Reunião técnica SES-MG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Transportes e Armazenagem
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
POLÍTICA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Acidentes Ambientais Edson Haddad.
A ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (APH) Carlos Alberto Guglielmi Eid
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
DOS ACIDENTES À JUSTIÇA AMBIENTAL: O CASO DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
Engenharia e Segurança do Trabalho
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos
Reunião técnica SES-MG
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A SOLO CONTAMINADO SISSOLO MÓDULO I – IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POPULAÇÕES EXPOSTAS.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INSTRUMENTOS LEGAIS
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos DESASTRES de origem ANTROPOGÊNICA, resultante de acidentes com produtos químicos perigosos SMS/SPjunho/2011.
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Capacitação em Eventos
Seminário Paranaense de acidentes com produtos químicos
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de PCD na Construção Civil
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
(Decreto Estadual nº , de 18DEZ02)
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
Riscos Ambientais Claudia Bittencourt.
Proposta Técnica Preliminar
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 28 de Dezembro de 2010 Desempenho do RS.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Panorama da Saúde no Brasil
PREMA - SISTEMA ELETRÔNICO DE REQUERIMENTO DE REGISTRO DE EMPRESAS Indústrias e Usinas de Preservação de Madeira CADASTROS Comerciantes e Usuários.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA PARA INCIDENTES DE POLUIÇÃO POR ÓLEO
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria Ministério do Meio Ambiente Zilda Maria Faria.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Desastres Naturais VIGIDESASTRES
Painel sobre Descarte de Resíduos de Medicamentos ANVISA – abril 2011
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Contaminam AGUA, SOLO e AR Contaminam AGUA, SOLO.
Transcrição da apresentação:

Reunião técnica SES-MG COORDENAÇÃO-GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL dos riscos associados aos Desastres resultante de Acidente com Produto Químico Perigoso (VigiAPP) (http://189.28.128.179:8080/pisast/saude-ambiental/vigidesastres/desastres-de-origem-antropogenica) Reunião técnica SES-MG 29/6/2012 Capacitação em Eventos Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 1

CONCEITOS 2

Produto químico perigoso: todo produto químico (substância, composto ou mistura) classificado como perigoso para a segurança, a saúde e/ou o meio ambiente, pois se caracterize como fonte potencial de dano ou que apresente características intrínsecas que possam ocasionar o dano ou prejuízo (indivíduo, coletividade ou ambiente, inclusive o de trabalho), conforme o critério de classificação adotado. 3

4

http://www. abiquim. org. br/geral. asp http://www.abiquim.org.br/geral.asp?princ=pub&pag=/publicacoes_migra/info&str_ID=33 5

Manual para atendimento a emergências com produtos perigosos Precauções de segurança Comunicação de ocorrência de emergência Identificação do produto Ações para atendimento Isolamento e evacuação Sistema de classificação de risco Painéis de segurança e rótulos de risco http://www.abiquim.org.br/geral.asp?princ=pub&pag=/publicacoes_migra/info&str_ID=33

Acidente com produto químico perigoso: Refere-se à explosão, incêndio ou liberação (vazamento ou emissão) podem ocorrer em: Instalações fixas (unidades industriais voltadas para extração, produção, armazenamento, manuseio e descarte de compostos e produtos químicos) ou Durante a movimentação (transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário) desses produtos. Os acidentes com produtos químicos perigosos que apresentam potencial de causar danos ao ambiente e prejuízos à saúde do homem, por exposição direta ou indiretamente a esses produtos, constituem-se em ameaça tecnológica. 7

Eventos que resultaram em acidentes com produto químico perigoso, Brasil, 2006-2010 http://www.ibama.gov.br/phocadownload/emergencias_ambientais/relatrio_acidentes_2010.pdf

Número de acidentes por tipo de atividade ou modal de transporte, Brasil, 2006-2010 Fonte: P2R2/MMA (www.p2r2.gov.br)

Acidentes com produtos químicos perigosos Cenário nacional Acidentes com produtos químicos perigosos 10

Número de acidentes com produtos químicos perigosos, Brasil, 2006-2010 Média 895 Fonte: P2R2/MMA (www.p2r2.gov.br)

Número de acidentes comunicados/informados entre 2008 e 2010 12

Fonte: CETESB http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br

Levantamento Impactos dos acidentes com produtos químicos perigosos na saúde humana e ambiental 14

Danos identificados para a Saúde Humana e Ambiental, em 2006-2010 e consolidado Fonte: Ibama (http://www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais)

