Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # 110008979 Maíra Martins # Tiago Furtado # 110154843.

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Transcrição da apresentação:

Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # Maíra Martins # Tiago Furtado #

Apresentação A empresa Eco Lógica pode ser classificada como prestadora de serviço na área de reciclagem. Ela recolhe nos estabelecimentos conveniados os materiais descartados, os quais serão posteriormente reciclados por outras empresas.

Objetivo O mercado de Brasília já está dominado pelas grandes empresas pioneiras no processo de reciclagem. É muito difícil concorrer diretamente com elas devido ao grande capital de investimento. Essas empresas inibem as pequenas, fazendo com que essas menores sejam compradas pelas maiores. A estratégia adotada foi direcionar o produto fugindo da linha das grandes concorrentes. Viu-se uma janela de oportunidade na área de reciclagem do plástico, que é um material que demanda pequeno/médio investimento em maquinário.

Objetivo A Eco - Lógica foca na rede de prestação de serviço no varejo, logo seu objetivo é dominar o maior número de lojas possível. A empresa pretende no futuro, coletar e reciclar os materiais, sem ter que depender de outras empresas. Estão buscando melhorar o maquinário para poder acelerar cada uma dessas etapas.

História e caracterização A empresa surgiu em outubro de 2011, da parceria dos sócios José Alexandre Seabra, Moisés Seabra e Diogo Ker, com intuito de prestar um serviço com qualidade na área do varejo, que atualmente não tem sido explorada de maneira correta. Utiliza como sede a empresa parceira C Papel, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Trata-se de uma microempresa, que não apresenta nenhuma filial. Também não conta com departamentos das áreas de compras, logística, marketing, produção e finanças.

Processo produtivo A Eco Lógica primeiramente coleta os materiais nas lojas contratantes do serviço. Em seguida, o que foi recolhido é separado e organizado. Na etapa seguinte os resíduos soltos selecionado seguem até as instalações físicas da empresa parceira, onde são prensados até atingir o formato de um cubo.

Por último, a empresa contrata uma transportadora para levar os cubos prensados até Goiânia, onde o material será reciclado por outra entidade. Ressalta-se que Goiânia o custo da reciclagem é mais barato e paga-se mais pela mercadoria do que em Brasília. A produção é do tipo contra pedido. O tempo de resposta varia entre 1 e 2 dias e praticamente não existem sobras. A Eco - Lógica não possui nenhum mecanismo de previsão, apenas utiliza técnicas quantitativas de séries temporais, procura considerar a média do que foi demandado nos meses anteriores. Processo Produtivo

Quanto ao sistema produtivo, classifica-se em produção de massa, por produzir grandes quantidades e pequena variedade de produtos. As operações são previsíveis e repetitivas focadas nas tarefas e utilização de recursos. Esse tipo de sistema consegue entregar produtos com menores custos. No que diz respeito aos sistema de administração, trata-se do Just in time. É uma produção enxuta, em que os estoques zero são termos que indicam a mesma coisa, o sistema que movimenta materiais numa planta com a necessidade mínima de estoque. Porém, o sistema MRP (Materials Requirements Planning) não é utilizado, pois a empresa não programa o fluxo de estoques com base em previsões de vendas

Funcionários Por ser uma empresa de pequeno porte, o número de funcionários é bem reduzido. A prestadora de serviço conta com um motorista, um ajudante, um funcionário responsável pelos atacados e sete funcionários pelos supermercados. Eles são escolhidos por análise de currículo e entrevista. Geralmente são alvo de indicação de outros funcionários.

Tecnologia Baseia-se na prensa vertical, mecanismo que diminui o volume do material a ser reciclado, sendo possível armazenar mais no galpão da empresa. Reduz-se o custo do transporte, pois serão necessárias menos viagens. Quando o material está bem prensado também há ganho no tempo de transporte. O equipamento é fundamental para cumprir a estratégia de liderança de custo total, ou seja, busca pelos menores gastos.

Transporte O transporte é terceirizado, sendo do tipo modal rodoviário. Não é necessário o uso de embalagem, pois o material não precisa. Como o material transportado é de tamanho compacto, o carregamento do material é de fácil acomodação. No que diz respeito à transportadora, a escolha se deu, sobretudo com base nos custos. Os proprietários também levaram em consideração a qualidade do serviço, acima de tudo a pontualidade e disponibilidade. Por não ser um produto frágil ou de alto valor comercial, não foi contratada nenhuma seguradora.

Modelo de transporte Figura 1: Modelo de transformação Fonte: Slack et al. (1999)

Estoque Como a empresa em questão é uma prestadora de serviços, e não há como estocá-los, a denominação estoques será usada para tratar da matéria prima. O estoque é centralizado e não depende da demanda, que no caso seria empurrada, executada para atender uma previsão de solicitação de um cliente e não uma solicitação propriamente dita. Trabalha-se com os menores níveis possíveis de mercadorias estocadas. Não há preocupação com estoque de segurança e com o controle, talvez pelo ramo em que está inserida a empresa. A alocação segue apenas uma separação de acordo com o tipo de material.

Stakeholders Os indivíduos que mais afetam a organização são: sócios proprietários, sócios investidores, clientes internos, clientes externos (lojas de varejo), parceiros, fornecedores e vigilância sanitária. Os clientes não seguem nenhum perfil específico. Um exemplo é o Grupo Pão de Açúcar. Os fornecedores por sua vez se resumem as empresas que descartam materiais possíveis de serem reciclados, nos vendedores de material de escritório, cordas e peças para as prensas. Exceto no que se refere aos estabelecimentos de coleta, os pedidos normalmente são feitos via telefone e de acordo com a necessidade. Os donos optam por grandes quantidades.

Receitas e despesas O lucro da empresa ECO-LÓGICA tem origem da quantidade de material vendido no mês menos os custos fixos e variáveis. Os custos fixos, por exemplo, são os salários de seus funcionários, contas de energia e água. Já os custos variáveis estão relacionados com o valor pago à transportadora por cada viagem, sendo que quanto mais material recolhido, maior o número de viagens, assim os gastos aumentam. Também é possível incluir nos custos variáveis a manutenção da prensa, fato que ocorre aleatoriamente. A empresa não forneceu informações sobre os valores de seus lucros e custos fixos e variáveis. Sabe-se apenas que se faturamento anual é inferior a R$ ,00. A empresa não faz uso de nenhum indicador de desempenho.