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
A CULTURA.
SOCIOLOGIA Cultura e sociedade.
Cultura – conceitos e definições
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
A identidade cultural na pós modernidade
Emile Durkheim e o fato social
Ritmos Afro-brasileiros
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
CULTURA.
CULTURA JURIDICA.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
Sociedades globalizadas
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Linguagens Artísticas
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
CULTURA O QUE É?.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo
Émile Durkheim.
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
CULTURA: uma palavra muitas definições
Patrimônio cultural.
Mayara T. Santos - Sociologia
Patrimônio cultural.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. É o saber do povo que se torna normativo pela tradição.

Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de: lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

O Folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. Cultuado tardiamente em relação a Cultura, com esta muitas vezes se confunde e interpenetra espaços.

O FOLCLORE - características: TRADICIONALIDADE: a partir de sua transmissão geracional, entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem ruptura com o passado, e se constroem sobre esse passado. DINAMICIDADE: a sua feição é mutável, ainda que baseada na tradição.

FUNCIONALIDADE: existindo uma razão para o fato acontecer e não constituindo um dado isolado, e sim inserido em um contexto dinâmico e vivo. Fortalece a Identidade Cultural.

ACEITAÇÃO COLETIVA: deve ser uma prática generalizada, implicando uma identificação coletiva com o fato, mesmo que ele derive das elites. Pode ser uma paródia das práticas elitistas. Ex: Os maracatus celebravam os reinos d´África e satirizavam a corte portuguesa no Brasil.

ANONIMATO: mesmo se houver autor, desde que o fato seja absorvido pela cultura popular, ainda deve ser considerado folclórico. Um exemplo disso é a literatura de cordel brasileira, geralmente com autoria definida, mas tida como elemento genuíno da cultura popular. ESPONTANEIDADE: o fato folclórico não nasce de decretos governamentais nem dentro de laboratórios científicos.

VULGARIDADE: no sentido estrito de vir do popular, do jeito simples e muitas vezes jocoso da sabedoria do povo. ORALIDADE: o folclore se transmite de boca em boca, em muitos casos, distante da mídia ou da propaganda formal e planejada.

O MARACATU Pernambucano – uma tradição O Maracatu é uma manifestação da música folclórica de Pernambuco. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das práticas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica às cortes portuguesas. A orquestra do Maracatu é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes, caixas e taróis, ganzás e um gonguê. Hoje em dia, se usa os xequerês (instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas). O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar, outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.

CULTURA – em busca de uma Definição O senso comum das pessoas afirma que alguém muito bem informado, que tem conhecimentos, cursou a universidade, concluiu pós-graduação, mestrado ou doutorado é uma pessoa que tem Cultura. Isto se deve a tradição elitista ligada ao termo Cultura.

No entanto, vejamos algumas definições que podem ser aplicadas a este termo: “é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe (e transmite) de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou”. (Clyde Kluckhohn – 1905*1960)

(Bronislaw Malinovski – 1884*1942). “a Cultura compreende arte artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados”. (Bronislaw Malinovski – 1884*1942). “a Cultura consiste em padrões de comportamento adquiridos por meio de símbolos, e que constituem as realizações características de grupos humanos, inclusive suas materializações em artefatos”. (Clyde Kluckhohn – 1905*1960).

“É o conjunto de crenças, regras, da variedade das manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.”

CULTURA *Cultura e Educação: - Informal ou assistemática; *Cada Sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a Cultura é também chamada de Herança Social. *Cultura e Educação: - Informal ou assistemática; - Formal ou sistemática

Identidade Cultural: - a identidade cultural faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo. Ex: Aluno do CMF, do 9º Ano, aluno da 90... Cultura Material: - utensílios produzidos em uma sociedade. Ex: habitação, ferramentas, instrumentos. Cultura Não Material: - aspectos morais e intelectuais. Normas sociais, religião, costumes, ciências, folclore.

COMPONENTES DA CULTURA TRAÇOS CULTURAIS - átomo da Cultura. O COMPLEXO CULTURAL - combinação dos traços culturais em torno de uma atividade. A ÁREA CULTURAL - a região dos complexos culturais. O PADRÃO CULTURAL - normas que regem um comportamento. A SUBCULTURA - diferenças significativas no interior de uma Cultura.

A SUBCULTURA No interior de uma Cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma Subcultura. Ex: Comunidades de origem estrangeira (subcultura regional), relação entre gerações, tribos urbanas (subcultura juvenil: punks, skinheads, góticos, metaleiros, emos, etc).

CONTRACULTURA Nas Sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes (mores), opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de contracultura. Uma cultura com valores e costumes colidentes com os da Sociedade estabelecida. Ex: os Hippies