COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

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Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
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Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Significação das palavras Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia 1

Objetivos: Distinguir o uso conotativo e denotativo das palavras. Empregar as palavras quanto ao significado hipônimo, hiperônimo, homônimo e parônimo. 2

QUADRO DE TRABALHO Nota de aula.

SEMÂNTICA Estudo da significação das palavras, expressões e enunciados que constituem os textos.

DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO Sentido literal (denotativo) = significado básico das palavras. Sentido figurado (conotativo) = significado adquirido pelas palavras, expressões ou enunciados da língua em situções particulares de uso. 5

SINONÍMIA Relação de semelhança de sentido entre palavras e expressões da língua. Obs.: Os sinônimos nunca apresentam uma identidade completa de significado.

ANTONÍMIA Relação de oposição de sentido entre palavras e expressões da língua. Um termo é antônimo do outro ao qual se opõe semanticamente.

HOMONÍMIA Relação em que palavras da língua têm ou a mesma grafia e a mesma pronúncia, ou a mesma grafia, ou ainda a mesma pronúncia com significados diferentes.

TIPOS DE HOMÔNIMOS Perfeitos: grafia =/ pronúncia =/ significado ‡ Ex.: André está são./ Os meninos são estudiosos. Homógrafos: grafia =/ pronúncia ‡ / significado ‡ Ex.: Dê-me esta colher./ É preciso colher os frutos do que se planta. Homófonos – grafia ‡/ pronúncia = / significado ‡ Ex.: Onde se coloca o acento desta palavra?/ Este assento é ideal para crianças.

PARONÍMIA Relação em que palavras da língua têm semelhança na grafia e na pronúncia, mas sem relação de significados entre si.

HIPERONÍMIA/ HIPONÍMIA Hiperonímia é a relação que se estabelece entre um termo cujo significado pode ser considerado mais abrangente com relação ao significado de um conjunto de outras palavras com as quais se relaciona. Essas palavras de sentido mais específico são seus hipônimos.

REFERÊNCIAS ABAURRE, M L M. Gramática – Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna. PATROCÍNIO, M F; LEITE, R S; BARBOSA, S A M. Novas Palavras. São Paulo: FTD. SARMENTO, L L; TUFANO, D. Potuguês: Literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna. 12