Planejamento na formação do professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Propriedades físicas representativas de
exaltação e ação de graças (I e II)
de lamentação - Imprecatórios (II)
Supremo Tribunal Federal - STF
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
OPORTUNIDADES E CARREIRA DO ADMINISTRADOR
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Indicadores do Mercado
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Renda até 2 SM.
PEC 301/2013 Medicamentos mais Baratos Deputado Francisco Chagas - PT
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Seminários do Enade 2013.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Os números a seguir, representam as notas de
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
Cruz Alta Nossa Velha - Nova Parte 51 CRUZ ALTA VISTA DO ESPAÇO – Parte
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Regras distribuição pontos simulador coliseum
1 Associação do Colleges Comunitários Canadianos (ACCC) A ACCC e os Colleges canadenses na construção do processo de inclusão nas populações desfavorecidas.
Transcrição da apresentação:

Planejamento na formação do professor Pode ser caracterizado pela metamorfose da borboleta Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

No final da peça senti orgulho de ser pai de um dos atores: o Vandré. Anexo - Miniprojeto 9 Prefacio Estou a quase 24 horas com um novo questionamento: como iniciar este novo trabalho de tal forma que sensibilize toda a comunidade a construir uma nova educação? Parecia mais um dos questionamentos que eu não tinha uma resposta. Da mesma forma que isto me angustiava, também me deixava sensível a encontrar a resposta no meu dia-a-dia. Foi com esta certeza que entrei no auditorio 01 da FAAP para assistir a representação: “Em cena: 8 olhares sobre a vida”. A medida que a peá desenrolava-se me desprendi do questionamento e comecei a me envolver com a sua representação. No final da peça senti orgulho de ser pai de um dos atores: o Vandré. Mas eis que alguém me lança um novo questionamento: Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Planejamento na formação do professor

