O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: Um projeto do governo brasileiro Junho 2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Advertisements

Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Modelo Assistencial Brasileiro
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
REFORMA DA ATENÇÃO HOSPITALAR
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A REESTRUTURAÇÃO DOS HOSPITAIS DE ENSINO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Sistema Único de Saúde 2003.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Sistema Único de Saúde SUS
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Ministério da Cultura.
Panorama da Saúde no Brasil
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO João Pessoa - PB Outubro/2010
Maria do Carmo Paixão Rausch Diretora de Programação Assistencial
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Regionalização Solidária.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
1 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Combinar recursos entre as três esferas de governo Combinar recursos entre as três esferas de governo Março, 2011.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Ambulatório Médico Especializado
Sistema Único de Saúde - SUS
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: Um projeto do governo brasileiro Junho 2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Departamento de Atenção Especializada Alberto Beltrame Diretor

Dimensão geográfica do país (8,5 milhões Km²). Estrutura econômica-social heterogênea. Convivência de doenças típicas do subdesenvolvimento, com demandas crescentes por serviços de alta complexidade. Conformação do próprio Sistema de Saúde Brasileiro: Universalidade X Equidade. Pressão crescente por serviços de ponta e de alto custo, como transplantes de órgãos. Complexidade do Contexto

Sistema de Saúde Brasileiro atenção integralgratuita O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, se propondo a garantir atenção integral e gratuita para a totalidade da população. Sua rede de serviços é composta por: Unidades Ambulatoriais, que realizam em média 2,7 bilhões de procedimentos/ano Unidades Hospitalares, com um total de leitos SUS, responsáveis por mais de 976 mil internações por mês, perfazendo um total de 11,7 milhões de internações/ano. Fonte: CNES, Tabwin: Datasus 2007

Sistema de Saúde Brasileiro 1,6 bilhões de procedimentos de Atenção Básica 369 milhões de exames de patologia clínica 11,3 milhões de exames de ultra-sonografia 1,4 milhões de tomografias computadorizadas 232 mil procedimentos de alta complexidade em cardiologia. 9 milhões procedimentos oncológicos (pacientes internados) entre cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia transplantes de órgãos. 97% da oferta de hemodiálise. Referência: ano 2007 / Fonte: Tabwin, Datasus.

Dimensão universal do SUS: apenas 25% da população brasileira tem plano de saúde Sistema de saúde formado pelo SUS – publicamente financiado e de caráter universal – 75% população (somente tem acesso ao SUS) Sistema de Seguros e Planos de Saúde - de caráter liberal, contratualmente adquirido Sistema de desembolso direto - restrito a uma parcela da população de maior poder aquisitivo, com capacidade de escolha e de compra de serviço Sistema de Saúde Brasileiro

Gestores Federal, Estadual e Municipal Instâncias de controle social e gestão do SUS Conselhos de Saúde (órgãos deliberativos do SUS) Conselhos Gestores de Serviços Instâncias colegiadas de pactuação CIB – Comissão Intergestores Bipartite CIT – Comissão Intergestores Tripartite Mesas Permanentes de Negociação do SUS Uma construção participativa

Rede Hospitalar Brasileira % e número de hospitais, por faixa de leitos Fonte: CNES – Out./2006

Rede Hospitalar Brasileira % e número de hospitais, por faixa populacional Fonte: CNES – Out./2006

Distribuição hospitais brasileiros, por natureza da organização e número total de leitos e leitos destinados ao SUS Distribuição hospitais brasileiros, por natureza da organização e número total de leitos e leitos destinados ao SUS. Fonte: CNES, out. de 2006.

aos serviços e ações de saúde, inclusive assistência farmacêutica, com garantia de qualidade do atendimento Ampliação do acesso aos serviços e ações de saúde, inclusive assistência farmacêutica, com garantia de qualidade do atendimento. de controle de endemias e fortalecimento das ações de vigilância em saúde. Intensificação das ações de controle de endemias e fortalecimento das ações de vigilância em saúde. de Política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Formulação e implantação de Política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. da gestão democrática do SUS Fortalecimento da gestão democrática do SUS. que garantam os princípios do SUS, mas que permitam que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade. Desenvolvimento de novos modelos de gestão que garantam os princípios do SUS, mas que permitam que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade. Diretrizes de Governo

Enfoques Estratégicos HPPs HEs Filantrópicos UTIs Rede Hospitalar Políticas de Atenção Hospitalar Eixos Norteadores e Enfoques Estratégicos E O I X S Contratualização Inserção na Rede Financiamento HumanizaçãoAcesso

