Pacto pela Saúde Consolidação do SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Advertisements

Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO DE GESTÃO E A REGIONALIZAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Sistema Único de Saúde.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Um Pacto pela Saúde.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Política Nacional de Humanização
REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde REUNIÃO DA REDE PDTSP-TEIAS SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE FIOCRUZ, Rio de Janeiro,
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
PACTO PELA SAÚDE 2006.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Diretrizes e Implementação
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Sistema Único de Saúde - SUS
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
Transcrição da apresentação:

Pacto pela Saúde Consolidação do SUS EIXOS - DIRETRIZES PARA A GESTÃO DO SUS

PARTICIPAÇÃO E CONT. SOCIAL GESTÃO DO TRABALHO EDUCAÇÃO DA SAÚDE EIXOS DE AÇÃO: DESCENTRALIZAÇÃO REGIONALIZAÇÃO FINANCIAMENTO PLANEJAMENTO PPI REGULAÇÃO PARTICIPAÇÃO E CONT. SOCIAL GESTÃO DO TRABALHO EDUCAÇÃO DA SAÚDE

1. DESCENTRALIZAÇÃO Descentralização dos processos administrativos relativos à gestão nas CIBs – instâncias de pactuação de deliberação dos pactos; A CIT e o Ministério da Saúde promoverão e apoiarão processos de qualificação permanente para as CIBs

2. REGIONALIZAÇÃO 1/2 2.1. Objetivos: Garantir acesso;resolutividade;eqüidade;integralidade;descentralização;racionalização de gastos; 2.2. Regiões de Saúde: intraestaduais; intramuncipais;interestaduais; fronteiriças – ação cooperativa e solidária entre gestores e controle social;

2.3.Mecanismos de Gestão Regional: COLEGIADO DE GESTÃO REGIONAL ( CGR ): gestores municipais + representação da gestão estadual => Espaço permanente de pactuação, co-gestão solidária e cooperativa

3. FINANCIAMENTO DO SUS 3.1.Princípios Gerais: Responsabilidade três esferas; Redução das iniqüidades; Repasse “fundo a fundo” => INVESTIMENTO: estímulo à regionalização e o fortalecimento da atenção básica

3.2.Blocos de Recursos Federais: Atenção Básica Atenção de Média e Alta Complexidade Vigilância em Saúde Assistência Farmacêutica Gestão do SUS

4. PLANEJAMENTO NO SUS 4.1. Pontos de pactuação priorizados: Necessidade de saúde da população; Integração dos instrumentos de planejamento; Institucionalização e fortalecimento; Revisão e adoção de elenco de instrumentos de planejamento do SUS

=> Critérios e parâmetros pactuados entre os gestores 5. PPI 5.1. Definir a programação das ações de saúde; 5.2. Nortear a alocação dos recursos financeiros para a saúde => Critérios e parâmetros pactuados entre os gestores

6. REGULAÇÃO 6.1. Conceitos: Regulação da Atenção à Saúde; Contratação; Regulação Assistencial; Complexo Regulador; Auditoria Assistencial ou Clínica.

6.2. Princípios Orientadores: Comando Único; Regulação nos municípios; Regulação Interestadual – gestor estadual; Complexos reguladores pactuados na CIB – três modos possíveis; Modelos diferentes: pactuação na CIB e homologados na CIT.

6.3. Metas – 1 ano: Contratualização; Todos os leitos e serviços ambulatoriais sob regulação; Extinção do pagamento dos serviços profissionais médicos pelo código 7

7. PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL Apoiar Conselhos, Conferência e Movimentos Sociais; Apoiar formação de conselheiros; Participação e avaliação; Educação Popular em Saúde; Ouvidorias nos municípios e estados; Apoiar mobilização social.

8. GESTÃO DO TRABALHO 8.1. Diretrizes: Valorização dos trabalhadores do SUS/Tratamento dos conflitos/Humanização das relações de trabalho; Entes federados autônomos; PCCS/SUS; Vínculos trabalhistas; Estimular Mesas de Negociação.

8.2. Componentes de estruturação: Estruturação de áreas de Gestão do Trabalho no SUS; Capacitação para a Gestão do Trabalho no SUS; Sistema Gerencial de Informações.

9. EDUCAÇÃO NA SAÚDE Implementar a Política Nacional de Educação Permanente - estratégia de formação e desenvolvimento de trabalhadores para o SUS; Descentralização das atividades de Ed. Permanente; Gestão/Instituições de Ensino/Serviços de saúde/Controle Social