Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
William/Giovano/Paulo Amado
Advertisements

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Espaço Confinado  Vigia
Proteção da máquina e travas de segurança:
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
O que foi apenas um susto poderia ser fatal Até quando??? Em 14 Nov 04, por volta de 17h40min, o operador Sidney fazia sua rotina de inspeções e acompanhamentos.
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
SEGURANÇA PARA TRABALHOS EM ALTURA
TECNOLOGIA DE SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ALTURAS
Trabalhar com segurança em instalações temporárias
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
SEGURANÇA TRABALHO EM ALTURA “TELHADO”
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
Palestra Fiscalização
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Corte e dobra de aço Equipamentos.
Segurança em Escadas Engenharia de Confiabilidade de Manutenção.
SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Sondagem à Percussão.
DDS - RISCO DE QUEDA.
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Procedimentos de Segurança
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Metodologia 5S’s e Práticas da Armazenamento
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA Heavy Duty Automotive Technology
Segurança com serra clipper
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
Manual de Segurança para PONTES ROLANTES
Curso técnico de Segurança do trabalho
NOVO TEXTO NR-18 – ANDAIMES E PLATAFORMAS DE ACESSO
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Subcomitê de QSMS da IETEG 18/07/08
Compostagem Agricultura familiar.
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
ANDAIMES PLATAFORMAS DE TRABALHO
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Parte 5
NORMA REGULAMENTADORA TRABALHO EM ALTURA
A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA.
PERMISSÃO DE TRABALHO - PT
Módulo de Portuária e Construção Civil – AULA 4 Prof. Rivaldo Fonseca
TB 100%.
MELHORIA NO DISPOSITIVO DE RETIRADA E INSTALAÇÃO DAS MOTO-BOMBAS DA COMPORTA DE EMERGÊNCIA - USINA JUPIÁ.
FURADEIRA USO OBRIGATÓRIO DE TODOS OS EPI’S INCLUINDO AVENTAL DE RASPA; USAR SEMPRE BROCAS AFIADAS; USAR A MÁQUINA COM ROTAÇÃO CONTÍNUA SOMENTE QUANDO.
1 Bureau Veritas Presentation _ Date © - Copyright Bureau Veritas Nota aos usuários Clique em “Slides” e escolha as páginas a serem impressas (neste caso.
Informações para a indústria da construção
Quem responde 10 vezes "sim"? O teste para os profissionais da escada!
1 Níveis de andaimes acima de dois metros de altura e sem guarda-corpo e sem dispositivo antiqueda.
PA – SSO.
ELETRICIDADE INTRODUÇÃO
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA
O Brasil têm um prejuízo anual de aproximadamente R$ 21 BILHÕES com gastos em acidentes de trabalho. Feridos: 380 mil trabalhadores 1% destes vai a óbito.
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
Profa Dra Fabiana Abrahão
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
Programa de Treinamento
Segurança na Construção Civil Alunos: Osmair Storrer Claudemir Pereira dos Santos.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
Palestra Introdutória Sistema Integrado de Gestão (SIG) Palestra Introdutória Sistema Integrado de Gestão (SIG) Palestra Trabalho em Altura Como abrir.
Trabalhos com Escadas Não improvisar com outras escadas.
ANDAIME! 17 PASSOS PARA UMA MONTAGEM COMSUCESSO.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
TB 100%.
NR 18.
Transcrição da apresentação:

Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407 Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/002407.4 joebecker@pop.com.br Cel: 0xx-55-9963-1733

SEGURANÇA NOS ANDAIMES N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES

OBJETIVO Esta NORMA fixa as condições exigíveis de segurança dos ANDAIMES quando à sua utilização bem como de SEGURANÇA das pessoas que o utilizam.

DEFINIÇÃO Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintu- ra, limpeza e MANUTENÇÃO.

TIPOS DE ANDAIMES Andaimes tipo cadeira de contramestre Andaimes suspensos Andaimes tipo cadeira de contramestre Andaimes inclinados Andaimes sobre cavaletes Andaimes de travessão

EDIFICAÇÃO SEGURA Os andaimes devem ser montados por mais de uma pessoa. Andaimes não devem conter peças de fabricantes diferentes. Deve suportar duas vezes o peso ao qual será submetido. Deve ser montado sobre superfície nivelada. A superfície deve ser sólida para não ceder com o peso. Deve ser inspecionado antes e após o uso. Peças danificadas devem ser reparadas ou destruídas.