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 “Como fazer o Vandré se dedicar a escola da mesma maneira que se dedica a capoeira? Mais um questionamento que de princípio eu não tinha resposta, mas que deseja obter, tanto como pai, como educador que sonha com uma educação mais eficiente, sonho este antigo com início em 1961 com o conto: MINHA CASA. Quando tinha 8 anos fui desafiado pela professor a descrever diante de meus companheiros de classe como era a minha casa. Bom para entrar em minha casa é condição necessária se ter asas, já que a única entrada era por uma grande janela no primeiro andar que encontrava-se em frente a rua. A saída, por outro lado, era por uma porta comum. Tínhamos també uma mesa mágica. Nesta altura da minha exposição saí da sala acompanhando minha orelha direita que encontrava-se entre os dedos de minha professora Francisca, a qual repetia: “repita isto agora para a Diretora”. Coloquei a minha orelha no lugar, me arrumei um pouco e satisfiz o seu pedido: Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Bom para entrar em minha casa é requisito indispensável se ter asas ... Tanto ela (diretora) gostou que tive que repetir a história para a psicopedagoga, ao conselho escolae e até para um professor que por ali passava. E todos concordaram que deveriam me acompanhar até minha casa com a intenção de conhecê-la e ademais por que queriam falar não sei o que com os meus pais. Lá chegando os pobres tiveram que se contentar com um diálogo aos gritos, porque para entrar em minha casa é preciso ter asas e pelo visto, nenhum deles as tinham. Espero com este trabalho facilitar a criação das suas asas, que deve fazê-los fazer parte de uma comunidade, a qual será uma das responsáveis pela construção de uma nova educação. Além disto, plajeando o bom e velho Raul Seixas: “Sonho que se sonha junto não é sonho, é realidade”. Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Utopia ou realidade? Emoções ou decepções? Traições ou lealdade? Liberdade ou opressões? Em meio a tantas dúvidas Pessoas consideradas lúcidas unem-se através de um ato que não ficará no anonimato. Surge um ente amado armado de esperança podendo ser sufocado por tanta confiança. Os dias passam e à criança embalam. Braços aberto para a vida em seu caminho só de ida. Os dias passam e ao jovem encantam. Em seu passo firme sente-se sempre livre. Os dias passam e ao homem decepcionam. Espinhos ferem sua pele exausto ele não os repele. e ao velho desencantam. Trava a última batalha e, finalmente falha. O amanhã não mais terá O ontem jamais esquecerá O hoje certeza de nada ser Os dias passam sem se deter. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Se alguém pensa que vou aceitar esta triste sina, está muito enganado!!! Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Na vida já morri muitas vezes mas jamais comedi suicídio quero é ser livre para amar e criar Onde poderei criar amando e amar criativamente Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Certezas Não existe nenhum ser humano que não deseje obter qualidade, seja através de uma melhoria de vida, seja através de uma “melhoria” profissional. Todo ser humano deseja obter sucesso em suas atividades. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Por que, então, conviver com um processo de ensino-aprendizado tão ineficiente, onde observamos uma grande evasão, um índice elevado de reprovação e uma desmotivação “coletiva”? Portanto ... Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Vivemos tempos que exigem mudanças Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Mudanças Será que realmente são necessárias? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Eu não tenho todas respostas, porém tenho inúmeros questionamentos, que acabam motivando-me na busca da excelência, onde procuro a cada novo dia ser um pouco melhor. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Questionamentos: Será que existem problemas entre professor e aluno? Por que? Como o aluno se sente? Será que isto interfere no aprendizado do aluno? (vídeo - The Wall) Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Questionamentos:(cont.) Será que o “amadorismo” pode agravar esta situação? Como o professor se sente? Os problemas sociais influenciam? Quais as opções geradas daí para o professor? (vídeos - Mentes perigosas e “Bill Rego”) Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Questionamentos:(cont.) O rigor (“disciplina”), a tradição às regras são suficientes para motivar os alunos? Textos, com sua lógica, são suficientes para motivar os alunos? O aluno que anota tudo é aquele que tudo aprende? (vídeo - Sociedade dos poetas mortos) Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Questionamentos:(cont.) Todos professores realmente desejam lecionar? Todos os professores encontram-se preparados? Motivados? O professor sempre deseja continuar sendo professor? No Brasil, o professor tem tempo livre? (vídeo - Um adorável professor) Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Reflexões: Diante dos questionamentos anteriores e das reflexões, oriundas pelos vídeos mencionados, como você se sente diante destas realidades? Elas fazem parte de seu dia-a-dia? O que deveria existir para solucionar estes problemas? Partindo, não das condições ideais, mas da realidade da educação hoje no Brasil, o que podemos fazer para alterar este quadro? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Atividade: Diante das reflexões anteriores, crie uma apresentação, não tradicional das mesmas (música, “slogan”, jogral, jornal, peça teatral, ...), de no máximo 5 minutos. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

O.k.! Estou até convencido da necessidade das mudanças. Mas por onde começar? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Por que não pela forma de escrever? O mindmapping apresenta as idéias centrais, porém não de uma forma pronta e acabada, o que possibilita a cada um criar seu próprio contexto. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Conclusão A decisão de apresentar a escrita pelo mindmapping já justifica um planejamento no mínimo diferente, mas para aqueles que ainda estão a se perguntar: “por que planejar?” Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

A intuição é uma habilidade extraordinária Anexo - Miniprojeto 9 A intuição é uma habilidade extraordinária Mas será que sempre, podemos contar com ela? Neste intuito, iremos realizar uma atividade, que além de mostrar a utilização de símbolos e metáfora para uma comunicação eficiente, nos auxiliará a responder a questão anterior. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Planejamento na formação do professor

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na busca da Qualidade Através do vídeo - “os primeiros passos da qualidade”, além de reforçar a necessidade do planejamento, introduzimos um dos conceitos básicos da sua implantação, que é o conceito do PDCA A P C D Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

