PROGRAMA DINTER NOVAS FRONTEIRAS Edital 05/2009. DINTER e MINTER NA UFMA 26/2/2014 2 DADOS200720082009 Cursos de MINTER01- Cursos de DINTER020305 Cursos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião do Comitê Gestor do INCT-SEC 20/03/2012
Advertisements

SGTES Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
PROGRAMA DINTER NOVAS FRONTEIRAS Edital 05/2009. DINTER e MINTER NA UFMA 01/10/092 DADOS Cursos de MINTER01- Cursos de DINTER Cursos.
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração 1 Niterói, 24 de setembro de 2009.
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
Profissão Docente: Parceria entre a Universidade e a Escola Pública
Feiras.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINALIDADE LUCRATIVA MISSÃO: APOIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NA CONSECUÇÃO DE SEUS OBJETIVOS (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
“Administração de Pessoal”
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
2009.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Reunião com Coordenadores de PPGs – Setembro/2012
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Pós-Graduação IAG/USP
Manual de Orientações para bolsistas CAPG
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Outubro de 2008.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Auxílio participação em eventos
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP)
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Coordenação de Orçamento e Custeio Prestação de contas.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICO-FINANCEIRAS
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DINTER NOVAS FRONTEIRAS Edital 05/2009

DINTER e MINTER NA UFMA 26/2/ DADOS Cursos de MINTER01- Cursos de DINTER Cursos de DINTER solicitados em set/ Alunos no MINTER15-10 Alunos no DINTER Vagas nos novos Cursos de DINTER: 52 Novos DINTER a serem submetidos no Edital 05/2009: Ciências do Solo (UNESP-Jaboticabal/UFMA/IFMA) Enfermagem em Saúde Pública (EERP- USP/UFMA/UESC) Linguística (UFC/UFMA/IFMA) Design (UNESP-Bauru/UFMA/IFMA) Oncologia (INCA/UFPA/UFMA associada) DIPLOMADOS NO MINTER--10

26/2/ Considerações Iniciais Como solicitar financiamento para um projeto; Como solicitar financiamento para um projeto; Aprovação da Diretoria de Avaliação; Aprovação da Diretoria de Avaliação; Edital aberto Edital aberto Envio da proposta solicitando financiamento da CAPES. Envio da proposta solicitando financiamento da CAPES. Análise do Cronograma Financeiro pela consultoria da CAPES. Análise do Cronograma Financeiro pela consultoria da CAPES. Compatibilidade entre o financiamento e o mérito científico.Compatibilidade entre o financiamento e o mérito científico. Como solicitar financiamento para um projeto; Como solicitar financiamento para um projeto; Aprovação da Diretoria de Avaliação; Aprovação da Diretoria de Avaliação; Edital aberto Edital aberto Envio da proposta solicitando financiamento da CAPES. Envio da proposta solicitando financiamento da CAPES. Análise do Cronograma Financeiro pela consultoria da CAPES. Análise do Cronograma Financeiro pela consultoria da CAPES. Compatibilidade entre o financiamento e o mérito científico.Compatibilidade entre o financiamento e o mérito científico.

26/2/ Exigências quanto a Instituição Promotora Responder pela promoção, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente ao projeto DINTER; Responder pela promoção, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente ao projeto DINTER; Responder pela oferta do curso de doutorado/mestrado no campus de outra instituição com as mesmas responsabilidades em relação ao curso regularmente oferecido em sua sede. Responder pela oferta do curso de doutorado/mestrado no campus de outra instituição com as mesmas responsabilidades em relação ao curso regularmente oferecido em sua sede. Responder pela promoção, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente ao projeto DINTER; Responder pela promoção, coordenação acadêmica e garantia do padrão de qualidade do curso correspondente ao projeto DINTER; Responder pela oferta do curso de doutorado/mestrado no campus de outra instituição com as mesmas responsabilidades em relação ao curso regularmente oferecido em sua sede. Responder pela oferta do curso de doutorado/mestrado no campus de outra instituição com as mesmas responsabilidades em relação ao curso regularmente oferecido em sua sede.

