MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL
Advertisements

Profa Leila Larisa Medeiros Marques
Questão da água em comunidades rurais da ilha de Santiago-Cabo Verde
Desafios para o aproveitamento da água de chuva no semi-árido.
Tratamento de água de poço
CRESCIMENTO BACTERIANO
e vistoria das armadilhas
A ASA é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida, reúne.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
Requisitos para os Sistemas de Tratamento.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Atividades humanas e a variação sazonal
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
Apresentação do projeto
MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.
CISTERNA tecnologia social: atendimento população difusa
QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DE CONTROLE DE CHEIAS URBANAS
Aproveitamento de Água de Chuva
Cooperação Internacional do Semi-Árido
PROSAB 5 Tema 4 Sub Tema: Monitoramento Quali-quantitativo
INDICADORES AMBIENTAIS
Gerdau Usiba amplia capacidade de produção
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
ETA da CABEÇA GORDA.
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
Qualidade Da Água Conclusão Introdução Resultados Metodologia
Microrganismos indicadores
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR.
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
ESTUDOS, PESQUISA E CAPACITAÇÃO
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Emissários Submarinos de Florianópolis
Qualidade da água P1MC Argamassa de cimento Vale do Jequitinhonha
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
Título do Trabalho: Avaliação das condições microbiológicas da água na foz do Rio da Madre e o monitoramento das condições de balneabilidade da praia da.
Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO DE V IGILÂNCIA DA Q UALIDADE DA Á GUA PARA C ONSUMO H UMANO (S ISAGUA ) N OVA VERSÃO DO S ISAGUA - C ONTROLE M ENSAL DE SAA - Departamento.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA CEFET- MG Gabriel Marcos Costa Breno nogueira Silva EcoMais Itabirito 2014.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Limites de Água Potável
CTR Nova Iguaçu.
Teste de Hipóteses Pontos mais importantes: -objectivo
Análise socioambiental do Córrego Cercadinho.
Conservação e Preservação
Título do Trabalho: “Avaliação da qualidade ambiental da água do Rio da Madre, da água do mar e da areia da Praia da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) baseado.
TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA COM Moringa oleifera (Lam)
Meio Ambiente Tratamento de Água Turma F Warlen Librelon.
MÉTODOS PARA QUANTIFICAR OS MICRORGANISMOS
Microrganismos Indicadores Profa. MSc. ALINE MOTA DE BARROS-MARCELLINI
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Licenciatura 1800 horas Bacharelado 2880 horas Diferença 1080 horas Devemos querer ser um bacharelado?
IRRIGAÇÃO.
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Caraterísticas Biológicas
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
ABASTECIMENTO E QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO NO DISTRITO PRATA, GOIÁS Elaine Franciely dos S. Barros Bióloga; Esp. Recursos Hídricos.
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE RISCO DO USO DE ÁGUA DE CISTERNA Alba de Oliveira Lemos João Henrique Cavalcanti Rangel Osman de Oliveira Lira Edgar Braga.
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
( IFCE-Campus Juazeiro do Norte-CE) Gabriela de Melo Santos; Luann de Oliveira Figueiredo (Prof. Orientador: Ricardo Ferreira da Fonseca Prof. Coorientador:
ESTUDO PRELIMINAR DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DE CISTERNA DE POLIETILENO EM QUATRO MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Alba de Oliveira Lemos.
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO HÍDRICO DOS ALUVIÕES DO RIO COBRA/PARELHAS-RN E A GESTÃO DO USO DA ÁGUA PELAS COMUNIDADES INTRODUÇÃO A escassez hídrica nas.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO. APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE BAIXO CUSTO USANDO LUZ SOLAR (SODIS) PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA PARA CONSUMO DE POPULAÇÕES RURAIS Equipe de Qualidade 28 e 29 de fevereiro de 2008 Em cima ícones do projeto Finep..em baixo Bolsistas UFCG (nomes) – fazer um slide padrão para todas as apresentações. Com um logotipo do projeto

INTRODUÇÃO Falta de acesso a água tratada Água de boa qualidade para consumo humano. Água de cisternas antes de consumo: desinfecção Método alternativo utilizado na desinfecção da água: SODIS

OBJETIVO Aplicar o método SODIS em águas de cisternas destinadas ao consumo humano usando águas utilizadas pela própria comunidade, com ativa participação dessa comunidade desde o momento de sua transferência e aplicação prática.

METODOLOGIA GARRAFAS SENDO CHEIAS GARRAFAS PRONTAS PARA SEREM COLOCADOS AO SOL Cisternas SJC3: > 2.420 E.coli NMP/100M

METODOLOGIA GARRAFAS NO SOL LABORATÓRIO MONTADO EM CAMPO

RESULTADOS Microrganismo Amostra Vol. amostral (mL) Coli. Total (NMP/100mL) E. coli (NMP/100mL) Cel. Grande Cel. Pequena Resultado T0 100 49 48 >2420 T1 41 13 113 T5 2 <1

RESULTADOS Após 24 horas sob condições de laboratório, não houve recrescimento nas garrafas expostas ao sol mais de 1 hora. Nas garrafas controles escuros (papel de alumínio) houve crescimento de C.total e de E.coli. (valores superiores às diluições usadas).

RESULTADOS

RESULTADOS

RESULTADOS COMPLEMENTARES Decréscimo de coliformes termotolerantes e E.coli em função da temperatura da água; São José do Sabugí – 2006. (Santamaria, 2006)

RESULTADOS COMPLEMENTARES

RESULTADOS COMPLEMENTARES Hora Tempo Exposição Radiação Global (w/m2) SODIS Convencional (garrafas transparentes) SODIS Escuridão (garrafas controle) Temperatura da água (ºC) Nº Salmonella spp (UFC/100ml) % Redução Eficiência ((-logN/N0)) 09:00 T0 782 25 1,20E+05 10:00 T1 554 30 1,50E+05 -25* 28 -0,09* 11:00 T2 1163 35 9,00E+04 32 1,42E+05 -0,07* -18,33* 13:00 T3 1017 43 0,00E+00 100 1,38E+05 -0,06* -15* 15:00 T4 534,8 44 38 1,40E+05 -16,67* Concentração de Salmonella spp, porcentagem de redução e eficiência ao longo de 6 horas de exposição à radiação solar. (TORQUATO, 2007)

RESULTADOS COMPLEMENTARES

CONCLUSÕES A exposição ao sol de garrafas pet transparentes com radiação solar de até 870 wm² durante 2 horas, sob condições de dia parcialmente nublado, foi suficiente para matar coliformes com concentração inicial >2.500 NMP/100ml Coliformes totais e E.Coli, numa água de baixa turbidez (inferior a 2UT). A morte se confirma pela ausência de recrescimento após preservar as garrafas claras sob condições de laboratório (sem exposição ao sol) durante 24 horas, onde bactérias remanescentes poderiam se multiplicar caso houvesse sobrevivência de pelo menos uma bactéria coliforme, ou se houver reativação.