O planejamento é o primeiro passo do PDCA Na sua elaboração devemos considerar os seguintes novos questionamentos: Por que não existe a participação dos alunos na elaboração do planejamento? Será que esta participação influenciaria, tanto na relação aluno-professor como no comprometimento do aluno no processo? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Facilitando a obtenção das respostas para os questionamentos anteriores Através da atividade “simulação organizacional”, recorremos novamente a metáfora para criar uma comunicação eficiente Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Simulação Organizacional atividade de sensibilização TAREFA: Criar uma empresa que terá o seguinte organograma: A- representa o dono da empresa, que optou em não se envolver com seus funcionários C, D, E. Ele só mantém diálogo com o B através de memorando. B- gerente da empresa que é responsável pela comunicação da empresa, que é feita exclusivamente por memorando. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Simulação Organizacional - atividade de sensibilização C, D e E - engenheiros da empresa. Por norma estabelecida pelo dono, não podem manter comunicação entre si, podem somente se comunicar com o gerente através de memorando Boy-responsável pelo transporte dos memorandos, que é a forma adotada para a comunicação na empresa. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Simulação Organizacional - atividade de sensibilização Auditores I e II.- contratados pelo dono da empresa para verificar: se a norma estabelecida para a comunicação está sendo respeitada; se o início da tarefa está sendo obedecido; se o tempo previsto para o término da tarefa foi respeitado (10 minutos); Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Simulação Organizacional - atividade de sensibilização se a tarefa foi realizada, caso não tenha sido deverão optar pelo corte de 3 funcionários. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Simulação Organizacional - Reflexões Se cada participante conhecia a tarefa? Como se sentiu no decorrer da mesma? O ambiente foi propicio para sua realização? Por que? Quem deveria ser demitido? Por que? Após estas reflexões, pede-se para todos se reunirem com suas folhas, a partir daí o que se pode concluir? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Após as reflexões anteriores Necessitamos tomar a 1ª decisão Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Não é meu objetivo agredir ninguém Nem tão pouco ser o dono da verdade, porém como dizia meu saudoso pai: “um problema só pode ser solucionado se o conhecermos” Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Recorremos novamente a analogia através de uma linguagem simbólica para através dela, além de reforçar a necessidade destas novas funções para os professores, facilitar a sua visualização. Esta atividade, reforça novamente a necessidade do planejamento. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Diante das reflexões anteriores e tendo de: mudar velhas” atitudes; criar um ambiente de confiança; motivar o comprometimento; Optei por um processo “equilibrado” Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Processo centrado no aluno motiva a participação do mesmo Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 É o início da transformação do quadro atual da educação brasileira Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Como o processo “equilibrado” é o caminho para o processo centrado no aluno, ele exigirá novas posturas por parte dos professores Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 O planejamento é uma forma eficiente de comunicação com toda comunidade acadêmica e na sua elaboração, devemos considerar alguns princípios básicos. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Anexo - Miniprojeto 9 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Planejamento na formação do professor

