Comunidades de Prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(r) "ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável" Exige saber que é possível Exige competências, prática,
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Ministério da Fazenda - MF
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Relato de experiências na (des) organização e compartilhamento de materiais didáticos digitais Adriane Borda Almeida da Silva - UFPEL Nov 2009 UFSC Relato.
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Padrões de competência em TIC para professores
Luisa Rodrigues Félix Alice Theresinha Cybis Pereira.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Gestão do Conhecimento Professores: Professores: Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil Bráulio C. Ávila
Gestão de uma Memória Organizacional
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Maria Angela Campelo de Melo
Reutilização de Software
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Sistemas Operacionais de Rede
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Portal Corporativo: Conceitos e Características
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituições responsáveis:
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Informações sobre o Teleduc
Gestão do Conhecimento
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Endeavour Apresentação da Ferramenta. Observações a respeito da escolha da ferramenta o foco do trabalho não são as ferramentas em si, mas sim a integração.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Engenharia de Groupware: Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas. Síntese FUKC, H. RAPOSO,A. B. GEROSA, M. A. Artigo apresentado em mini-curso do Congresso.
COMPERJ Tecgraf © Tecgraf Centro de Informações COMPERJ.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Gestão do Conhecimento. Como trabalhar com esses 3 pilares? Gestão do Conhecimento 1.A biblioteca deve ser unificada, virtual e segura de conhecimento.
fornecem cópias de arquivos localizados em recursos compartilhados instante. existiram no passado  As cópias de sombra de pastas.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
OntoPRIME Ontologia para Gerenciamento de Riscos de Projetos Projeto da Disciplina de Agentes Inteligentes –
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Subversion- Treinamento Básico Controle de versões de Arquivos na Acropolis Atualizado em
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
A ARQUIVO FUNCIONAL. B-C ARQUIVO FUNCIONAL D F-G H-I ARQUIVO FUNCIONAL E.
Transcrição da apresentação:

Comunidades de Prática CoPs

Comunidades de Prática Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais Integração de novos modelos organizacionais Estruturas formais, hierárquicas de aquisição e difusão de informações, idéias, conhecimentos. Projetos, tarefas, resultados. Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais Equipes de trabalho Estruturas complementares às anteriores, não hierárquicas que, consolidam o compartilhamento de conhecimentos, e propiciam a aprendizagem e a inovação. Trabalho, aprendizagem, mudança, inovação. Comunidades de Prática

Comunidades de Prática - CoP Presenciais Virtuais - CVPs

CVP É um grupo de pessoas (membros) que compartilham o mesmo interesse e conhecimento e/ou estão inseridas no mesmo contexto, de forma a permitir e/ou auxiliar a resolução de problemas e/ou encontrar novas soluções. Fonte: adaptado de Koch, M; Lacher, M. Integrating Community Services…

Componentes das CVPs O Domínio A Comunidade A Prática Contexto específico de uma área do conhecimento. A Comunidade Pessoas (membros) engajadas em processos e atividades afins. A Prática Conjunto de métodos, técnicas, ferramentas, vocabulário, histórias, repositórios compartilhados. Fonte: adaptado de Wenger (2001)

Tipos de Arquitetura Organizacional

Elementos de identificação de uma CoP O espaço O tempo O corpo O conhecimento A situação social Fonte: Wenger (2001)

Recursos relacionados às CVPs Integração entre trabalho e conhecimento; Trabalho - espaços para projetos; Estrutura Social – portal da comunidade; Conversação – grupos de discussão; Interações por locais de encontro (síncronas); Instrução – espaços de aprendizagem virtual; Compartilhamento de conhecimento; Bases de conhecimento - arquivos; Mecanismo de busca; Ontologias (taxonomia/tagging); Integração de multimídias; Alimentador RSS.

Funcionalidades que uma ferramenta de CVP deve ter: Permitir, de forma transparente, que membros da comunidade possam inserir e compartilhar seu conhecimento; Permitir, de forma transparente, que membros da comunidade possam recuperar o conhecimento disponibilizado por outros membros; Armazenar o conhecimento informal dos membros em uma base de conhecimento estruturada, que permita buscas estruturadas; Usar ontologias para delimitar o domínio; Usar ontologias para auxiliar os membros tanto na inserção como na busca de conhecimento.

Benefícios das CoPs