Amizade é um dom Gratuito?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Dez Mandamentos Seculares.
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
ESTOICISMO.
UTILITARISMO.
Sumário da apresentação
Prof. Dr. Raimundo Anastácio Filho.
Essa palavra que, por si só, já é carismática, pode revelar muito, dependendo do ponto de vista de quem a emprega. Em dicionários encontramos algumas.
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
O DESTINO DE CADA UM....
Cícero paulino dos santos costa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Acaso Ninguém conhece alguém por acaso, nada nesta vida acontece por acaso...
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A amizade é um espírito em dois corpos.
LIÇÕES PARA VIVER BEM.
O Triplo Filtro.
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Chiara Lubich – Novembro de 2009
Acaso.
"O DESTINO DE CADA UM".
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Filosofia O que é filosofia?.
Kant e a Crítica da Razão Pura
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Maturidade exige profundidade
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
CARTA DA TERRA Para crianças.
O ACASO.
- Homem como animal político
"O DESTINO DE CADA UM".
Acaso Ninguém conhece alguém por acaso, nada nesta vida acontece por acaso...
Refletir no estilo de vida pessoal e nos ensinos de Jesus. Compreender que o amor de Cristo é expresso através de ações práticas.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Introdução à Metafísica
PRESSIONE “ENTER” PARA MUDAR DE TELA
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Prof. Ricardo Filosofia
A TEORIA ÉTICA UTILITARISTA DE MILL
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
FRASES FRASES FRASES.
O ACASO Ninguém conhece alguém por acaso e, nada nesta vida acontece por acaso...
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
SONHOS ALIANÇADOS COM OS
Trabalho Assalariado e Capital
METAFÍSICA FILOSOFIA
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
By Búzios Slides Gotas de Felicidade Há pessoas que desistem da felicidade. Renunciam, como quem renuncia a um prêmio não merecido. Mas essa renúncia.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
ÉTICA A NICÔMACO: visão geral
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
Estética.
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo diz: “Se o amor ao próximo é o princípio da caridade, amar aos inimigos é a sua aplicação sublime, porque.
É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. A noite vem, quando ninguém pode trabalhar Jo 9.4.
Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva.
Transcrição da apresentação:

Amizade é um dom Gratuito? Professora Yama Elice

A amizade pode ser perfeita? O que será que as pessoas amam: Aquilo que é realmente bom ou o que é bom para elas?

“Com efeito”, afirma o filósofo, “ninguém escolheria viver sem amigos, ainda que dispusesse de todos os outros bens, e até mesmo pensamos que os ricos, os que ocupam altos cargos, e os que detêm o poder são os que mais precisam de amigos; de fato, de que serviria tanta prosperidade sem a oportunidade de fazer o bem, se este se manifesta sobretudo e em sua mais louvável forma em relação aos amigos?” Aristóteles

a amizade segundo o prazer; As amizades podem ser classificadas, conforme o discípulo de Platão, em três tipos distintos. Essas espécies de amizade fazem referência às qualidades que as fundamentam. Elas são: a amizade segundo o prazer; a amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita. a amizade segundo a utilidade

A amizade segundo o prazer Aqueles que fundamentam sua amizade sobre o prazer o fazem por causa daquilo que é agradável em um para o outro. Pessoas espirituosas, por exemplo, têm muitas amizades não por causa do seu caráter, mas sim devido ao prazer que podem proporcionar umas às outras. 

A amizade segundo a utilidade A amizade segundo a utilidade é estabelecida pelo bem que uma pessoa pode receber da outra. Mais uma vez, as pessoas envolvidas neste tipo de relação não se amam por causa do seu caráter, mas sim devido a uma utilidade recíproca.

A amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita. Já a amizade segundo a virtude só pode se estabelecer entre os homens que são “bons e semelhantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem um ao outro de modo idêntico, e são bons em si mesmos.”. Como estes homens são raros, amizades assim também são raras. A amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita.

Essa amizade permanece? F I T O ? Essa amizade permanece? A perfeita Amizade é a que subsiste entre aqueles que são bons e cuja similaridade consiste na bondade; pois esses desejam o bem do outro de maneira semelhante: na medida em que são bons (e são bons em si mesmo); e são especialmente amigos aqueles que desejam o bem a seus amigos por si mesmo, porque assim se sentem em relação a eles, e não por uma mera questão de circunstâncias;

A Amizade entre esses homens permanece enquanto eles são bons; e a bondade traz em si um princípio de permanência... São poucas as probabilidades de Amizade dessa espécie, porque os homens dessa espécie são raros. Além disso, pressupõem-se todas as qualificações exigidas, essas Amizades exigem ainda tempo e intimidade Pois, como diz o provérbio, os homens não podem se conhecer "até que tenham comido juntos a quantidade de sal necessária"; nem podem de fato admitir um ao outro em sua intimidade, muito menos serem amigos, até que cada um se mostre ao outro e dê provas de ser objeto apropriado para a Amizade.