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Baseado nos princípios anteriores, podemos, em conjunto com alunos e professores, iniciar o planejamento estabelecendo o elo da disciplina com as demais disciplinas do curso escolhido. criando os seus objetivos, que devem estar alencados em: cognitivos, para criação de habilidades e alterações comportamentais. propiciando uma visão clara de onde pretendemos chegar ao final do curso, bem como dos meios que serão utilizados para isso e os critérios adotados para as avaliações durante o curso. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Baseado nos princípios anteriores, podemos, em conjunto com alunos e professores, iniciar o planejamento(cont.) criando os grandes temas (unidades) para alcançarmos os objetivos estabelecidos. criando estratégias iniciais que devem ser revistas continuamente. Elaboração do programa. Elaboração do cronograma, que representa a intenção inicial, mesmo porque deve ser revisto continuamente. Estabelecimento da avaliação, se possível contínua, que devem ser coerentes com os objetivos. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Anexo - Planejamento de Orientação Educacional e Profissional Diferente do anexo B, este anexo exemplificará uma disciplina inédita nos cursos de engenharia Lembre-se se desejamos criar uma nova escola, que é voltada para excelência, devemos ter a coragem de criar novas disciplinas. Lembre-se - devemos quebrar velhos paradigmas ao criar um novo mundo Ela visa estimular o aluno a caminhar com as próprias pernas, ou seja, motiva o aluno a ser responsável por sua formação. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Orientação Educacional e Profissional Planejamento Orientação Educacional e Profissional 1998 Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Sumário Planejamento >>>>>>>>> 77 Programa >>>>>>>>>>>> 100 Cronograma >>>>>>>>>> 104 Anexo - avaliações e seus resultados >>>>>>>>>>>> 111 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Início de uma engenharia mais humana Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Os alunos precisam ser ouvidos Anexo Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Turma A1 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Turma A2 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Turma B1 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Turma B2 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Médias finais das Turmas Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Análise dos resultados Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Análise dos resultados Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Análise dos resultados Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Análise dos resultados Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Conclusão Pelo que pode ser observado nos resultados da avaliação, estamos no caminho certo para a construção de uma nova escola mais humana e voltada à excelência Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Anexo B Ao exemplificar a importância do planejamento através da disciplina - Fenômenos de Transporte, procurei considerar uma das disciplinas clássicas (exigidas pelo MEC) no curso de Engenharia , portanto uma disciplina com muitas bibliografias editadas Ao longo do curso, procurei adaptar metodologias e criei uma bibliografia básica que facilitarão o sucesso no processo de ensino-aprendizado Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento de Fenômenos de Transporte Raimundo Ferreira Ignácio 1998 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Mudanças a única certeza na era do conhecimento Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Que dúvida! Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Objetivos! Eu sempre deixei bem claro para os alunos quais eram os objetivos de minha disciplina Será? Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 3.1 - Reflexões Eu sempre procurei estabelecer meus objetivos segundo a taxionomia dos objetivos educacionais, estabelecida por Bloom, porém com o passar do tempo e com o baixo rendimento dos alunos, passei a questiona-la e cheguei as seguintes conclusões: apesar dela estabelecer uma certa sequência, acaba valorizando muito o processo centrado no professor, que nos Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 dias de hoje pode representar obstáculo para o comprometimento dos alunos; com a sua utilização, acabava confundindo um pouco os objetivos com os conteúdos, o que dificultava o aprendizado de meus alunos, ... Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Saliento que as conclusões anteriores foram embasadas nos conceitos abordados pelo livro - O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM SALA DE AULA - escrito pelos professores Marcos Tarciso Masetto e Maria Celia de Abreu e enfatizados pelo professor Masetto em seu curso de pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Antes de mencionar os objetivos centrais da disciplina de Fenômenos de Transporte, Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 gostaria de mencionar algumas das reflexões que motivaram-me a revê-los. Acredito que as mesmas também poderão motivar àqueles que almejam melhorar sua atuação profissional a cada dia Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Através dos objetivos para a criação de habilidades o aluno desenvolve: Capacidade de formular hipóteses; capacidade de avaliar seu trabalho e dos outros; capacidade de organizar seus estudos; capacidade de realizar uma pesquisa; capacidade de coletar, organizar informações Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Através dos objetivos para alterações comportamentais os alunos criam: Responsabilidade quanto à aprendizagem; perseverança no questionamento; curiosidade científica; consciência crítica frente à realidade, à profissão e aos fatos; solidariedade; formas de trabalho em equipe; ... Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Para que os objetivos sejam ferramentas para a formação de profissionais autônomos, devem estar revestidos das seguintes características: (cont.) Serem reais e atingíveis do ponto de vista da instituição, professor e aluno; serem operacionalizados, o que implica que além do professor ensinar, estabelecem condições para que os alunos aprendam; Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Para que os objetivos sejam ferramentas para a formação de profissionais autônomos, devem estar revestidos das seguintes características (cont.): Representam as reais necessidades de quem aprende; representam as reais necessidades da sociedade contemporânea. Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Quanta coisa! Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Programa da disciplina Fenômenos de Transporte FEFAAP - 1998 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 Vivemos tempos que exigem mudanças Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9