Interação Cliente Servidor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança em redes Assinaturas.
Advertisements

Introdução O Protocolo IP.
Transmissão de pacotes
Binding Amarração de endereços de Protocolos
Introdução Datagrama IP.
Redes de computadores I
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Sistemas Operacionais
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Comunicação Distribuída
Chapter 4: Threads.
Introdução Ligações inter-redes.
Introdução Encapsulamento IP.
TCP Serviço de Transporte Confiável
Comunicação local Assíncrona
Introdução Estendendo LANs.
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Comunicação de longa distância
DNS Introdução.
Crescimento das redes de computadores
Protocolos e Divisão em Camadas
Threads Estagiário: Bruno Guazzelli Batista Slides de autoria do Prof Drº Marcos José Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum.
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Sistemas Operacionais
Professor Victor Sotero
GERENCIAMENTO DE REDES
GERENCIAMENTO DE REDES
Apresentação para EAD usando modelo instrucional
Sincronização e Comunicação entre Processos
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
Obtenção de IP TCP UDP.
CCNA 1 – Camadas de Transporte e de Aplicação do TCP/IP
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Software de Rede Willamys Araújo.
Modelo de referência OSI
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Sistemas Operacionais
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Java Avançado Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Sockets.
Professor: Márcio Amador
Segurança e Auditoria de Sistemas
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Processos.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Troca de Mensagens Programação concorrente
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Administração e Projeto de Redes
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Infraestrutura de Redes
FIREWALL.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
FTPS E SFTP. FTPS e SFTP são dois protocolos distintos que trabalham em portas de comunicação diferentes e oferecem o compartilhamento remoto de arquivos.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

Interação Cliente Servidor Cap-1

Interação Cliente-Servidor A interação Cliente Servidor apresenta os conceitos fundamentais que formam a base para todos os aplicativos de rede. Será discutido o modelo básico cliente-servidor, descrevendo sua relação com o modo de atuar do modelo de protocolode comunicação que estudamos.

Interação Cliente-Servidor Funcionalidade que o Software Aplicativo Fornece: Apesar das camadas subjacentes dos protocolos serem responsáveis por garantir a comunicação em uma inter-rede, é a camada de aplicativo que oferece a funcionalidade mais interessante. A função do software aplicativo é oferecer um formato adequado para os usuários acessarem, modificarem e inserirem informações. Mais importante ainda, os aplicativos definem nomes simbólicos para identificar os recursos físicos e abstratos disponíveis em um inter-rede. Ex: (recursos físicos) nomes de computadores ao invés de IPs; Ex:(recursos abstratos) pastas, arquivos e mails

Interação Cliente-Servidor A funcionalidade que uma Inter-rede fornece: Fornece uma infra-estrutura de comunicação geral, sem especificar ou limitar um determinado serviço. Isto é definido pelo aplicativo e usuários. Embora um sistema de inter-rede forneça um serviço de comunicação básico, o software de protocolo não pode iniciar ou aceitar contato de um computador remoto. Em vez disso, dois programas aplicativos devem participar em qualquer comunicação: Um programa inicia a comunicação e o outro a aceita.

Interação Cliente-Servidor O software do protocolo não possui um mecanismos para informar que um determinado dado chegou para um aplicativo. Ao invés disso, os aplicativos devem informar para os protocolos que tipos de dados estão esperando. Este processo define um comportamento de espera para o aplicativo. Se um aplicativo sempre espera (passivamente) um dado, deve existir um outro aplicativo (ativo) que deverá iniciar enviando este dado.

Interação Cliente-Servidor Paradigma Cliente-Servidor Este modelo que faz um aplicativo ficar passivamente esperando dados e um outro de iniciar a comunicação enviando dados recebeu o nome de paradigma de interação cliente-servidor; Os termos cliente-servidor se refere-se a dois aplicativos envolvidos numa comunicação Cliente é o aplicativo que iniciar a comunicação; Servidor é o aplicativo que espera passivamente o contato.

