A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO

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Transcrição da apresentação:

A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO XVIII ENANGRAD - Novas Fronteiras do Ensino da Administração - 2/8/2007 Antonio Tadeu Pagliuso Superintendente Geral tadeu.pagliuso@fnq.org.br

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” Rede Brasileira de Qualidade, Produtividade & Competitividade -15 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

Destaques 52 15 +10 MILHÕES ~5.000 520.000 +440.000 +30.000 +8.100 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 15 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG 520.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +440.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +30.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +8.100 MEMBROS APOIADORAS DE QP&C

CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO E A EXCELÊNCIA DA GESTÃO

G.ARONSON CASA CENTRO MESBLA Bamerindus

Novos paradigmas nas organizações Redes e integração horizontal. Pirâmide e integração vertical. Estrutura Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade. Competição, regionalidade e relacionamento utilitário. Interação Partes integrantes do ecossistema da organização. Restrições sujeitas a considerações de custo/benefício. Sociedade e meio ambiente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo Para De

Novos paradigmas nas organizações (continuação) Maior conteúdo intelectual e o trabalho experiência mais rica e desafiadora. Automação. Mais tecnologia, menos pessoas. Tecnologia da Informação Função da escola e organização. Aprendizado contínuo para toda a vida. Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida. Aprendizado/ educação Crescimento exponencial e acesso universal. Crescimento linear e acesso restrito. Conhecimento Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema. Localizada, tarefa de experts. Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis. Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Líder: mentor, focalizador e símbolo.Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização. Liderança Para De

Posicionamento Conceitual “A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”

DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS Estudo SERASA e FNQ

O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

% sobre o faturamento líquido MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

% sobre o faturamento líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®

Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países

Modelo Brasileiro de Excelência da Gestão®

Modelo de Excelência da Gestão® O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos, que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança. Além disso, o modelo utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

Fundamentos da Excelência “Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 110 1.1 Sistema de liderança 40 1.2 Cultura da excelência 40 1.3 Análise do desempenho da organização 30 2 Estratégias e planos 60 2.1 Formulação das estratégias 30 2.2 Implementação das estratégias 30 3 Clientes 60 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 30 4 Sociedade 60 4.1 Responsabilidade socioambiental 30 4.2 Ética e desenvolvimento social 30 5 Informações e conhecimento 60 5.1 Informações da organização 20 5.2 Informações comparativas 20 5.3 Ativos intangíveis 20

Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 90 6.1 Sistemas de trabalho 30 6.2 Capacitação e desenvolvimento 30 6.3 Qualidade de vida 30 7 Processos 110 7.1 Processos principais do negócio e dos processos de apoio 50 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 30 7.3 Processos econômico- financeiros 30 8 Resultados 450 8.1 Resultados econômico - financeiros 100 8.1 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 100 8.3 Resultados relativos à sociedade 60 8.4 Resultados relativos às pessoas 60 8.5 Resultados dos proc. principais do negócio e dos proc. de apoio 100 8.6 Resultados relativos aos fornecedores 30 Total de Pontos 1000

CORRELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS COM OS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

Fundamentos X Critérios de Excelência

CONHECIMENTO DISPONÍVEL

CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários

SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio

RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS

“As únicas limitações para nossas realizações de amanhã, são nossas vacilações de hoje.” Franklin D. Roosevelt