COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TUTORIAL BASE DE DADOS OVID
Advertisements

Biblioteca Virtual en Salud en
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Sistema Pergamum Biblioteca George Alexander.
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Projeto Teses e Dissertações Escola Nacional de Saúde Pública
Publicações Eletrônicas
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Arquivo e Documentação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
PEF Programa de Educação de Formandos BIBLIOTECA DORA SIVIERI.
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Tutorial de Aquisição de obras para Biblioteca Universitária da Unisul
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Biblioteca Digital Brasileira de
Tutorial Domínio Público
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
MTPS 2 Roteiro para pesquisa bibliográfica na Internet.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
Pesquisa Científica na Internet
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
Tutorial de pesquisa.
Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – Outubro de 2002 Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi 1. BIREME 2. Fórum de Entidades Nacionais.
Metodologia para textos completos
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Resposta da Questão 1 do Exercício de DFD
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD.
TUTORIAL BASE DE DADOS REFERENCIAIS
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
Introdução a Engenharia Elétrica
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE PÚBLICA PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Luciana Danielli de Araujo ICICT - FIOCRUZ.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Contrato de cessão de direitos de uso de sistemas (Software) Ana Lúcia Domingues Cotrim Adriana de Souza Carine Batista Pinheiro Deise Rose Mariano Edilene.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Tutorial para solicitação de COMUT Biblioteca Campus Pelotas - IFSul.
Transcrição da apresentação:

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA Vania Guerra Bibliotecária / BibSP/ICICT/Fiocruz Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde vguerra@icict.fiocruz.br

COMUTAÇÃO Serviço de acessibilidade que permite a uma biblioteca ou usuário a obtenção, em outras bibliotecas, de cópias de documentos não existentes em seu acervo

COMUTAÇÃO Nos dias atuais, com a proliferação de documentos eletrônicos em texto completo, acessíveis através da Internet mediante pagamento, é possível fazer serviços de comutação bibliográfica também com editores e fornecedores de documentos

COMUTAÇÃO Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.

COMUTAÇÃO A Comutação bibliográfica pressupõe a existência de normas e contratos formais para funcionar adequadamente

DISPONIBILIDADE/ACESSIBILIDADE NO BRASIL A disponibilidade documental é baixa na maioria das bibliotecas brasileiras devido a restrições financeiras que prejudicam a aquisição de livros e outros documentos, principalmente de periódicos técnico/científicos, que têm custo de manutenção bastante elevado

DISPONIBILIDADE/ACESSIBILIDADE NO BRASIL Todavia, em que pese a pouca qualidade individual de muitos acervos, a sua utilização conjunta, em nível nacional, permite uma complementaridade (acessibilidade) capaz de suprir a quase totalidade das necessidades da pesquisa e do ensino no País

DISPONIBILIDADE/ACESSIBILIDADE NO BRASIL A soma dos acervos das bibliotecas; a aquisição cooperativa de títulos de periódicos e de livros; a disponibilização pública dos catálogos das bibliotecas; a participação das bibliotecas em bases referenciais etc. podem contribuir para a criação de mecanismos de acessibilidade bastante relevantes

COMUT/ IBICT SCAD / BIREME

COMUT – PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA O Programa conta hoje com a participação direta de instituições mantenedoras, como IBICT, CAPES, SESU e FINEP

COMUT – PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA As bibliotecas solicitantes e os usuários solicitantes adquirem os bônus eletrônicos do Comut na gerência operacional, os quais são transferidos automaticamente para a biblioteca-base como forma de pagamento, no momento da solicitação das cópias.

COMUT – PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA Posteriormente, as bibliotecas-base trocam esses bônus por dinheiro na gerência operacional do programa

COMUT – PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA PAGAMENTO PELOS SERVIÇOS Esse procedimento, totalmente eletrônico e virtual, permite que os pagamentos se concentrem somente em uma instituição (a Gerência do Comut), que recebe o dinheiro de todos os solicitantes e o transfere aos provedores de cópias. Tudo isso simplifica e barateia o processo contábil/financeiro.

SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento É um serviço da BIREME, cujo principal objetivo é prover o acesso a documentos da área de ciências da saúde, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor.

SCAD - Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento O SCAD está disponível para usuários registrados, com código e senha de acesso.  Qualquer pessoa, seja profissional da área de saúde ou não, pode ser usuário deste serviço. Instituições, bibliotecas e empresas de uma maneira geral também podem ser usuários institucionais do SCAD. Todo novo usuário deve preencher um formulário de registro para uso do Serviço SCAD.

COMUTAÇÃO LOCALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS A COPIAR Os documentos podem ser recuperados através dos catálogos coletivos de documentos para a localização das bibliotecas que possuem os documentos solicitados para cópia. Dentre os quais destacam-se: Catálogo Coletivo Nacional de publicações seriadas – CCN, do Ibict; Catálogo Coletivo SeCS – Seriados em Ciências da Saúde.

COMUTAÇÃO LOCALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS A COPIAR Outro catálogo de grande importância está relacionado com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações –BDTD. Existem, além disso, os catálogos específicos de diversas bibliotecas, que podem ser utilizados para a localização de outros documentos, tais como livros e informes técnicos

COMUTAÇÃO SOLICITAÇÃO DE CÓPIAS Para solicitar as cópias é necessário que a biblioteca solicitante ou o usuário solicitante sigam os seguintes passos:

COMUTAÇÃO 1. possuam a referência completa do documento desejado; 2. investiguem, nos catálogos específicos, quais são as bibliotecas que possuem os documentos desejados; 3. preencham corretamente o formulário de solicitação de cópias

PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA - COMUT SOLICITAÇÃO DE CÓPIAS O solicitante pode acompanhar passo a passo a situação de cada solicitação, tendo condições de saber se a mesma já foi atendida, se está em fase de atendimento, e em qual biblioteca se encontra.

PROGRAMA DE COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA - COMUT ATENDIMENTO DAS SOLICITAÇÕES Ao localizar, através dos catálogos citados, as bibliotecas que possuem os documentos desejados para cópia, o solicitante deverá indicá-las no formulário de solicitações de cópias 􀁏A biblioteca escolhida tem até 48 horas (Bireme) e até 5 dias (Ibict) para realizar o atendimento das cópias, que poderão ser enviadas ao solicitante por correio ou meio eletrônico

Dúvidas?