TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO

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TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO EM GUICHÊS DE CAIXA AGOSTO/2011 1 1

FILAS EM BANCOS: CONTEXTUALIZAÇÃO Transações Bancárias por Origem (bilhões – não inclui cartões) Participação (2010) +14% +12% 55,7 16% 48,7 43,4 3,1 41,1 5,2 5% 2,8 9% 35,1 36,7 2,3 4,7 30,0 4,4 4,3 26,3 0,3 1,4 3,7 3,8 0,2 3,6 0,1 4,5 2,6 2,2 2,9 0,6 0,7 1,4 1,5 1,7 1,8 6,8 7,5 8,6 7,5 8,0 8,3 8,5 8,9 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 1 Outras Internet Banking Automáticas de origem interna 3 Correspondentes não bancários Auto-atendimento 2 Transações nos caixas de agências Automáticas de origem externa As transações por correspondentes não bancários e internet têm aumentado sua participação, apesar de os principais meios transacionais ainda serem o auto-atendimento e as automáticas internas1 Nota: 1 IOF e outros impostos, etc; 2 débitos automáticos, crédito de salários, proventos de aposentadoria, DOC's, TED's, cobranças, etc ; 3 estabelecimentos comerciais, correios, casas lotéricas etc.

AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA: MONITORAMENTO DE TEMPOS DE ESPERA (min) Total de agências Brasil = 19.800 Média de tempo de atendimento = 14 min Média

AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA: MONITORAMENTO DE TEMPOS DE ESPERA

FILAS E MONITORAMENTO PELA FEBRABAN * Fontes: Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco, Mercantil, Santander, Banco do Brasil * Feriado de Carnaval

Presidente Executivo da FEBRABAN OBRIGADO Murilo Portugal Presidente Executivo da FEBRABAN mportugal@febraban.org.br