26/2/ Exigências quanto a Instituição Promotora Fazer cadastramento dos alunos no Cadastro de Discentes da CAPES; Fazer cadastramento dos alunos no Cadastro de Discentes da CAPES; Fornecer, por intermédio do Coleta CAPES, as informações sobre as atividades realizadas durante a execução do projeto. Fornecer, por intermédio do Coleta CAPES, as informações sobre as atividades realizadas durante a execução do projeto. Fazer cadastramento dos alunos no Cadastro de Discentes da CAPES; Fazer cadastramento dos alunos no Cadastro de Discentes da CAPES; Fornecer, por intermédio do Coleta CAPES, as informações sobre as atividades realizadas durante a execução do projeto. Fornecer, por intermédio do Coleta CAPES, as informações sobre as atividades realizadas durante a execução do projeto.

26/2/ Exigências quanto a Instituição Receptora Dispor dos recursos de infraestrutura de ensino e pesquisa considerados indispensáveis para a promoção do curso; Dispor dos recursos de infraestrutura de ensino e pesquisa considerados indispensáveis para a promoção do curso; Responder pela garantia das condições financeiras e pelo apoio administração; Responder pela garantia das condições financeiras e pelo apoio administração; Assegurar as condições de dedicação de seus docentes ao curso, seja na condição de alunos, seja de co- orientadores ou co-participantes. Assegurar as condições de dedicação de seus docentes ao curso, seja na condição de alunos, seja de co- orientadores ou co-participantes.

26/2/ Itens Financiáveis Bolsa de estudo no País com prazo de implementação e duração vinculados à de vigência do projeto; Bolsa de estudo no País com prazo de implementação e duração vinculados à de vigência do projeto; a) Doutorado sanduíche, com duração de 9 a 12 meses, no período do estágio. Pode ser fracionado, desde que o período mínimo ininterrupto será de 4 meses. b) Professor Visitante no País. Bolsa de estudo no País com prazo de implementação e duração vinculados à de vigência do projeto; Bolsa de estudo no País com prazo de implementação e duração vinculados à de vigência do projeto; a) Doutorado sanduíche, com duração de 9 a 12 meses, no período do estágio. Pode ser fracionado, desde que o período mínimo ininterrupto será de 4 meses. b) Professor Visitante no País.

26/2/ Itens Financiáveis Passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudo, pesquisa e docência; Passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudo, pesquisa e docência; Diárias para missões de pesquisa e docência, aos docentes e discentes envolvidos diretamente no projeto; Diárias para missões de pesquisa e docência, aos docentes e discentes envolvidos diretamente no projeto; Recursos de custeio para desenvolvimento das atividades do projeto. Recursos de custeio para desenvolvimento das atividades do projeto. Passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudo, pesquisa e docência; Passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudo, pesquisa e docência; Diárias para missões de pesquisa e docência, aos docentes e discentes envolvidos diretamente no projeto; Diárias para missões de pesquisa e docência, aos docentes e discentes envolvidos diretamente no projeto; Recursos de custeio para desenvolvimento das atividades do projeto. Recursos de custeio para desenvolvimento das atividades do projeto.

26/2/ Itens Financiáveis Observação: Observação: 1.O pagamento de bolsas não deve ser efetuado concomitantemente com diárias; 2.O professor visitante quando da duração da missão: Observação: Observação: 1.O pagamento de bolsas não deve ser efetuado concomitantemente com diárias; 2.O professor visitante quando da duração da missão: DuraçãoValor Superior à 15 dias R$3.300,00 Entre 11 e 15 dias R$1.650,00 Até 10 dias diária

26/2/ Itens Financiáveis 3.Poderá ser efetuada despesa para Serviço de Terceiros – Pessoa Física desde que o serviço não seja oferecido por empresa (Pessoa Jurídica); 4.Serviços de Terceiro – Pessoa Jurídica Ex: Empresas de manutenção de equipamentos de laboratórios e de informática; 5.Todos os itens financiados devem estar diretamente relacionados ao objeto e às atividades do projeto. 3.Poderá ser efetuada despesa para Serviço de Terceiros – Pessoa Física desde que o serviço não seja oferecido por empresa (Pessoa Jurídica); 4.Serviços de Terceiro – Pessoa Jurídica Ex: Empresas de manutenção de equipamentos de laboratórios e de informática; 5.Todos os itens financiados devem estar diretamente relacionados ao objeto e às atividades do projeto.

