Gestão das Atividades de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
SABERES DIFERENTES.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
SÉCULO XX.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
A Canoa Texto Paulo Freire.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
SABERES DIFERENTES.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
Ministério da Cultura.
Painel: Aspectos destacados
Paulo Freire.
Música:Tennessee Waltz, Billy Vaughn
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A Canoa.
A Canoa – Paulo Freire Facilitador:
Metodologia de Ensino e Extensão
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Comportamento Saudável
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
* Brasília (DF) - maio de 2006
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Ligue o Som.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Nós temos qualidades....
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Coleção Pensamentos Para Ver, Repensar e Executar Adaptação José AC Gomes Bacharel em Turismo - UniverCidade.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SABERES DIFERENTES Ligue o som,transição automática de slides.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
twitter.com/funasa.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
A Canoa Música Digitação, formatação Tennessee Waltz e montagem
Transcrição da apresentação:

Gestão das Atividades de Educação em Saúde no âmbito do SUS Elísio Félix Ponciano FUNASA/CORE-PI

A Canoa Paulo Freire Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: companheiro, você entende de leis? Não, respondeu o barqueiro. E o advogado, compadecido: É pena, você perdeu metade da vida. A professora, muito social, entra na conversa: Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? Também não, respondeu o barqueiro. Que pena! Condói-se a mestra – Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: Vocês sabem nadar? NÃO! Responderam eles rapidamente. Então é uma pena – conclui o barqueiro. Vocês perderam toda a vida. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo diferente para nos ensinar...

Gestão das Atividades de Educação em Saúde no âmbito do SUS Conceito A Educação em Saúde é conceituada como “um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde, deve ser vivenciada e compartilhada pelos trabalhadores da área, pelos setores organizados da população e consumidores de bens e serviços de saúde”[1] [1] Ministério da Saúde. Geras – Documento Básico. Brasília: MS/GERAS, 1993. p. 13

Promoção da Saúde A Educação em Saúde no contexto da promoção da saúde é um paradigma que ganhou visibilidade com a Carta de Ottawa, ao definir que a melhoria da qualidade de vida é, “resultante de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, comportamentais e, também, biológicos”.

Metodologia A Educação em Saúde utiliza métodos e processos participativos e problematizadores, que valoriza as experiências, os conhecimentos vividos, os valores étnico-culturais em consonância com os atores, princípios e diretrizes do SUS “num processo de diálogo, envolvendo as pessoas: Na reflexão sobre os aspectos de sua realidade (problemas de saúde, habitação, produção, renda, educação, saneamento, meio ambiente e outros; Na busca das causas dessa realidade; No desenvolvimento de um plano de ação para solucionar os problemas identificados pelos grupos”; Na organização de um grupo permanente para execução e avaliação das ações de continuidade.

Legislação: Lei nº8.080/90, Lei 8142/90, NOB-SUS-01/1996, Portaria nº 176 de 28/03/2000 da Funasa, condição obrigatória Portaria GM nº 1.776/2003 da Funasa Portaria 151/2006, item d), Condições Específicas

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social – PESMS: Objetivo: sensibilizar os gestores e as organizações sociais para a importância da efetiva participação da comunidade no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de doenças, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, incentivando a cidadania e otimizando a aplicação de recursos orçamentários e financeiros, além de possibilitar uma maior efetividade no resultado, transparência das ações e melhor controle social.

Diretrizes da Política de Educação em Saúde na Funasa Em sua nova missão, a Funasa propõe “realizar ações de saneamento ambiental em todos os municípios brasileiros e de atenção integral à saúde indígena, promovendo a saúde pública e inclusão social, com excelência de gestão, em consonância com o SUS e com as metas de desenvolvimento do milênio” (BRASIL, 2006). Diretrizes Gerais Diretrizes Operacionais

Entidades e atores envolvidos nas ações de Educação em Saúde Secretarias estaduais e municipais como instâncias gestoras do SUS; Instituições públicas e privadas nas diversas instâncias que atuam com educação, saneamento ambiental, meio ambiente, saúde e com população indígena; Movimentos populares e de educação popular; Trabalhadores de saúde, educação e de saneamento; Instâncias de controle social; Conass, Conasems; Universidades; Associações e organizações da comunidade; Organizações não governamentais.

Ações de Educação em Saúde prioritárias Assistência técnica aos estados e municípios na elaboração, execução e avaliação do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS); Definir a programação e desenvolver as ações de Educação em Saúde do Projeto Vigisus II – subcomponente Saneamento Ambiental; Produzir e disponibilizar material educativo de apoio à prática de Educação em Saúde aos gestores e gerentes das diversas instâncias do SUS e do subsistema de Saúde Indígena;

Ações de Educação em Saúde em andamento Ações educativas em áreas indígenas; Pesms (convênios com estados e municípios); Projetos Especiais (Ribeirinhos, Quilombolas, Extrativistas, Assentados); Projetos de saneamento em populações vulneráveis em áreas Metropolitanas; Projetos desenvolvidos com outros ministérios e instituições; Projeto Vigisus II; Cooperação técnica.

Bibliografia BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Estruturação das atividades de educação em saúde no âmbito do SUS. Brasília: Funasa – Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (ASCOM), 2000. BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de Educação em Saúde visando a promoção da saúde: documento base – documento I. Brasília: Funasa, 2006. Portaria 151, de 20 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União, de 21de fevereiro de 2006.

Nosso sítio www.funasa.gov.br