UNIDADE III – Após o estudo de Álgebra você poderá resolver esse exercício tranquilamente.

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Transcrição da apresentação:

UNIDADE III – Após o estudo de Álgebra você poderá resolver esse exercício tranquilamente.

No cotidiano, muitas vezes usamos expressões sem perceber que as mesmas representam expressões algébricas ou numéricas. Numa papelaria, quando calculamos o preço de um caderno somado ao preço de duas canetas, usamos expressões como 1x+2y, onde x representa o preço do caderno e y o preço de cada caneta. Num colégio, ao comprar um lanche, somamos o preço de um refrigerante com o preço de um salgado, usando expressões do tipo 1x+1y onde x representa o preço do salgado e y o preço do refrigerante. Sentença matemática: é uma escrita com símbolos matemáticos (números, sinais, etc.) que expressa uma relação entre números, que pode ser de igualdade, desigualdade, equivalência, entre outras. Exemplos: ∙ 4 + 8 = 16 – 6 ∙ 3x – 2 > 5 ∙ 5 Є N ∙ - 6 ≠ 6

1-Toda sentença o resultado será 8) 2- Toda sentença matemática pode ser aberta ou fechada Para resolver problemas mediante o uso de técnicas algébricas, é conveniente aprendermos a representar matematicamente certas afirmações.

1-Toda sentença matemática pode ser verdadeira ou falsa Ex: 40:5 = 8 (é verdadeira pois se dividir 40 por 5 o resultado será 8) 11+8 = 15 (é falsa pois 11mais 8 é 19 e não 15) 2- Toda sentença matemática pode ser aberta ou fechada - SENTENÇA ABERTA ► e a que apresenta elementos desconhecidos chamados variáveis ou incógnitas (dependem do valor que será colocado no lugar das letras para classificar a sentença como verdadeira ou falsa): x+y=11 (as variáveis são: x e y ) y+12=22 (a variável é : y ) - SENTENÇA FECHADA ► é a que não possui variáveis ou incógnitas (não dependem do valor das letras): 30+5=35 (fechada e verdadeira) 12-2=11 (fechada e falsa) Resolvam os exercícios 1 a 4 do Livro (Pág 67)