26/2/ Itens Não Financiáveis Pagamento regular à pessoa física de modo a caracterizar vínculo empregatício de natureza trabalhista celetista; Pagamento regular à pessoa física de modo a caracterizar vínculo empregatício de natureza trabalhista celetista; Pagamento com contratação ou complementação salarial de pessoal técnico e administrativo; Pagamento com contratação ou complementação salarial de pessoal técnico e administrativo;

26/2/ Itens Não Financiáveis Pagamento de contas de luz, água, telefone, água potável, esgotamento sanitário, despesas com correio (postal), bem como outras despesas entendidas como de custeio regular das instituições promotoras e receptoras, consideradas como contrapartida obrigatória das IES envolvidas no projeto/programa. Pagamento de contas de luz, água, telefone, água potável, esgotamento sanitário, despesas com correio (postal), bem como outras despesas entendidas como de custeio regular das instituições promotoras e receptoras, consideradas como contrapartida obrigatória das IES envolvidas no projeto/programa.

26/2/ Itens Não Financiáveis Pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública ou empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista, por serviços de consultoria ou assistência técnica (Lei , de 30/12/2008) Pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública ou empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista, por serviços de consultoria ou assistência técnica (Lei , de 30/12/2008) Pagamento à título de coordenação/administração do projeto. Pagamento à título de coordenação/administração do projeto. Pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública ou empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista, por serviços de consultoria ou assistência técnica (Lei , de 30/12/2008) Pagamento, a qualquer título, a servidor da administração pública ou empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista, por serviços de consultoria ou assistência técnica (Lei , de 30/12/2008) Pagamento à título de coordenação/administração do projeto. Pagamento à título de coordenação/administração do projeto.

26/2/ Itens Não Financiáveis Pró-labore; Pró-labore; Auxílio tese; Auxílio tese; Equipamentos e material permanente; Equipamentos e material permanente; Despesas com festas, recepções e/ou coffee break, aluguel de espaço para eventos, aluguel de automóvel; Despesas com festas, recepções e/ou coffee break, aluguel de espaço para eventos, aluguel de automóvel; Participação em eventos, congressos, conferências, seminários, entre outras; Participação em eventos, congressos, conferências, seminários, entre outras; Pró-labore; Pró-labore; Auxílio tese; Auxílio tese; Equipamentos e material permanente; Equipamentos e material permanente; Despesas com festas, recepções e/ou coffee break, aluguel de espaço para eventos, aluguel de automóvel; Despesas com festas, recepções e/ou coffee break, aluguel de espaço para eventos, aluguel de automóvel; Participação em eventos, congressos, conferências, seminários, entre outras; Participação em eventos, congressos, conferências, seminários, entre outras;

26/2/ Itens Não Financiáveis Combustível para veículo automotor, de natureza particular/privada; Combustível para veículo automotor, de natureza particular/privada; Pagamento a pessoa física (contador, administrador, secretária, office boy); Pagamento a pessoa física (contador, administrador, secretária, office boy); Gastos de qualquer espécie que não estejam diretamente relacionados com as atividades previstas no projeto e aprovadas pela CAPES. Gastos de qualquer espécie que não estejam diretamente relacionados com as atividades previstas no projeto e aprovadas pela CAPES. Combustível para veículo automotor, de natureza particular/privada; Combustível para veículo automotor, de natureza particular/privada; Pagamento a pessoa física (contador, administrador, secretária, office boy); Pagamento a pessoa física (contador, administrador, secretária, office boy); Gastos de qualquer espécie que não estejam diretamente relacionados com as atividades previstas no projeto e aprovadas pela CAPES. Gastos de qualquer espécie que não estejam diretamente relacionados com as atividades previstas no projeto e aprovadas pela CAPES.

26/2/ Operacionalização do projeto Fazendo os ajustes solicitados pelo consultor; Fazendo os ajustes solicitados pelo consultor;

26/2/ Operacionalização do projeto Preenchendo o formulário AUXPE; Preenchendo o formulário AUXPE; Plano de Aplicação (item 4); Plano de Aplicação (item 4); Cronograma de Liberação do Recurso Aprovado (não preencher); Cronograma de Liberação do Recurso Aprovado (não preencher); Datas e Assinaturas dos Coordenadores (itens 6 e 13); Datas e Assinaturas dos Coordenadores (itens 6 e 13); Data e Assinatura do Pró-Reitor (item 3); Data e Assinatura do Pró-Reitor (item 3); Plano de Aplicação (item 4.1); Plano de Aplicação (item 4.1); Vigência do AUXPE; Vigência do AUXPE; Conta Bancária (conta vinculada). Conta Bancária (conta vinculada). Preenchendo o formulário AUXPE; Preenchendo o formulário AUXPE; Plano de Aplicação (item 4); Plano de Aplicação (item 4); Cronograma de Liberação do Recurso Aprovado (não preencher); Cronograma de Liberação do Recurso Aprovado (não preencher); Datas e Assinaturas dos Coordenadores (itens 6 e 13); Datas e Assinaturas dos Coordenadores (itens 6 e 13); Data e Assinatura do Pró-Reitor (item 3); Data e Assinatura do Pró-Reitor (item 3); Plano de Aplicação (item 4.1); Plano de Aplicação (item 4.1); Vigência do AUXPE; Vigência do AUXPE; Conta Bancária (conta vinculada). Conta Bancária (conta vinculada).