Interação Cliente-Servidor Características de Clientes É programa aplicativo arbitrário que se torna um cliente temporariamente quando for necessário acesso remoto, mas pode executar outros processamentos locais; É diretamente invocado por usuário e executa somente para uma sessão; Executa localmente em um computador pessoal; Inicia ativamente a comunicação com um servidor; Pode acessar múltiplos serviços quando necessário, mas contata ativamente um servidor remoto de cada vez; Não exige hardware especial;

Interação Cliente-Servidor O software Servidor: É um programa privilegiado de propósito especial dedicado a fornecer um serviço, mas pode tratar de múltiplos clientes remotos ao mesmo tempo; É automaticamente invocado quando um sistema inicializa e continua a executar ao longo de muitas sessões; Roda em um computador compartilhado; Espera passivamente pelo contato de clientes remotos arbitrários; Aceita contato de clientes arbitrários, mas oferece um único serviço; Exige hardware poderoso e um sistema operacional sofisticado.

Interação Cliente-Servidor As interações possíveis permitem que as informações fluam em ambas as direções; Normalmente clientes enviando as informações e o servidor respondendo; Outras interações são possíveis;

Interação Cliente-Servidor Protocolos de Transporte

Interação Cliente-Servidor Múltiplos Serviços em um Computador Um sistema poderoso capaz de executar múltiplos aplicativos servidores e clientes ao mesmo tempo:

Interação Cliente-Servidor Um único computador da classe servidor pode oferecer múltiplos serviços ao mesmo tempo,um programa de servidor separado é necessário para atender cada serviço. A execução de muitos servidores em uma única máquina servidora é prática porque um servidor não consome muito recurso de processamento enquanto fica esperando uma chamada.

Interação Cliente-Servidor Identificação de serviços: Em uma comunicação de inter-rede, os protocolos de Internet devem saber para qual aplicativo servidor ou cliente devem entregar uma determinada mensagem; Este mecanismo é oferecido pelo protocolo como um número único presente no camada de transporte TCP. Um número inteiro de 16 bits, chamado de porto. Então cada par de aplicativos que se interagem devem ter o cuidado de combinar qual será número de porto utilizado para definir o serviço em questão.

Interação Cliente-Servidor Múltiplas cópias de um Servidor para um Único Serviço: Um servidor capaz de atender várias solicitações ao mesmo tempo para um mesmo tipo de serviço suporta concorrência. Na verdade, são executadas copias (threads) do mesmo programa aplicativo na mesma máquina para cada cliente solicitante; Esta técnica é muito importante para alguns serviços que transferem arquivos por exemplo.

Interação Cliente-Servidor Criação de servidor dinâmico: A maioria dos servidores concorrentes operam dinamicamente. Um servidor é construído para operar um duas etapas: primeiro para receber as chamadas ou requisições e segundo para responder as chamadas realizadas. O processo é simples, para cada solicitação recebida pela primeira etapa, a aplicação principal cria uma thread (cópia) de um servidor dedicado para atender aquela chamada.

Interação Cliente-Servidor Protocolos de Transporte e Comunicação Não-Ambigua Como uma mensagem entregue a uma máquina pode encaminhar para a cópia correta de um servidor?

Interação Cliente-Servidor Protocolos de Transporte e Comunicação Não-Ambigua Os protocolos de transporte atribuem um identificador a cada cliente e também a cada serviço. O software de protocolo na máquina do servidor usa a combinação de identificadores de cliente e servidor para escolher a cópia correta de um serviço concorrente. Quando um cliente envia um segmento de TCP, ele utiliza os campos SOURCE PORT e DESTINATION PORT para identificar o serviço e a cópia do servidor que irá receber as informações.

Interação Cliente-Servidor Transporte Orientado à Conexão e Sem Conexão Os protocolos Transporte basicamente suportam dois tipos de conexão: orientado a conexão e sem conexão; Na comunicação orientado à conexão, dois aplicativos devem antes, iniciar uma conexão. Estabelecida a conexão, uma comunicação pode ser realizada entres os dois aplicativos. Um aplicativo usa método TCP do suíte do TCP/IP; Na comunicação de transporte sem conexão, uma mensagem pode ser transmitido para qualquer destino, à qualquer hora. Um aplicativo usa o método UDP do suíte do TCP/IP.

Interação Cliente-Servidor Interação Complexas entre clientes e servidores Um aplicativo cliente, pode contactar diferentes servidores; Um aplicativo cliente não precisa ser restrito a um único servidor para buscar suas informações. Ex: para busca de data e hora; Um servidor, pode executar outras tarefas, como ser clientes de outros servidores;