2,4% da rede hospitalar brasileira (150 HEs) 2,4% da rede hospitalar brasileira (150 HEs) 7,32% dos leitos SUS 7,32% dos leitos SUS 18,9% dos leitos de UTI 18,9% dos leitos de UTI 24,4% da produção hospitalar (R$) 24,4% da produção hospitalar (R$) 13,8% produção ambulatorial (R$) 13,8% produção ambulatorial (R$) 43,5% dos procedimentos de AC hospitalar: 43,5% dos procedimentos de AC hospitalar: Os Hospitais de Ensino 51% transplantes de fígado; 51% transplantes de fígado; 58% transplantes renais; 58% transplantes renais; 80% transplantes cardíacos; 80% transplantes cardíacos; 97% transplantes de pulmão. 97% transplantes de pulmão.

Antecedentes – Década de 70 – INAMPS (governo federal) o maior comprador de serviços de saúde Contratos firmados sem considerar necessidades do gestor de saúde (burocráticos) Carência de mecanismos legais adequados (normas orientadoras)

Os Hospitais de Ensino Histórico da legislação específica Portaria Interministerial MEC/MPAS nº 15/1987: Portaria Interministerial MEC/MPAS nº 15/1987: Estabelece no âmbito do convênio MEC/MPAS critérios e parâmetros para para o Índice de Valorização de Desempenho (IVD) aos Hospitais Universitários e de Ensino Portaria SNAS/MS nº 15/1991: Portaria SNAS/MS nº 15/1991: Cria, exclusivamente, para os Hospitais Universitários, o Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa Universitária em Saúde – FIDEPS.

Crise: Processo histórico e multifatorial Gestão Ensino e Pesquisa Assistencial Financeira Os Hospitais de Ensino

O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: Um projeto do governo brasileiro Portaria Interministerial nº 562/2003: Constitui a Comissão Interinstitucional com o objetivo de avaliar e diagnosticar a atual situação dos Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil, visando reorientar e/ou reformular a política nacional para o setor. Portaria Interministerial nº 562/2003: Constitui a Comissão Interinstitucional com o objetivo de avaliar e diagnosticar a atual situação dos Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil, visando reorientar e/ou reformular a política nacional para o setor.

O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: Um projeto do governo brasileiro Comissão Interinstitucional Processo de Certificação Contratualização Reestruturação da Rede Hospitalar de Ensino

Diretrizes do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Ampliação da oferta de serviços orientada pelas necessidades Ampliação da oferta de serviços orientada pelas necessidades Correçãodasiniqüidadesregionais Correção das iniqüidades regionais Investiremlinhasdecuidado,napromoçãoe prevençãodasaúde(integralidade) Investir em linhas de cuidado, na promoção e prevenção da saúde (integralidade) Rediscussão do papel, das responsabilidades e da Rediscussão do papel, das responsabilidades e da participação dos estados e municípios no financiamento DemocratizaçãodaGestão(co-gestão) Democratização da Gestão (co-gestão) Transparêncianaaplicaçãoefiscalizaçãoderecursos Transparência na aplicação e fiscalização de recursos Pactuação com gestores municipais e estaduais Pactuação com gestores municipais e estaduais

Racionalização e modernização gerencial Racionalização e modernização gerencial Política de gestão e desenvolvimento de pessoal Política de gestão e desenvolvimento de pessoal Instrumentos de acompanhamento e avaliação de serviços e da gestão Instrumentos de acompanhamento e avaliação de serviços e da gestão Planejamento participativo e contratualização Planejamento participativo e contratualização Produção científica e pesquisa Produção científica e pesquisa Inovação e incorporação de tecnologias em saúde Inovação e incorporação de tecnologias em saúde Diretrizes do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino (cont)

Expectativas Alterar o padrão organizativo, transformando lógicas de gestão Alterar o padrão organizativo, transformando lógicas de gestão Questionar os arranjos de poder Questionar os arranjos de poder Apostar em mudanças substantivas no modelo de atenção Apostar em mudanças substantivas no modelo de atenção Investir na relação com o SUS – inserção real e efetiva Investir na relação com o SUS – inserção real e efetiva Reorientar o Ensino e a Pesquisa Reorientar o Ensino e a Pesquisa Rever os mecanismos de financiamento Rever os mecanismos de financiamento

O Hospital de Ensino representa um espaço privilegiado de convergência da Atenção à Saúde com o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e o Desenvolvimento Tecnológico com Responsabilidade Social. O Hospital de Ensino representa um espaço privilegiado de convergência da Atenção à Saúde com o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e o Desenvolvimento Tecnológico com Responsabilidade Social. OBRIGADO!