26/2/ Operacionalização do projeto Empenho, publicação e pagamento: Empenho, publicação e pagamento: Vigência do projeto Plano de aplicação Vigência do AUXPE; Vigência do projeto Plano de aplicação Vigência do AUXPE; Reembolso somente após a publicação; Reembolso somente após a publicação; Pagamento é efetuado na conta vinculada tipo pesquisador. Pagamento é efetuado na conta vinculada tipo pesquisador. Empenho, publicação e pagamento: Empenho, publicação e pagamento: Vigência do projeto Plano de aplicação Vigência do AUXPE; Vigência do projeto Plano de aplicação Vigência do AUXPE; Reembolso somente após a publicação; Reembolso somente após a publicação; Pagamento é efetuado na conta vinculada tipo pesquisador. Pagamento é efetuado na conta vinculada tipo pesquisador.

26/2/ Operacionalização do projeto Acompanhamento dos projetos: Acompanhamento dos projetos: 1.Relatórios Técnicos de Atividades: com periodicidade semestral (agosto e fevereiro) 2.Visitas Técnicas de Acompanhamento: por parte da CAPES 3.Prestação de Contas Acompanhamento dos projetos: Acompanhamento dos projetos: 1.Relatórios Técnicos de Atividades: com periodicidade semestral (agosto e fevereiro) 2.Visitas Técnicas de Acompanhamento: por parte da CAPES 3.Prestação de Contas

26/2/ Operacionalização do projeto Solicitação de remanejamento de recursos; Solicitação de remanejamento de recursos; Toda e qualquer alteração no projeto deve ser previamente solicitada à CAPES. Toda e qualquer alteração no projeto deve ser previamente solicitada à CAPES. Solicitação de remanejamento de recursos; Solicitação de remanejamento de recursos; Toda e qualquer alteração no projeto deve ser previamente solicitada à CAPES. Toda e qualquer alteração no projeto deve ser previamente solicitada à CAPES.

26/2/ Término do Projeto Relatório de Atividades; Relatório de Atividades; Prestação de Contas final; Prestação de Contas final; Relatório de Atividades; Relatório de Atividades; Prestação de Contas final; Prestação de Contas final;

26/2/ Novos Procedimentos Pagamento de bolsas via BPI Pagamento de bolsas via BPI 1. Será solicitado o cadastramento dos bolsistas em um sistema para que a CAPES possa efetuar o pagamento das bolsas. 2. O Coordenador deverá informar mês a mês sobre o afastamento dos bolsistas. 3. Será efetuada a dedução do valor das bolsas do custeio antes aprovado. Pagamento de bolsas via BPI Pagamento de bolsas via BPI 1. Será solicitado o cadastramento dos bolsistas em um sistema para que a CAPES possa efetuar o pagamento das bolsas. 2. O Coordenador deverá informar mês a mês sobre o afastamento dos bolsistas. 3. Será efetuada a dedução do valor das bolsas do custeio antes aprovado.

26/2/ Troca na Coordenação Operacional Operacionalização passo a passo: Operacionalização passo a passo: 1. Devolver o saldo do recurso recebido, via GRU; 2. Se não houver efetuado nenhum gasto, devolver o recurso integral; 3. Prestar contas; 4. Encaminhar, para a CAPES, justificativa do afastamento assinada pelo Pró-Reitor; Operacionalização passo a passo: Operacionalização passo a passo: 1. Devolver o saldo do recurso recebido, via GRU; 2. Se não houver efetuado nenhum gasto, devolver o recurso integral; 3. Prestar contas; 4. Encaminhar, para a CAPES, justificativa do afastamento assinada pelo Pró-Reitor;

Contatos Lucas R. Salviano Analista em Ciência eTecnologia CAPES/DPB/CGSI/CQD Tel.: (61) Ana Carolina Ribeiro Técnica CAPES/DPB/CGSI/CQD Tel: (61) Iris Santiago Costa Coordenadora de Programas de Qualificação de Quadros Docentes – CQD Tel: (61) Fax: (61)