ACESSO Aos empregados compete prover acesso seguro aos andaimes. Os meios de acesso podem ser escadas fixas, portáteis, rampas ou degraus. Qualquer que seja o meio de acesso o usuário deve estar seguro de que os mesmos estejam em boas condições e não ofereçam riscos a sua segurança.

MONTAGEM DOS ANDAIMES Verificar as tábuas a serem utilizadas. Verificar os gabaritos antes de montar, olhar a existência de trincas, deformações nos tubos e presença de corrosão. Amarrar todas as tábuas no suporte ou gabarito.

Montagem de um andaime Barra de travamento transversal Segmentos laterais Pés dos andaimes Barra de ligação das bases

As barras de travamento devem ser colocadas de três em três mó- terceiro módulo As barras de travamento devem ser colocadas de três em três mó- dulos, no sentido transversal e opostas entre si de forma a for- mar um X. Segundo módulo Primeiro módulo

Colocação de tábuas e corrimões

PRANCHAS DOS ANDAIMES As pranchas não devem ser testadas pelo usuário, pois o teste poderá produzir rachaduras mais tarde. A fim de determinar a qualidade das pranchas deve-se obser- var o seguinte: As pranchas têm grandes nós na madeira? As nervuras acompanham o sentido do comprimento? Existe alguma rachadura na prancha? Há sinais de desgaste?

PRANCHAS DOS ANDAIMES - Não utilizar tábuas queimadas. - Não utilizar tábuas apodrecidas. - Não utilizar tábuas com cupins.

Ao usar duas ou mais tábuas o espaçamento 30mm 30mm 30mm Ao usar duas ou mais tábuas o espaçamento entre elas deve ser de no máximo 30 mm.

A justaposição das extremidades de duas 300 a 800 mm A justaposição das extremidades de duas tábuas deve ser de 300 a 800 mm.

As tábuas devem ultrapassar o suporte 200 a 600 mm As tábuas devem ultrapassar o suporte de 200 a 600 mm.

CORRIMÃO DE PROTEÇÃO Se o andaime for erguido acima de 1,5 m acima do nível do chão, deverá ser dotado de corrimãos de proteção. Este corrimão não deverá ter menos de 90 cm nem mais de 1 m de altura, medidos a par- tir da plataforma do andaime.

PROTEÇÃO AO NÍVEL DOS PÉS Tais proteções são instaladas para evitar ou diminuir a possibilidade de trabalhadores que estão em altura elevada atingirem ou chutarem algum ítem, projetan- do-o para baixo.

REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA Caso seja montado um equipamento para içar cargas sobre o o mesmo deve ser reforçado para suportar essa carga. Boa organização e limpeza da plataforma são fundamentais para a segurança do trabalho. Qualquer trabalhador que execute tarefas em uma plataforma deverá ser treinado no uso correto dos equipamentos. Em trabalhos sobre andaimes acima de 2 metros é obrigatório o uso do cinto de segurança. Obs. O cinto de segurança não pode ser fixado na estrutura do andaime.

SOLDA E CORTE COM MAÇARICO Para trabalhos de solda ou corte sobre plataformas deve-se garantir que a área sobre a plataforma, assim como a área abaixo dela estejam devidamente isoladas e protegidas. Todos os materiais inflamáveis devem ser removidos do local e o pessoal nas proximidades deve estar usando EPIs adequados.

DESMONTAGEM DOS ANDAIMES A desmontagem é tarefa de maior risco que a montagem, logo, necessita maior cuidado. Verifique a existência de restos de materiais sobre as tábuas dos andaimes. Verifique a existência de tábuas soltas. Realize a desmontagem sempre de cima para baixo. Utilizar equipamento auxiliar sempre que possível, como SKYMUNCK, GUINDASTE, HYSTER, ETC... Usar cinto de segurança durante toda desmontagem. Nunca ficar no piso que está sendo desmontado, ficar no andar de baixo ou fora do andaime.

NUNCA TRABALHE SOBRE ANDAIMES DURANTE TEMPESTADES, CHUVAS OU VENTANIAS.

Obrigado Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/002407.4 joebecker@pop.com.br Cel: 0xx-55-9963-1733