Exclusão das duplicidades = 93.036 registros SINAN 2007 a 2009 Total de registros = 96.048 Exclusão das duplicidades = 93.036 registros (97% dos dados do banco)

Intoxicação exógena (2007 – 2009) por tipo de produto Outros produtos = 75% Fonte: SINAN / SVS / MS Organização: CGSAT e CGVAM 17

Circunstância da intoxicação Produtos Químicos: acidental X ambiental Total de registros Outra circunstância = 33% Acidental Ambiental 3.333 100% 2.120 64% 104 3% Fonte: SINAN / SVS / MS Organização: CGSAT e CGVAM 18

Relatório de vítimas por emergências químicas, no estado de SP, 2008 a 2010 http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/emergencia/vitima_form.php Fonte: CETESB

Modelo para gestão dos riscos associados aos desastres 20

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Baseada na gestão do risco Modelo de desenvolvimento Fonte: OPAS (adaptado) 21

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Estruturar a Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres Constituir o Comitê Saúde e Desastre Identificar ameaças tecnológicas Caracterizar a população em risco Avaliar a capacidade de resposta do SUS Verificar a possibilidade de colaboração com outras instituições Elaborar e implantar Plano de Preparação e Resposta do SUS Elaborar e implantar sistema de preparação e alerta para a população Suprir necessidades e capacidades humanas e materiais 22

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Acionar sistema de alerta à população em risco Convocar o Comitê de Saúde e Desastre Manter em alerta os atores com responsabilidade na resposta Implantar as ações definidas no Plano de Preparação e Resposta do SUS - notificação / investigação - definição de cenário (avaliação de danos) - estabelecimento de ações (imediatas, de médio e longo prazo) - avaliação da efetividade das ações de resposta Realizar as ações de assistência às pessoas atingidas (lesão, queimadura, exposição/intoxicação) Intensificar as ações de vigilância em saúde Suprir as demandas para atenção integral à saúde da população atingida 23

MODELO DE ATUAÇÃO DO VIGIDESASTRES Intensificar as ações de vigilância em saúde Organizar fluxo de atenção à saúde da população exposta / intoxicada Restabelecer serviços públicos essenciais Avaliar o evento: - Causas / penalidades - Prejuízos para a saúde da população - Medidas de reabilitação da saúde da população - Impactos na rede de atenção - Ações para remediação da área - Lições aprendidas (adaptação do Plano) 24

acidente com produto químico perigoso Campo de atuação acidente com produto químico perigoso

Fonte: adaptado de Murti (1991)

Cadastro Técnico Federal LEI Nº 6.938/1981 COD CATEGORIA DESCRICAO GRAU 15-1 Indústria Química produção de substâncias e fabricação de produtos químicos Alto 18-13 Transporte, Terminais, Depósitos e Comércio comércio de produtos químicos e produtos perigosos 23-2 Gerenciador de Projeto Pequena Central Hidroelétrica 5-1 Indústria de material Elétrico, Eletrônico e Comunicações fabricação de pilhas, baterias e outros acumuladores Médio 8-2 Indústria de Papel e Celulose fabricação de papel e papelão 3-12 Indústria Metalúrgica usuário de mercúrio metálico - metalurgia dos metais não-ferrosos, em formas primárias e secundárias, inclusive ouro 14-1 Indústrias Diversas usinas de produção de concreto Pequeno http://www.ibama.gov.br/cadastro/manual/html/010401.htm

Setor de Atividade Econômica Anuário Estatístico da Previdência Social – 2009 Seção IV - Acidentes do Trabalho QUANTIDADE DE ACIDENTES DO TRABALHO Setor de Atividade Econômica 2007 2008 2009 Indústria de transformação 238.764 271.328 239.175 Transporte, armazenagem e correios 44.031 52.359 52.126 http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico.php?id=990

QUANTIDADE DE ACIDENTES DO TRABALHO CNAE - transporte 2007 2008 2009 4930 13.253 16.305 16.393 http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico.php?id=990

QUANTIDADE DE ACIDENTES DO TRABALHO CNAE – fabricação de produtos químicos 2007 2008 2009 2011 a 2099 6.880 7.083 6.768 http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico.php?id=990

EQUIPE VIGIDESASTRES Eliane Lima e Silva Aderita Sena Carla Ribeiro Daniele Nunes Dulce Fátima Cerutti Eliane Lima e Silva Flávia Gonzaga Serafim Liliam Peixoto Colombo Luciane Berno Raquel Heluy Novaes (61) 3213-8415, 8432, 8435, 8437, 8438, 8439 flavia.serafim@saude.gov.br vigidesastres@saude.gov.br www.saude.gov.br/svs/pisast